A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela empresa americana Moderna é segura e capaz de induzir forte resposta imunológica em adultos mais velhos. A conclusão é fruto de estudo fase 1 cujos resultados foram publicados nesta terça-feira, 29, no New England Journal of Medicine. 

O ensaio avaliou a segurança e a resposta imune ao imunizante mRNA-1273, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do EUA (NIAID, na sigla em inglês) em 40 voluntários saudáveis: 20 pessoas com idade entre 56 e 70 anos e 20 adultos com 71 anos ou mais. Metade dos participantes em cada faixa etária recebeu uma dose baixa do imunizante (25 µg) e os outros, uma dose mais alta (100 µg). Após aproximadamente um mês, todos os voluntários receberam uma segunda dose da mesma vacina na mesma dosagem.

Os resultados mostraram que a vacina foi bem tolerada nessa faixa etária mais velha. Os principais efeitos colaterais relatados foram dor de cabeça, fadiga, febre, dor no corpo calafrios e dor no local da injeção, logo após a vacinação. Todos os sintomas foram transitórios e desapareceram em pouco tempo. Os participantes também exibiram uma boa resposta imunológica, com a produção de anticorpos neutralizantes e de ligação robustos contra SARS-CoV-2. O estudo ressaltou também que a resposta imune observada nessa faixa etária foi comparável à observada em grupos de idades mais jovens.

RK