:: ‘Notícias’
BRASIL SE APROXIMA DE 5 MIL MORTES POR DENGUE EM 2024
O Brasil se aproxima da marca de 5 mil mortes provocadas pela dengue em 2024. De acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país contabiliza 4.961 óbitos confirmados pela doença. Há ainda 2.161 mortes em investigação.
Ao longo de todo o ano, foram notificados 6.437.241 casos prováveis de dengue em todo o país, o que leva a uma taxa de letalidade de 0,08. O coeficiente da doença no Brasil, neste momento, é de 3.170,1 casos para cada 100 mil habitantes.
Autoridades sanitárias alertam para alta nos casos de dengue na Europa.A maioria dos casos foi identificado na faixa etária dos 20 aos 29 anos, seguida pela de 30 a 39 anos, pela de 40 a 49 anos e pela de 50 a 59 anos. Já os grupos menos afetados pela doença são os menores de 1 ano, os com 80 anos ou mais e as crianças de 1 a 4 anos.
Entre os estados, São Paulo é o que tem mais casos de dengue em números absolutos, com um total de 2.062.418 casos em 2024. Em seguida estão Minas Gerais (1.696.518 casos), Paraná (643.700 casos) e Santa Catarina (363.117).
Quando se leva em consideração o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 9.739,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (8.260,1 casos por 100 mil habitantes), Paraná (5.625,2 casos por 100 mil habitantes) e Santa Catarina (4.771,8 casos por 100 mil habitantes).
RK
PREÇO DO GÁS DE COZINHA DISPARA NA BAHIA
Segundo a Acelen, os preços dos produtos seguem critérios de mercado, considerando variáveis como custo do petróleo, adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. A empresa ressalta ainda que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.
O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que nos últimos meses vem denunciando os abusos cometidos pela Acelen no estado da Bahia, discorda. “Tivemos a privatização da Refinaria Landulpho Alves na Bahia e, conforme denunciamos, o monopólio regional foi constituído: o preço dos combustíveis subiu e tivemos desabastecimento do gás de cozinha e do óleo combustível para navios em determinados momentos”, pontuou Bacelar, destacando que “o povo baiano não suporta mais pagar os preços altos que infelizmente paga hoje. E a Acelen ainda aplicou agora mais um reajuste, inclusive num momento em que a refinaria paralisa uma série de unidades e reduz a carga de GLP (ou gas liquefeito de petróleo, que é o nosso gás de cozinha), o que impacta no mercado baiano e também no preço”.
O líder sindical dos petroleiros lembra também que há uma expectativa muito alta de que a Petrobras volte a adquirir o controle da refinaria, que, segundo ele, deve ser comprada ainda este ano junto ao Fundo Mubadala, dos Emirados Árabes.
“A população baiana só voltará a pagar um preço justo pelo gás de cozinha quando a Petrobras retomar o controle da refinaria de Mataripe. Tivemos reuniões com o diretor de processos industriais da Petrobras e com a presidenta Magda Chambriard. Há um processo de negociação entre a Petrobras, por isso estamos aguardando o anúncio de um fato relevante pela Petrobras e pelo Fundo Mubadala acerca do andamento dessa negociação, iniciada há mais de um ano”, informa Bacelar. “Acredito que só falta definir o valor desse negócio. Temos visto na grande imprensa que o Fundo Mubadala quer se desfazer 100 por cento desse ativo”.
RK
MOTORISTA MORRE APÓS MAL SÚBITO E CAMINHÃO DE LIXO PERDE CONTROLE

O motorista de um caminhão de lixo morreu ao volante após ter um mal súbito na madrugada deste domingo (4). Por conta do ocorrido, o veículo ficou desgovernado e despencou de uma estrutura próxima a um viaduto nas imediações da Estação Pirajá.
De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador, o motorista foi identificado como Antônio Pacheco de Souza. Um agente de coleta que acompanhava Antônio conseguiu sair a tempo do caminhão e após receber atendimento do SAMU foi direcionado ao hospital para realizar exames. Ele recebeu alta na manhã de hoje e passa bem.
RK
MOTOCICLISTA MORRE APÓS TER PESCOÇO CORTADO POR LINHA DE CEROL
Um motociclista morreu após ter o pescoço cortado por uma linha de cerol. O homem foi atingido enquanto trafegava pelo km 714 da BR-101, em trecho de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
Ele foi identificado como Edmilson Moreira Araújo, de 38 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o piloto transportava um passageiro de 24 anos, quando foi surpreendido pela linha com a substância proibida.
O cerol provocou um corte profundo no pescoço do motociclista, que perdeu o controle do veículo e caiu. O homem chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu no local. O passageiro não sofreu lesões.
De acordo com os registros do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Porto Seguro, testemunhas relataram que a linha de cerol era utilizada por dois garotos. Os meninos, que soltavam pipa no local, fugiram após o acidente.
Projeto de proibição
Na prática, o uso do cerol já é proibido pelo Código Penal Brasileiro. Isso porque o artigo 132 define como crime “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. Mas um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional pode tornar a proibição mais específica.
Em fevereiro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou um texto que torna crime o uso de cerol em pipas. O projeto seguiu para discussão no Senado. Quanto à pena, o PL propõe multa de R$ 500 a R$ 2,5 mil, aplicada em dobro em casos de reincidência.
MARCINHA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DOS FILHOS, LETÍCIA E JESSÉ, DO ESPOSO, ZÉ CAGADINHA E DONA GEROZINA
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.

Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.

Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!

Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Marcinha!
EVENTO DE TARUGÃO NO AMÉRICO NOGUEIRA JUNTO COM O TIOZÃO NA CASA DE RATÃO VIRA COMÍCIO UMA MULTIDÃO COMPARECEU AO LOCAL
No último sábado (27), o Vereador Tarugão Barreira fez o seu lançamento de pré-campanha, junto com o Tiozão. O evento estava marcado para às 19h30 no Américo Nogueira.
Aos poucos as pessoas começaram a chegar e ocupar, as centenas de cadeiras disponibilizadas para dar mais conforto aos presentes.
Em pouco tempo, todo o local já estava tomado por centenas de pessoas, que estavam lá pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados a população, através do mandato do Vereador Tarugão.
Com o islogam “A presença que faz a diferença”, Tarugão mostrou que esteve presente, todos os dias nas vidas das pessoas, principalmente daquela que mais precisam.
A chegada de Eduardo Hagge o “Tiozão” ao evento, foi triunfal! Recebido, abraçado e beijado por uma multidão, ele foi conduzido ao palanque com muita alegria e animação.
Casa cheia evento auto astral com muita gente bonita e feliz. Após a oração do Pastor Valcilênio, a Missionária Linda esposa de Ratão abriu a noite falando das dificuldades e sofrimento do povo. Que convidou Tarugão para cuidar e assistir as pessoas da localidade.
Zezé Hagge e Dudu discursaram muito bem e falaram sobre as missões de Tarugão e Tiozão.
Alécio Chaves falou das qualidade do Tiozão, declarou a poio a ele e reconheceu os relevantes serviços prestados por Tarugão, em todos os quatro cantos da cidade.
A hora avançava, mais os amigos e apoiadores permaneciam no recinto, casa cheia com muita alegria e descontração. Sem xingamentos e com bastante propostas, o Tiozão mostrou que está super preparado para administrar, os rumos de Itapetinga, pelos próximos 4 anos.
Tarugão falou sobre tudo que já fez pelo bairro, como pavimentação de várias ruas, onde tirou o povo da lama, criação de praças, como a Praça do Forró do Candeeiro. Pavimentação das ruas: Haroldo Teixeira, Manoel Ribas, Erith de Carvalho e Álvaro Nascimento entre outras.
Segundo ainda Traugão, uma indicação dele foi atendida e o Prefeito Rodrigo Hagge, vai investir 3 milhões de reais em pavimentação asfáltica com asfalto quente em várias ruas do Américo Nogueira. Obras devem começar em agosto.
Tarugão agradeceu a todos os presentes e falou
gratidão!
PRF APREENDE CARGA COM CERCA DE 750 MIL MAÇOS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM URANDI
Na madrugada desta segunda-feira (29), por volta das 4:30, a Polícia Rodoviária Federal, com equipe da Polícia Militar da Bahia (PMBA), apreendeu cerca de 750.000 maços de cigarros contrabandeados. O material estava no baú de um veículo de carga abordado no km 16 da BR 122, no município de Urandi.
No início da fiscalização o condutor do veículo apresentou uma documentação fiscal da carga que constava apenas uma quantidade de baldes e papelão. Após inspeção do baú do veículo, as equipes constataram que apenas algumas fileiras tratavam-se dos produtos em nota, escondendo por trás cerca de 1500 caixas de uma marca de cigarros com comercialização proibida no Brasil pela Anvisa.
As caixas somaram cerca de 750 mil maços de cigarros, os quais foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal. O condutor foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de e Guanambi.
RK
“CANIBAL BAIANO” DISSE QUE USAVA CARNE DE DEFUNTO PARA FAZER FEIJOADA.
Um homem, identificado como Israel dos Santos Assis, que foi detido na última terça-feira (23), por suspeita de violar sepulturas para roubar ossadas do cemitério de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, admitiu em uma gravação que cometia o crime.
Segundo ele, ficava acompanhando os enterros para ter acesso aos corpos que foram enterrados recentemente. No vídeo ele admite que temperou a carne humana com sazon, colocou no feijão, mas não engoliu. Disse ainda que a carne é doce, mas apenas mastigou e jogou fora. As informações são da rádio FM de Minas Gerais.
O homem foi preso em flagrante e relatou que o material seria utilizado para realização de rituais. O suspeito está à disposição da Justiça.
RK
PAI BALEADO APÓS ABRIR FOGO POR FILHA PERDER CONCURSO DE BELEZA MORRE DOS FERIMENTOS
Sebastião dos Reis Francisco que começou um tiroteio no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, no sudoeste do Pará, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de domingo (28). O homem abriu fogo por não aceitar que a própria filha ficasse na quarta colocação no evento Rainha de Rodeio.
Depois do anúncio do pódio, Sebastião iniciou uma confusão ao xingar jurados e entrar em confronto com a Polícia Militar, trocando tiros dentro do salão de festas, sendo baleado no abdômen.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da confusão no evento. Após a entrega da premiação às vencedoras do concurso, o pai de uma das candidatas inicia o tumulto. Durante a tentativa da Polícia Militar de conter o homem, ocorre uma troca de tiros. Os participantes do evento, assustados, correm para fora ou se deitam no chão. É possível ouvir pelo menos nove disparos.
A organização repudiou o episódio, afirmando que “sempre se comprometeu com um processo justo, ético e transparente, de modo que qualquer uma das candidatas pudesse conquistar a vitória através de seu próprio mérito”. Completou, ainda, que as fichas de votação originais do concurso estarão disponíveis para conferência do resultado.
O Corpo de Bombeiros afirma que o corpo de Sebastião foi velado na madrugada desta segunda-feira (29), no barracão da comunidade Rainha da Paz, em Castelo dos Sonhos.
RK


































