:: ‘Notícias’
INSCRIÇÕES EM CONCURSO PARA PROFESSOR DA UESB COM SALÁRIOS QUE CHEGAM A R$ 8, 9 MIL, SE ENCERRAM DIA 14
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com inscrições abertas em concurso de professor para os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A remuneração – que é composta de salário base, incentivo e auxílio alimentação – varia de R$ 2.690,89 a R$ 8.972,38. Os valores dependem da carga horária de trabalho e titulação do candidato.
A menor remuneração é para professor Auxiliar, com título de especialização, e carga de 20 horas semanais de trabalho. A maior remuneração é para professor Adjunto, com 40 horas semanais, com título de doutor. Neste último caso, o salário-base é de R$ 5.442,74, o incentivo é R$ 3.265,64, e o auxílio alimentação R$ 264,00. O total da remuneração é de R$ 8.972,38.
A inscrição custa R$ 200 e pode ser feita até quinta-feira (14) pela site da Uesb. De acordo com o edital, o concurso tem validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período. Acesse aqui para se inscrever.
As provas escritas serão aplicadas no dia 16 de abril, a partir das 8h, com os portões sendo abertos às 7h30min. As provas didáticas e prova de títulos estão previstas para o período de 14 a 25 de maio. O resultado do concurso será publicado no dia 13 de junho. Acesse aqui a página do concurso.
HYARA FLOR: POLÍCIA CIVIL DA BAHIA ANALISA LAUDOS DE PERÍCIAS COMPLEMENTARES DO DPT
Adolescente foi morta aos 14 anos com tiro no pescoço. Considerado suspeito no início das investigações, marido da vítima teve medida cautelar de internação em unidade socioeducativa solicitada à Justiça.
A Polícia Civil da Bahia analisa laudos referentes a perícias complementares realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), sobre o inquérito policial que apurou a morte de Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos. A adolescente não resistiu após ser baleada no pescoço em julho do ano passado.
No mesmo mês, o marido de Hyara Flor, outro adolescente de 14 anos, chegou a ser apreendido pela suspeita de ter atirado contra ela.
O adolescente foi encontrado na casa de familiares no Espírito Santo. Ele foi liberado em agosto, depois que a polícia da Bahia concluiu o inquérito do caso, afirmando que o disparo à queima roupa foi efetuado de forma acidental pelo cunhado de Hyara Flor, uma criança de 9 anos.
Essa versão havia sido apontada pelos familiares do marido de Hyara. No entanto, a família da adolescente contesta e sustenta que o crime foi cometido por vingança, já que um tio de Hyara Flor teria um relacionamento extraconjugal com a sogra da garota.
Medida cautelar de internação
Hyara Flor no dia do casamento — Foto: Redes sociais
Também neste sábado, a Polícia Civil informou que o marido de Hyara Flor teve uma medida cautelar de internação em uma unidade socioeducativa solicitada à Justiça. Os investigadores consideraram que a medida é necessária para a conclusão desta nova apuração e boa para sua integridade física.
O g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para saber se a medida cautelar para o adolescente foi aceita, mas não conseguiu resposta até a última atualização desta reportagem.
A polícia acrescentou que mais detalhes não serão divulgados, para não prejudicar o andamento desta nova apuração do procedimento policial.
Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para acompanhar as investigações da Polícia Civil, relacionadas à morte de Hyara Flor.
Confira pontos da investigação revelados pela polícia
O resultado do inquérito foi baseado em relatos de testemunhas e elementos periciais:
A arma foi comprada pela mãe do adolescente em Vitória da Conquista após uma tentativa de sequestro que o filho sofreu em Guaratinga;
O adolescente tem entre 1,80m e 1,85m de altura, apesar de ter apenas 14 anos. Pela posição do tiro, foi descartado que ele fosse o autor do tiro;
O disparo foi de uma distância entre 20 e 25 cm. Ou seja, de perto;
Foi descartada a possibilidade de o crime ter sido premeditado por causa da fuga. A família do adolescente parou em um posto de combustível, a caminho do Espírito Santo, e completou o tanque;
Sobre a violência doméstica: o laudo da necropsia não indicou sinais de violência doméstica internos e externos;
Testemunhas ouvidas pela polícia disseram, de forma unânime, que o casal tinha uma relação harmônica;
A versão da vingança por causa da traição não se sustentou com provas
Hyara Flor, de 14 anos, foi morta após ser baleada no queixo, dentro da casa em que ela vivia com o marido. O crime aconteceu no dia 6 de julho de 2023 e a adolescente foi socorrida para Hospital Municipal de Guaratinga.
Dentro da casa, foi encontrada uma pistola calibre 380, com dois carregadores e munições. Os objetos foram apreendidos e encaminhados à perícia. A necropsia do corpo provou que o tiro fez com que a garota asfixiasse no próprio sangue, até a morte.
O crime aconteceu apenas 45 dias após o casamento dela com o outro adolescente de 14 anos, que também faz parte da comunidade cigana.
ITAPETINGA: CONTINUAÇÃO DO FAXINAÇO NO VILA ROSA E BAIRROS ADJACENTES FOI UM SUCESSO…
A prefeitura de Itapetinga promoveu na manhã de sábado, 09, a 2ª etapa do chamado Faxinaço – Dia D de Combate à Dengue, desta vez no bairro Vila Rosa, restante do Clerolândia e começo da Vila Riachão.
O trabalho integrado contou com a estrutura das seguintes secretarias: Saúde, Governo, Transportes, Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação (que cedeu a logística do prédio da Escola Municipal Clero Pedreira) e o SAAE que disponibilizou duas equipes e dois veículos de carroceria.
Embora o bairro Vila Rosa seja considerado de pequeno porte, o volume de lixo, entulho e material descartado pela comunidade foi muito grande, ocupando maior parte do tempo da ação na referida localidade, de onde a prefeitura retirou dezenas de toneladas de material.
Na parte final do Vila Rosa, margeando com o Rio catolé, havia um terreno fechado com dezenas de pneus submersos e a comunidade denuncionou aos agentes de endemias e aos agentes comunitários de saúde. Foi necesário deslocar um caminhão de carroceria e uma equipe para dar conta do serviço.

Durante a semana até a sexta-feira, 08, os agentes de endemias e os ACSs trabalharam com a comunidade da Vila Rosa, orietando, visitando casa por casa, panfletando, entregando um saco plástico reforçado para armazenar todo material descartado, além de pedir a colaboração do povo nessa guerra contra a Dengue, trabalhando não apenas a conscientização, mas a mudança de hábitos no dia a dia.
A concentração do pessoal do Faxinaço com o café da manhã aconteceu na Escola Municipal Clero Pedreira, por volta das 06:30h. às 07:00h, as equipes de cada setor foram distribuídas e saíram à campo realizando o Faxinaço em vários quarteirões dos bairros acima descritos.

Na segunda etapa do Faxinaço o volume de descarte de móveis velhos e utensílios do lar foi maior que a da primeira, havia muitos colchões, até guarda-roupas, muitas camas, sofás, vasos sanitários, um número surpreendente de televisores antigos de tubo, a maioria com a parte frontal ou traseira danificada, centenas de garrafas e litros de vidro, muito recipiente aberto nas vias, em quintais, muito lixo colocado na porta pelo próprio morador que já havia recebido um saco apropriado.

A Secretaria de Transportes além de disponibilizar mais de 30 servidores, empregou uma motoniveladora (patrol) para fazer um trecho da Rua Espírito Santo (Baixada da Vila Rosa), duas pás carregadeiras, caminhões de carroceria, caminhonetes e caçambas (truck e toco). O SAAE enviou dois caminhões com duas equipes; a Secretaria de Infraestrutura disponibilizou alguns servidores com as chamadas roçadeiras costal para fazer a limpeza de algumas áreas cobertas pela vegetação, mas que guardavam muitos recipientes que acumulavam água; a Saúde empregou todo seu efetivo acompanhado do corpo técnico e equipamentos disponíveis; Infraestrutura colaborou com pessoal e equipamentos; a secretaria de Governo na pessoa do Sr. Orlando, deu total apoio e ainda acompanhou o trabalho de perto.
De acordo com a prefeitura, o trabalho terá continuidade e a ideia é abranger todos os bairros, prova disso é que no próximo final de semana haverá o Projeto Prefeitura Mais Perto de Você no Residencial Neto Fernandes, mas paralelo, estará acontecendo o Mutirão de Limpeza (Faxinaço).
Os organizadores ficaram satisfeitos com os resultados por conta do volume de material retirado e contemplaram a satisfação da comunidade ao recepcionar as equipes envolvidas na ação. Dengue, essa guerra é de todos nós!
SAAE REALIZA MANHÃ DE VACINAÇÃO PARA OS SERVIDORES
O SAAE de Itapetinga,atendendo às exigências da legislação vigente,realizou na manhã de sexta feira dia 08/03/24, vacinação para todo o quadro de servidores da autarquia,atualizando imunização obrigatória contra tétano e hepatite.
A Secretaria de Saúde do Município disponibilizou a técnica de enfermagem Sra Aurisangela Pereira do setor de rede de Frio para a aplicação das vacinas e atualização dos cartões.
Além de tétano e hepatite foram disponibilizadas vacinas contra febre amarela,covid(bi valente) e a tríplice viral sarampo, caxumba e rubéola.
Conforme orientação do diretor Engenheiro Airton Ferraz ,priorizou-se os servidores dos postos de atendimentos e equipes de água (vazamentos) que executam trabalhos emergenciais.
-“Além de cumprirmos as exigências da legislação vigente é de extrema necessidade mantermos nosso quadro de servidores imune ,protegido e saudável. Queremos agradecer a secretaria de saúde Rosânia Rabelo e a técnica Aurisangela Pereira que tão bem atenderam a nossa solicitação”. Concluiu o Diretor.
RK
FRANCIELLE COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA ESPOSO YCARO FREIRE, DA FILHA YANNI, DOS PAIS TRANCOSO E ANGÉLICA, DO IRMÃO MAYCON, FAMILIARES E AMIGOS
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.

Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.

Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidade, Francielle!
ITAPETINGA: DUAS MOTOS COLIDEM FRONTALMENTE NA ENTRADA DO NETO FERNANDES NA AV. JÚLIO JOSÉ RODRIGUES
Na manhã desta sexta (08) um grave acidente motociclistico foi registrado na Avenida Júlio José Rodrigues.
Duas motos colidiram frontalmente em frente ao residencial Neto Fernandes. No momento do acidente havia muito movimento de veículos na localidade, pois era horário de troca de turno na Vulcabras.
Duas vítimas do acidente sofreram escoriações nas pernas e braços, e foram socorridas por uma equipe do SAMU 192 que rapidamente chegou ao local.
SAAE HOMENAGEIA SERVIDORAS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O SAAE de Itapetinga parabenizou suas servidoras no dia 08 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Cada servidora recebeu uma lembrança e foram cumprimentadas pelos colegas de trabalho.
“Dinâmicas, eficientes, competentes e dedicadas, as mulheres do SAAE, além de cuidarem das suas famílias, exercem com maestria as suas atribuições na Autarquia.” Declarou o Diretor Engenheiro Airton Ferraz.

RK
DIA INTERNACIONAL DA MULHER É NO JORNAL DA CIDADE COM MOISÉS SERAFIM!
O programa “Jornal da Cidade” da programação da Rádio Jornal 660 AM em Itapetinga. Apresentado por Tarugão, Robertone e Felipe, vai ao ar de segunda a sexta das 06:30 às 08h da manhã, oferecendo aos seus ouvintes informações de qualidade, com destaque para o interesse da comunidade e utilidade pública.
O Jornal da Cidade terá participação do cantor Moisés Serafim.
Ligue e participe! (77) 3261-1010 também é Zap
(77) 98821-2051 ZAP
ITAPETINGA: JEFERSON É ENCONTRADO SEM VIDA NO INTERIOR DE SUA RESIDENCIA NA VILA SÔNIA. ELE TINHA DUAS FILHINHAS E DEIXOU UMA CARTA
Na manhã desta quinta (7), moradores da rua Morumbi no bairro Vila Sônia ficaram consternados com uma notícia muito triste.
O jovem de 25 anos identificado como sendo, Jeferson Barbosa, foi encontrado morto no interior da sua residência que fica proximidades da Vale Dourado.
A Polícia Civil foi acionada e confirmou o óbito, o DPT esteve no local e fez todo o levantamento da situação e encaminhou o corpo para o IML.
Segundo informações de populares, Jeferson pode ter cometido suicídio
A CADA 15 HORAS, UMA MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO NO BRASIL.

Woman doing a stop sign with her hand, women protection concept

























