:: out/2022
LULA É ELEITO PARA TERCEIRO MANDATO E É O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente neste domingo (30) ao derrotar no segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro do (PL). A votação de 2022 foi a maior da história do país, em número de votos. É a primeira vez que um presidente não consegue a reeleição na história.
A vitória foi confirmada às 19h57 com 98,86% das das seções apuradas, com Lula chegando a 59.563.912 votos, representando 50,8%. Contra 49,2% de Bolsonaro, que obteve até o momento 57.627.462.
O embate ocorreu após a realização do primeiro turno, onde Lula teve 48,43% dos votos, totalizando 57.259.504 votos válidos. Já Bolsonaro atingiu 43,2% dos votos, com 51.072.345 votos válidos.
O petista conseguiu compor a maior coligação da corrida presidencial. Além do PSB, PV e PC do B (que fecharam uma federação com o PT), o grupo inclui Solidariedade, PSOL, Rede e Avante. Com Geraldo Alckmin (PSB) na vice, Lula teve o maior tempo de TV entre os candidatos – 3 minutos e 16 segundos, além de caixa reforçado para bancar a campanha. No segundo turno, Lula conseguiu o apoio de outras legendas, incluindo o PDT e do MDB, que tiveram candidatos na disputa.
A eleição de 2022 foi a sexta vez disputada por Lula, que é o primeiro candidato de uma federação partidária, modalidade de aliança que consiste na união de duas ou mais partidos. O petista, que foi presidente do Brasil de 2003 a 2011, sucederá Jair Bolsonaro, eleito em 2018.
JERÔNIMO RODRIGUES É ELEITO GOVERNADOR DA BAHIA
O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, 57, derrotou ACM Neto (União Brasil), 43, neste domingo (30), no segundo turno das eleições 2022. Com 97,97% das urnas apuradas, Jerônimio somava 52,60% dos votos válidos contra 47,42% do ex-prefeito de Salvador.
A vitória do petista confirma a vantagem indicada nas pesquisas de intenção de voto ao longo da disputa pelo Palácio de Ondina. No primeiro turno, Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos, ante 40,8% de ACM Neto.Será a quinta vez conscecutiva que PT governará o estado da Bahia.
Nascido em Aiquara, em 3 de abril de 1965, Jerônimo Rodrigues é engenheiro agrônomo e disputou pela primeira vez um cargo eletivo.
Antes disso, o candidato do PT ao governo baiano já foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural e de Educação. O petista deixou o último posto em março deste ano para se candidatar.
A escolha de Jerônimo aconteceu após recuo do senador Jaques Wagner (PT), pré-candidato inicial do grupo governista. Na época, o nome do senador Otto Alencar (PSD) foi cogitado para representar o bloco, mas logo em seguida o martelo foi batido no nome de Jerônimo Rodrigues. O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador Geraldo Júnior (MDB), 53, ocupará o posto de vice-prefeito.
TARCÍSIO DE FREITAS É ELEITO GOVERNADOR DE SP
O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) está matematicamente eleito para o governo de São Paulo, com 55,3% dos votos válidos e mais de 93% das urnas apuradas. Fernando Haddad (PT) tinha 44,6% dos votos válidos. Os votos nulos somam 6,75% e os brancos, 4,01%.
Tarcísio (Republicanos) é servidor público de carreira, 47 anos, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia. Fez parte da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Trabalhou nas áreas de infraestrutura e investimento, foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e ministro da Infraestrutura. Saiu na frente no primeiro turno, com mais de 9,1 milhões de votos (42,32%) do total dos votos válidos. O vice na chapa é o administrador Felicio Ramuth.
APÓS SER ESFAQUEADO EM SUPERMERCADO, O EX ZAGUEIRO DO FLAMENGO, PABLO MARÍ PASSA POR CIRURGIA NA ITÁLIA
Ex-Flamengo, o zagueiro Pablo Marí passou por uma cirurgia nesta sexta-feira (28), depois de ter sido esfaqueado em um shopping de Milão, na Itália. De acordo com informações do Hospital Niguarda, onde o atleta está internado, dois músculos do espanhol precisaram passar por reconstrução.
Em entrevista à Sky News, o zagueiro informou que ficará sem jogar por dois meses. No Twitter, ele agradeceu pelo carinho que está recebendo dos fãs. “Queremos agradecer todas as mensagens de apoio e carinho que estamos recebendo”, publicou.
Caso
Campeão da Libertadores com o Flamengo, o zagueiro Pablo Marí, do Monza, foi esfaqueado em um supermercado no interior do shopping de Assago, cidade na região metropolitana de Milão, na Itália. Outros quatro homens ficaram feridos.
Segundo informações da imprensa italiana, o suspeitoo de cometer o ataque comercial tem distúrbios psiquiátricos e já foi detido. A polícia descarta ato de terrorismo.
ITAPETINGA: NOTA EXPLICATIVA
Na manhã de quinta-feira ( 27 ), a prefeitura de Itapetinga recebeu e-mail da Promotoria de Justiça com um comunicado sobre a instauração de um procedimento administrativo a fim de acompanhar as ações municipais referentes ao programa nacional de imunizações.
Como afirmou matéria do Ministério Público divulgada antes da notificação oficial feita ao executivo, em 2021, o município registrou apenas 19% de imunização com a vacina da BCG.
A queda da cobertura vacinal, que vem acontecendo em todo o país, é, sem dúvida, um dos desafios que precisam ser vencidos pela saúde pública, principalmente, após dois anos de pandemia. Pensando nisso, o município de Itapetinga já vem criando ações de conscientizações em postos de saúde e através de agentes comunitários. O resultado já pode ser notado no aumento desses índices. Até julho de 2022, o município havia imunizado 56,84%, valor três vezes superior ao divulgado.
De fato, o índice ainda não atingiu o esperado e isso deve-se a uma série de fatores que vão além das ações municipais. Em julho, a secretaria municipal recebeu uma recomendação do Ministério da Saúde para racionamento de vacinas de BCG porque os imunizantes não seriam mais enviados para a cidade neste ano. Por isso, a prefeitura criou uma estratégia de vacinação nos postos, não mais nos hospitais, com data pré-determinada, para evitar o desperdício de doses não utilizadas. Um frasco da vacina BCG contém dez doses. Se esse frasco é aberto no hospital para imunizar dois recém-nascidos, por exemplo, são descartadas, após 6h, oito doses.
Além disso, a notificação de imunizados contém distorções uma vez que as gestantes itapetinguenses de alto risco são reguladas para partos em Vitória da Conquista e seus bebês imunizados naquele município. Assim, as crianças são registradas em Itapetinga, mas sua vacinação é registrada em Vitória da Conquista, o que causa uma subnotificação.
A prefeitura de Itapetinga vem trabalhando com buscas ativas, eventos lúdicos, vacinações extramuros em escolas municipais e campanhas educativas para garantir a imunização completa da sua população. Na última campanha contra a poliomielite, por exemplo, o município registrou 72% de vacinação do público alvo, valor acima do índice nacional. O trabalho tem resultado em uma cobertura cada vez maior, mas muito ainda precisa ser feito, em todo o país, para voltarmos a atingir os índices ideais.
RK
PREFEITURA DE ITAPETINGA ADERE AO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL
Uma boa oportunidade para os contribuintes que possuem débitos com o município do Itapetinga regularizarem sua situação é aproveitar o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Lançado pela Prefeitura, o programa oferece várias condições para quitação do débito, inclusive o desconto de até 100% nos juros e multas para pagamentos à vista e opções de parcelamento. Quanto antes o interessado procurar regularizar a dívida, maiores serão os descontos sobre os encargos.
O pagamento à vista pode ser feito em até 30 dias contados da data da adesão ao REFIS. No caso de parcelamentos, a primeira prestação terá vencimento, no máximo, em 30 dias, contados a partir da adesão ao REFIS e as demais parcelas terão periodicidade mensal e consecutiva.
O programa de Recuperação Fiscal de Créditos Municipal – REFIS visa auxiliar e facilitar as condições dos contribuintes em dívida com a Prefeitura para assim terem uma oportunidade única para quitarem e renegociarem seus débitos, como IPTU, ISS e taxas, Contribuição de Melhoria e Tarifas, inclusive em condições bastante vantajosas.
A adesão ao REFIS representa uma ótima oportunidade para o contribuinte ficar em dia com o Município e ajudar no desenvolvimento de sua cidade.
“A gente sabe que, após dois anos de pandemia, é preciso apoio para quitar os débitos e, para as micro e pequenas empresas, seguir em atividade, gerando empregos. De acordo com estudos, são 66% das micros e pequenas empresas endividadas e 28% inadimplentes em todo o país, o que compromete operação e futuro desses negócios. Nesse sentido, o Refis é o remédio mais adequado e Itapetinga não poderia ficar de fora”, explicou o prefeito Rodrigo Hagge.
Para aderir ao REFIS ou obter maiores informações, dirija-se até o Departamento de Tributação localizado na sede da Prefeitura Municipal.
RK
PARENTES DE POLÍTICO DO ACRE SÃO PRESOS SACANDO R$ 3 MILHÕES EM AGÊNCIA BANCÁRIA
A Polícia Federal prendeu em flagrante de duas pessoas que sacavam vultuosa quantia em dinheiro, totalizando o valor de R$ 3 milhões, em agência bancária localizada na área central de Manaus, na última sexta-feira, 21.
Os dois homens que foram presos em flagrante estavam acompanhados de uma empresa de transporte de valores e possuem vínculo familiar com político do estado do Acre.
Foram apreendidos pelos policiais, além do dinheiro, dois celulares e um carro de luxo. Os presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
Durante depoimento, eles não comprovaram a destinação do dinheiro, sendo, então, conduzidos para audiência de custódia e responderão pelo crime de possível “caixa dois”, fundamentado no artigo 350 do Código Eleitoral, com pena de até 5 anos de prisão e multa.
RK
PESQUISA APONTA VIRADA HISTÓRICA E VITÓRIA DE ACM NETO NO SEGUNDO TURNO
Pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira (28) pelo instituto Veritá aponta para uma virada histórica no segundo turno das eleições da Bahia. O levantamento mostra que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa com 51,9% dos votos válidos contra 48,1% do adversário, Jerônimo Rodrigues (PT). Neste cenário, o ex-prefeito de Salvador venceria as eleições, terminando com uma hegemonia de 16 anos de governos do PT no estado.
O levantamento ouviu 2.010 eleitores baianos entre os dias 25 e 27 de outubro. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-07718/2022 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. A tendência de crescimento do ex-prefeito de Salvador já vinha sendo apontada ao longo deste segundo turno por pesquisas de outros institutos, que indicavam uma disputa acirrada entre os dois rivais.
RK


























