21ª Coorpin-Itapetinga: “OPERAÇÃO UNUM CORPUS

Na manhã desta quinta-feira  ( 02/09), equipes da Polícia Civil – 21ª Coorpin-no curso da *Operação Unum Corpus*, deflagrada em todo o interior da Bahia, contando com mais de 450 Policiais Civis, cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão e prisões preventivas em várias cidades.

Em Itapetinga, na sede de uma Concessionária autorizada de veículos, foi cumprido pelos policiais civis um mandado de busca e apreensão, resultando na apreensão de um veículo NOVA STRADA ENDURANCE CP 1.4, 0 km, além de 426 (quatrocentas e vinte e seis) NFs de vendas diretas de veículos diversos realizadas entre 2015 e 2018 e centenas de cópias de contratos celebrados para vendas de veículos nessa modalidade até 31/08/2021.

A medida foi requerida após denúncia de que prepostos da empresa estariam usando dados da carteira de clientes para adquirir veículos, sem autorização e/ou conhecimento deles, com desconto de IPI e ICMS, através da modalidade de venda direta, e repassá-los a terceiros, possivelmente com a cobrança de sobrepreços, impulsionando as vendas da loja e auferindo lucro em detrimento do fisco, sendo que em pelo menos um caso há evidencias de que houve falsificação da assinatura de um cliente para fazer a contratação de compra do veículo.

A empresa vai ser investigada por sonegação fiscal e os prepostos por crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento particular. A SEFAZ já foi cientificada e fará inspeção na empresa.

Outros alvos de mandados de prisão preventiva por crimes de roubo e violência doméstica, não foram localizados, mas as diligências persistem.

De acordo com a Diretora do Depin, Delegada Rogéria Araújo, a ação será contínua. “A Unum Corpus é uma operação simultânea em todas as cidades cobertas pelas nossas Coorpins. Seguiremos com essa estratégia: para além de prisões, coletarmos elementos que possam subsidiar o aprofundamento de investigações das diversas modalidades de crimes e consequentemente as prisões dos autores”, detalhou.

Fonte: Polícia Civil

RK