sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

Piso nacional dos professores subirá 8,32% em 2014

Piso nacional dos professores subirá 8,32% em 2014
O piso nacional dos professores de educação básica deverá ser fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais.
O valor é calculado com base na comparação da previsão de custo por aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro do ano passado (R$ 2.022,51). A portaria com o novo valor ainda não foi publicada, porém, segundo o Ministério da Educação (MEC), isso deve acontecer ainda neste mês.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o reajuste ficou aquém do que a entidade estimava, 15%. Em nota, a CNTE argumentou que “dados já consolidados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até novembro de 2013, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%.
A Confederação Nacional de Municípios estima que, para o reajuste de 8,32%, haverá aumento de R$ 4,151 bilhões no pagamento do magistério.
Com isso, a média do comprometimento das receitas do Fundeb com salários dos professores irá para 79,7%.

CNBB abre Campanha da Fraternidade com tema sobre o tráfico humano

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre nesta quarta-feira (5) a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. A solenidade será às 14h, na sede da CNBB, em Brasília.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia, na qual será divulgada mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Lavenère e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença na solenidade.

Primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa), a Quarta-feira de Cinzas simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte, explica o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. A data coincide com o dia seguinte à terça-feira de carnaval e é o primeiro dos 40 dias do período da Quaresma.

Cadela sobrevive após viajar quase 20 km presa em motor de automóvel

Uma cadela filhote sobreviveu após passar por uma pequena viagem preso ao motor de um veículo. Ela só foi descoberto após o condutor escutar seus latidos abaixo do capô.
Gavin Juliette, de 42 anos, se disse surpreso ao encontrar o animal. Ela pertence ao seu vizinho, Gary James, de 33 anos, morador de Manchester, na Inglaterra, o qual se disse aliviado pela cachorrinha ter sobrevivido.
Betty Boop precisou aguardar que o motor do carro fosse desmontado para que ela escapasse. Seu dono afirmou que pensou que ela estaria gravemente queimada, mas após o resgate descobriu que ela estava apenas suja de óleo e um pouco trêmula. “Agora ela está de volta ao normal e brincando com as crianças”, disse. Ele ainda mencionou que vai manter o portão da frente de sua casa sempre trancado à partir de agora.
Gavin havia feito uma viagem de pouco mais de 19 km para buscar familiares em seu carro. Ao retornar, escutou os latidos, e acabou descobrindo a cadela com a cabeça presa no local.

Ex-ministro baiano sofre AVC

O ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, de 43 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral AVC) nesta quarta-feira (5), de acordo com informações do colunista Anselmo Gois. O baiano havia deixado o cargo em 2011, quando foi acusado de corrupção e de receber propina. O hospital em que Orlando Silva está internado é desconheido.

Primeira-dama deu dedo a multidão por ter mais liberdade, diz Wagner

Na Quinta-Feira de Carnaval, o governador Jaques Wagner recebeu uma sonora vaia durante a passagem de Baby do Brasil na frente do Camarote Marta Goes. Ao ouvir os apupos da multidão, a Primeira-Dama do estado, Fátima Mendonça, reagiu e mostrou o dedo do meio à multidão em atitude surpreendente. O petista falou sobre o fato durante a saída do Ilê Aiyê no Sábado e minimizou a reação da mulher.
Segundo ele, Fátima teve uma reação mais intempestiva porque tem “mais liberdade” para agir desta forma. O governador confirmou que também não gostou de receber vaias, mas que se conteve em reagir. Mesmo assim, pensou em fazer alguma coisa no momento em que ouvia os apupos em praça pública.
“Baby me cumprimentou na multidão, e sabe como é multidão. Até um minuto de silêncio é vaiado. Eu me contive, mas Fatinha, que tem mais liberdade, reagiu daquela forma”, explicou Wagner. A mulher, por outro lado, explicou o episódio de maneira mais incisiva. “Vaiar todo mundo pode vaiar, mas eu também tenho o direito de reagir. São oito anos de governo, ninguém sabe do que a gente faz. As pessoas nem sabem por que estão vaiando. Aí eu reagi mesmo”.
Vaias e dedos à parte, o governador exaltou o desfile do Ilê Aiyê dentro do tema do Carnaval e ressaltou a tradição o bloco na folia baiana. O gestor afirmou que tem uma longa relação com o grupo e que, em sua gestão, busca avançar sem deixar raízes culturais de lado. Ao explicar a questão da tentativa de expandir o espaço aos blocos afro, tentou não dar crédito à prefeitura.
“Fomos o primeiro governo a reconhecer o Carnaval Ouro Negro, catalogando todas as entidades e destinando, se não me engano, R$ 9 milhões em patrocínio para os blocos afro, que nem sempre são os mais comerciais”. Jaques Wagner participou ao lado de ACM Neto do ato de abertura do desfile, que teve como ponto alto a libertação de pombas brancas simbolizando a paz.

*Estiveram na saída do Ilê Luiz Fernando Lima, Priscila Chammas e Marivaldo Filho

Com muito choro, Bell se despede do Chiclete e recebe abraço de ex-companheiros de banda

Com muito choro, Bell se despede do Chiclete e recebe abraço de ex-companheiros de banda

Fotos: Max Haack/Ag Haack/Bahia Notícias
Muita emoção. Assim foi a despedida de Bell Marques da banda Chiclete com Banana nesta terça-feira (4) no circuito Osmar. O cantor, que agora partirá para a carreira solo, chorou copiosamente e recebeu o abraço dos componentes do grupo. Já nesta madrugada o ex-chicleteiro dá o ponta pé inicial na sua carreira solo e vai puxar o bloco “Vumbora”. Bell liderou o grupo por 32 anos.

 

Brasil tem 19 bilionários a mais que em 2013 em nova lista da Forbes

O empresário Jorge Paulo Lemann continua a ser o primeiro entre os brasileiros, com fortuna estimada em R$ 47,28 bilhões

BBC

O Brasil tem atualmente 19 bilionários a mais entre as pessoas mais ricas do mundo em relação ao que tinha no ano passado, de acordo com o ranking anual da revista americana Forbes, divulgado nesta segunda-feira (3).

R

Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev e homem mais rico do Brasil

Agora, o País tem 65 representantes, em comparação com 46 na listagem de 2013.

Dono da companhia de bebidas Ambev, o empresário Jorge Paulo Lemann continua a ser o primeiro entre os brasileiros, com uma fortuna estimada em US$ 19,7 bilhões (o equivalente a R$ 47,28 bilhões).

Neste ano, ele caiu uma posição, para 34º na lista mundial. Em 2013, estava em 33º, US$ 17,8 (R$ 42,72 bilhões).

O banqueiro Joseph Safra, continua sendo segundo brasileiro melhor colocado, na 55ª posição geral, com US$ 16 bilhões (R$ 38,4 bilhões), seguido pelo empresário e sócio de Lemann, Marcel Herrmann Telles, que é o 119º mais rico do mundo, com uma fortuna de US$ 10,2 bilhões (R$ 24,48 bilhões).

O empresário Eike Batista, brasileiro mais bem colocado na lista entre 2009 e 2012, já havia caído para a 100ª posição geral em 2013, e não consta da nova relação da Forbes.

‘Novo’ líder

A lista tem um “novo” líder neste ano, o empresário Bill Gates, cofundador da Microsoft. Com sua fortuna estimada em US$ 76 bilhões (R$ 182,4 bilhões), ele retomou a posição depois de quatro anos.

Gates desbancou o empresário mexicano Carlos Slim, de 74 anos, presidente das companhias de telecomunicações Telmex e America Móvil e líder da lista da Forbes entre 2010 e 2013.

Neste ano, Slim ficou com a segunda posição, com uma fortuna de US$ 72 bilhões (R$ 172,8 bilhões).

Em terceiro, vem o empresário Amancio Ortega, dono da rede de varejo de moda Zara. Sua fortuna é estimada em US$ 64 bilhões (R$ 153,6 bilhões).

O investidor Warren Buffet e o dono da empresa de tecnologia Oracle, Larry Ellison completam o top 5 na quarta e quinta posição respectivamente.

O ranking da Forbes deste ano traz 1.645 bilionários, com 268 novos nomes entre eles. Ambos os números são recordes nos 27 anos de história da lista.

Sua fortuna quase dobrou e passou de US$ 15,2 bilhões (R$ 36,48 bilhões) para US$ 28,5 bilhões (R$ 68,4 bilhões) com a valorização das ações de sua empresa. Ele passou da 66ª para a 21ª posição geral.

Gerente da Mc Donalds morre ao cair no poço do elevador no shopping Itaigara

Recém promovida a gerência de uma das maiores redes de fast food do mundo, a jovem de pronome Val, 36 anos, teve o sonho interrompido na noite de sábado (1º) após sofrer um grave acidente dentro do local de trabalho.

Mãe de duas meninas, uma de 3 e outra de 4 anos, Val trabalhava há cerca de um mês na Mc Donalds do shopping Itaigara, em Salvador, onde realizava o treinamento para assumir a gerência de outra loja do grupo do qual trabalha há muitos anos. “Ela caiu no poço do elevador de serviço. Ainda não sabemos o que realmente aconteceu. Mas, ela estava com um carrinho e é aquela porta de puxar. Acho que ela não viu que quando o elevador parou no andar na verdade não estava lá e não deve ter dado tempo de ela recuar”, contou emocionado um amigo próximo de Val que se identificou como Beto.

O amigo, que conversou com exclusividade com o site Bocão News na noite desta segunda-feira (3), afirmou que a administração do shopping tem dado todo o suporte à família e que uma perícia ainda será feita para se descobrir o que aconteceu. “Por isso não procuramos a imprensa. A família está recebendo o apoio, mas, de fato, o que aconteceu não deve se repetir em nenhum outro lugar”, lamentou.

Val é natural do município de Antas, localizado a 320 km da capital baiana. O enterro dela irá ocorrer nesta terça-feira (4), em Antas. Ao Bocão News, Neto contou ainda que ela não morreu no momento da  queda. “Ficou internada e faleceu hoje pela manhã. Estamos todos muito sentidos”, revelou.

A reportagem já entrou em contato com a assessoria do Shopping Itaigara que afirmou enviar uma nota até a manhã desta terça-feira (4) sobre o assunto.

Confira a programação do Carnaval de Salvador para esta terça

A maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador, já começou.  A folia de Momo neste ano terá programação não só nos três circuitos tradicionais (Barra – Ondina / Dodô, Campos Grande/ Osmar e Pelourinho / Batatinha), mas também no novo Circuito chamado de Afródromo, onde  haverá desfiles de blocos afro e afoxés que poderão ser assistidos pelos foliões a partir de arquibancadas e camarotes.

Circuito Dodô (Barra-Ondina)

Circuito Osmar (Campo Grande)

Horário Bloco Atração
11h00 IBÉJI Viola de Doze
11h20 RATHAPLAN BANDA RATHAPLAN / LUCY ARAUJO
11h40 PIERROT DE PLATAFORMA Banda Pierrot de Plataforma
12h30 TRIO REI MOMO Marcia Short
13h00 INTER (sem cordas) TOMATE
13h30 CORUJA Ivete Sangalo
14h00 CAMALEÃO Chiclete com Banana
14h30 MUQUIRANAS Leo Santana & Parangolé
15h00 PIPOCA DO EVA BANDA EVA
15h30 TRAZ A MASSA Play Way
16h00 PINEL Robyssão
16h30 PIPOCA DO PAPA NELSON RUFINO
17h00 OLODUM Banda Olodum
17h30 MUZENZA Banda Muzenza
18h00 AFRODROMO: CORTEJO AFRO, FILHOS DE GANDHY, FILHAS DE GHANDY, ILÊ AIYÊ, COMBOIO AFRICANO, COMMANCHE DO PELÔ BANDA DO CORTEJO, Banda Show Gandhy, Banda Filhas de Gandhy, Band’Ayiê, Pagode da Mulher Solteira / Banda Show Commanche/ Jorginho Commancheiro
21h00 TRIO INDEPENDENTE A confirmar
21h15 TRIO INDEPENDENTE BAHIATURSA A confirmar
21h30 100 CENSURA Mil Volts
21h45 FILHOS DO CONGO Banda Filhos do Congo
22h00 FILHAS DE OLORUM Thaymah Ribeiro e Bob Baiano
22h15 DANÇA BAHIA Banda Afoxé Dança Bahia
22h30 KAMBALAGUANZE Banda Kambalaguanze
22h45 ÓKÁNBÍ Jorjão Bafafé / Banda Okambí Afro Pop
23h00 VAMOS NESSA Banda Vamos Nessa
23h15 TRIO INDEPENDENTE BAHIATURSA A confirmar
23h30 SFONIA DO SAMBA Banda VDM
23h45 GANGAZUMBA Banda Gangazumba e Grupos Os Inocentes
00h00 OS NEGÕES Banda Os Negões e convidados

Circuito Batatinha (Centro Histórico)

Palco do Rock

19h – Mike Solta o Verbo (Salvador-Ba)20h – Manifester (Salvador-Ba)21h – Act of Revenge (Salvador-Ba)22h – Síncope (Salvador-Ba)23h – Blessed in Fire (Salvador-Ba)24h – Garotos Podres (São Paulo-SP)01h – Tierramystica (Porto Alegre-RS)02h – Overdose Alcoólica (Salvador-Ba)

Carnaval do Pelô

Largo do Pelourinho
18h/ 20h – Pipoca Black Juliana Ribeiro, Márcia Short e Érico Brás
20h30/22h – Mariene de Castro com participação de Margareth Menezes
22h30/00h30 – Roots, Rock, Afoxé Lucas Santanna, Lutte e Márcio Melo
Pedro Archanjo
19h /21h30 – Orquestra – Orquestra R Xangô
22h/00h – Axé – Missinho Elétrico
Tereza Batista
20h/22h Praça do Frevo – Futebol e Folia Carlos Pitta 0
22h30/00h30 – Antigos Carnavais – Nossos Baianos
Quincas Berro D’Água
18h / 19h30 – Antigos Carnavais – Lui Muritiba
20h / 22h – Samba – Quixabeira da Lagoa de Camisa
22h30/00h30 – Samba – Neto Balla

Vila da Diversidade

Local: bairro do Dois de Julho

15h00 – Claudia Costa e convidados
18h00 – Vila Divertida “Purpurina Pura”
19h30 – Fão Miranda
22h00 – Vila Eletrônica Dj Mauzz e Dj Taroba

Carnaval dos Bairros

Itapuã
Local: Praça Dorival Caymmi (em frente à Igreja de N. S. de Itapuã)
20h – Missinho
22h – Virgílio
23h30 – Adão Negro
1h30 – Cat’s Samba
Liberdade
Local: Praça Nelson Mandela (em frente ao Plano Inclinado)
20h – Paulinho Boca
22h – Ginga Sensual
23h30 – Caxambu
1h30 – Açúcar Improviso Latino
Plataforma
Local: Praça São Braz
20h – Pepeu Gomes
22h – Mr. Armengue
23h30 – Q’Delícia
1h30 – Arnaldo Rafael e Banda
Boca do Rio
Local: praça de esportes da orla
17h – Carla Verde
20h – Espiga Nua
22h – Samba Mil Graus
23h30 – Robinho e Banda
1h30 – Tribo Baiana
Periperi
Local: Praça da Revolução
20h – Amanda Santiago c/ Brasil
22h – Rita e SylBalada Mix
23h30 – Jorge Zarath
1h30 – Pano de Prato

No comando das Muquiranas, Psirico se despede do Carnaval de Salvador

O grupo Psirico se despede do carnaval de Salvador deste ano nesta segunda-feira (3), animando o bloco As Muquiranas, no circuito Campo Grande. A banda é dona do ‘Lepo Lepo’, hit que já é considerado a música da folia de Momo.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia