impotência

Os problemas de impotência sexual podem ser resolvidos de uma maneira que muitos homens não suspeitavam. De acordo com o Daily Mail, uma pesquisa feita por profissionais da universidade de Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, mostra que o consumo diário de doses de vitamina D podem ajudar a prevenir a disfunção erétil. Isso porque, segundo o estudo, homens com carência da vitamina apresentavam condições de impotência.

O estudo foi apresentado pelo dr. Erin Michos durante reunião anual promovida pela American Heart Association. O cardiologista e sua equipe analisaram casos de 3.400 homens com mais de vinte anos de idade que participaram de uma pesquisa de saúde e nutrição entre 2001 e 2004. Nenhum dos rapazes apresentava doenças cardíacas evidentes, enquanto 30% tinha deficiência de vitamina D e 16% relataram ter sintomas de disfunção erétil.

Constatou-se, então, que 35% dos homens com disfunção erétil apresentavam nível de vitamina D abaixo de 20 nanogramas por mililitro de sangue, fator considerado abaixo do ‘normal’. Também foi observado que homens com deficiência da vitamina eram 32% mais propensos a desenvolver problemas de ereção comparados àqueles que apresentavam níveis tidos como adequados.

Segundo os pesquisadores, o caso era o mesmo ainda que levado em conta o uso de certos medicamentos, álcool, cigarro ou problemas de saúde como diabetes, inflamações ou pressão sanguínea irregular.

Em conversa com o Daily Mail, dr. Erin Michos afirma que “a deficiência de vitamina D é fácil de ser rastreada e simples de ser corrigida”. Pequenas mudanças na alimentação e a exposição ao sol colaboram para seu combate. O pesquisador, entretanto, ressalva que mais pesquisas são necessárias para determinar se a deficiência pode mesmo causar ou contribuir para a incidência de disfunção erétil.

Números

A deficiência de vitamina D afeta cerca de 40% dos adultos americanos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção para doenças. Ela é tida como um dos fatores que colabora com o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e doenças vasculares.

Já a disfunção erétil atinge aproximadamente 40% dos homens com mais de 40 anos. Se considerados apenas idosos com mais de 70 anos, a porcentagem sobe para 70%.

Alimentação

Alguns alimentos podem ajudar a prevenir os baixos índices de vitamina D no organismo e, assim, prevenir doenças e a disfunção erétil. Entre os ‘aliados’ estão a gema do ovo, ostras, óleo de fígado de bacalhau, sardinha, atum, diversos tipos de cogumelos, salmão e bife de fígado. Alimentos usualmente consumidos no dia a dia, como suco de laranja e leite, também contribuem para elevar os índices de vitamina D.