:: ‘Notícias’
MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI ANTECIPAR VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA POR ALTA DE COVID-19 E DENGUE
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta terça-feira (5) que a pasta vai adiantar a vacinação contra influenza devido à alta de casos de Covid-19 e de dengue. O início da vacinação geralmente acontece em abril e a pasta já tinha sido decidido adiantar para 25 de março, mas uma segunda antecipação foi definida. As doses já começaram a ser distribuídas para os estados e uma nota técnica com mais informações vai ser publicada na quarta-feira (6).
A secretaria em Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirma que as doses da vacina de influenza começaram a ser entregues e devem chegar ainda esta semana. A orientação aos municípios será de que a distribuição pode começar assim que as vacinas forem recebidas.
RK
MOTORISTA DE CAMINHÃO É AUTUADO POR DIRIGIR POR QUASE 24H SEM DESCANSO
Um caminhoneiro de 26 anos que dirigia quase sem descanso por quase 24h foi autuado na manhã desta terça-feira, 5, na BR-101, trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele estava com comprimidos para inibir o sono, o tradicional ‘rebite’.
O flagrante ocorreu às 8h25, após uma equipe da PRF parar um caminhão que passava pelo km 880. Durante a fiscalização, ao constatarem que o motorista quase não havia descansado nas últimas 24h, os policiais rodoviários federais desconfiaram que ele poderia ter a posse de comprimidos de rebites.
Com ele, foram apreendidos vinte e sete comprimidos de Nobésio Extraforte.
Diante do encontro dos comprimidos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de drogas para consumo pessoal, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas (11.343/2006), respondendo em liberdade.
No entanto, por ter desrespeitado o descanso mínimo de 11 horas nas últimas 24h, ele ficou proibido de continuar viagem até que completasse esse tempo.
RK
TRABALHADORES DA ACELEN ANUNCIAM PARALISAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

Os trabalhadores da ACELEN, antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, decidiram paralisar suas atividades, nesta quarta-feira (06) a partir das 6h15, em movimento contra demissão em massa de empregados após a privatização, em novembro de 2021.
A paralisação foi aprovada, nesta terça-feira (05), em reunião com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Sindipetro Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Siticcan), em resposta à política de demissão em massa de trabalhadores próprios e terceirizados.
Em quase 3 anos de administração, o grupo Acelen, responsável pela gestão da refinaria, demitiu 150 trabalhadores, sendo 30 próprios e 120 terceirizados. A empresa conta hoje com 1.725 empregados, sendo eles, 700 terceirizados. Somente nesta terça-feira foram demitidos 28 empregados. “Lutamos pela manutenção dos empregos e contra a política irresponsável da Acelen que promove a cada dia demissão em massa”, afirma Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.
Atualmente, as entidades sindicais vinham travando negociações em defesa de 300 funcionários da Petrobrás transferidos da refinaria, depois da privatização.
Em viagem ao Oriente Médio, em fevereiro último, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou que está construindo uma parceria com o fundo árabe Mubadala Investment Company para que a estatal brasileira retome a operação da Rlam. “Tudo indica que depois desse anúncio, a Acelen está reduzindo o número de efetivo, próprio e terceirizado, o que impacta na manutenção das unidades e na segurança das atividades”, disse Bacelar.
Ele acrescentou que a FUP vem recebendo denúncias de que no Terminal Madre de Deus,na Bahia – operado pela Transpetro, mas vendido ao fundo Mubadala junto com a Rlam – os contratos de manutenção foram reduzidos, provocando demissões de pessoal.
RK
PREFEITURA ABRE CONCURSO COM 142 VAGAS E SALÁRIOS DE ATÉ R$ 4.500
A Prefeitura Municipal de Jiquiriça, localizada no interior da Bahia, abriu um processo seletivo para contratação de 142 vagas profissionais e formação de cadastro reserva. Os contratados terão que cumprir uma carga horária de 20 a 40 horas semanais.
Os salários variam entre R$ 1.412,00 a R$ 4.500,00. Segundo informações publicadas em edital e também pelo site PCI Concursos, a seleção dos candidatos acontece por meio de dois métodos, sendo eles a prova objetiva, prevista para 7 de abril de 2024, prova de títulos e prova prática somente para alguns cargos.
Confira a seguir as oportunidades que foram divulgadas: Auxiliar de Serviços Gerais (13); Cozinheira (1); Merendeira Escolar (5); Motorista de Ambulância (2); Motorista de Micro Ônibus (4); Motorista de Ônibus (3); Motorista de Veículo Leve (6); Motorista de Veículo Pesado (3); Vigilante Escolar (3); Agente de Vigilância (2); Auxiliar de Classe (6); Auxiliar de Creche (6); Digitador (3); Técnico de Enfermagem (5); Técnico em Saúde Bucal (2); Nutricionista Escolar (1); Nutricionista (1); Enfermeiro (3); Assistente Social (4); Cirurgião Dentista (2); Educador Físico (1); Fisioterapeuta (2); Psicólogo (6); Fonoaudiólogo (1); Farmacêutico (1); Intérprete de Libras (1); Psicopedagogo (1); Professor (17); Professor de Atendimento Educacional Especializado – AEE (1); Agente Administrativo (3); Secretário Escolar (3); Coordenador Pedagógico (5); Supervisor Pedagógico (5); Coveiro (1); Fiscal de Obras (1); Fiscal de Tributos (1); Agente de Portaria (2); Assistente de Farmácia (1); Técnico Agrícola (1); Gerente de Licitações e Contratos (1); Encarregado de Compras e Almoxarifado (1); Técnico em Informática (1); Contador (1); Auditor Fiscal (1); Encarregado de Contabilidade e Gestão Financeira (1); Encarregado de Obras e Infraestrutura (1); Médico Pediatra (1); Médico Psiquiatra (1); Médico Ginecologista e Obstetra (1); Médico Ortopedista (1); Médico Clinico Geral (1); Técnico em Radiologia (1).
ITAPETINGA: VEREADORES SE REÚNEM COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE ROSANIA RABELO PARA DISCUTIR A NOVA ORGANIZAÇÃO DE MARCAÇÃO DO CDM E O FLUXO DE TRANSPORTE PARA OS PACIENTES
Na manhã desta segunda (04), os Vereadores Tarugão, Gegê e Pastor Evandro se reuniram com a secretária de saúde Rosania Rabelo para tratar sobre a nova forma de marcação no CDM (Central de Marcação). Rosania estava bem acompanhada com a sua assessora Lizete.
Rosania atendeu a um chamado dos 03 vereadores para discutirmos a nova organização da marcação de exames feita pelo CDM e fluxo de transporte para o paciente.
A Secretária informou aos edis, que através uma equipe composta por medico, enfermeiro e assistente social que está colocando na central de regulação, vai garantir que o paciente que está saindo do município para tratamento, tenha seguimento adequado na rede durante o tratamento.
“Estamos organizando as solicitações e agendamentos de especialidades, exames laboratoriais e de imagem para que o paciente já saia agendado de seu posto de saúde. Melhorando nossas marcações para salvador, Vitória da Conquistas e Itabuna”, concluiu Rosania.
Ela ainda falou sobre o grande desafio do município, em reabrir o antigo Hospital Santa Maria nos próximos dias e trazer mais tranquilidade, as gestantes de Itapetinga e região.
Rosania fez um agradecimento especial a todos os colegas da Secretaria de Saúde, reconhecendo a dedicação de todos para oferecer mais qualidade e eficiência, além de um atendimento humanizado.
Ela também agradeceu os vereadores e o prefeito Rodrigo Hagge pela confiança no trabalho desenvolvido por toda Secretaria de Saúde, a qual ela tem orgulho de liderar.
O presidente do Sindtatiba “Val” também participou da Reunião!
PROGRAMA DO IMPOSTO DE RENDA 2024 SERÁ LIBERADO NO DIA 15 DE MARÇO



















Uma jovem de 22 anos foi assassinada no início da noite deste domingo, 3, no bairro Nova Jerusalém, na cidade de Dário Meira. A vítima, índeli Silva de Jesus, foi brutalmente assassinada a tiros em uma das ruas da localidade. O crime foi praticado por dois indivíduos numa motocicleta.
Mais uma tragédia aconteceu cidade de Araci envolvendo eletricidade. Na tarde deste domingo, 03, por volta das 15h30, o casal Renovaldo Jesus de Souza, 31 anos, e Betânia Santana de Souza, 26, realizava um trabalho doméstico. O homem estava com um prego e martelo para fixar um varal na parede, quando o prego acertou em cheio uma fiação elétrica de uma casa vizinha.
Um homem apontado como a maior liderança do tráfico de drogas do bairro de Valéria foi morto na manhã desta segunda-feira (04) durante uma Operação Responsio, deflagrada pela Polícia Civil. Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o ‘Pablo Escobar’, estava escondido na mata e entrou em confronto com os agentes.
Costureira de 75 anos, Judite dos Reis de Almeida, pode ser a 1ª vítima da dengue no Município de Itapetinga. Ela deu entrada no Hospital Cristo Redentor no último dia (17) de fevereiro, com suspeita de dengue hemorrágica, foi encaminhada para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde lutou pela vida por 12 dias, infelizmente ela não resistiu e nos deixou às 20h25 da última quinta (29) de fevereiro.





