:: out/2022
ANEEL MANTÉM BANDEIRA TARIFÁRIA VERDE PARA NOVEMBRO, SEM AUMENTO DE TAXA
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.
Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel <>. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE JERÔNIMO E ACM NETO
A três dias do segundo turno das eleições, os candidatos a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) estão tecnicamente empatados, segundo aponta levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (27).
A consulta mostra que Jerônimo aparece com 51,9% e ACM Neto com 48,1%, considerando apenas os votos válidos. Levando em conta a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, a pesquisa aponta empate técnico entre os dois adversários que disputam o segundo turno na Bahia.
A pesquisa ouviu 1.580 pessoas em 70 municípios da Bahia entre os dias 22 e 26 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BA-00954/2022.
FUNCIONÁRIO DE BANCO TEM EXPLOSIVOS AMARRADOS AO CORPO DURANTE ASSALTO EM MATA DO SÃO JOÃO

O tesoureiro do Banco do Brasil da cidade de Mata de São João (BA) teve explosivos amarrados ao seu corpo durante uma ação criminosa, que começou durante a noite da última quarta-feira (26). De acordo com as primeiras informações, criminosos sequestraram o funcionário do banco na cidade de Dias d´Ávilla (BA) e foram com ele, na manhã desta quinta-feira (27), até a agência para ele abrir o cofre.

De acordo com o delegado do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), Adailton Adan, ainda não é sabido o valor que foi levado pelos criminosos. “Nós não sabemos se algum montante foi levado, O Bope fez o trabalho de neutralização dos artefatos e aguardamos o tesoureiro ser medicado para prestar depoimento. O artefato será periciado e iremos descrever depois o tipo de explosivo e como foi preparado para ser colocado no corpo do tesoureiro”, disse ao Balanço Geral.
Após o artefato ter sido retirado do seu corpo, o tesoureiro foi encaminhado a um hospital particular da cidade de Mata de São João. O estado de saúde dele ainda não foi revelado e a polícia aguarda a sua liberação para que ele possa prestar depoimento.
RK
MAIS EMPREGO: DESEMPREGO RECUA PARA 8,7% E ATINGE MENOR TAXA DESDE DEZEMBRO DE 2015.
Apesar das dificuldades, dentre guerra e pandemia, que afetam o mundo todo, o Governo Bolsonaro vem quebrando recordes na geração de empregos.
A taxa de desemprego recuou no terceiro trimestre de 2022, chegando a 8,7%, o que equivale a 9,5 milhões de brasileiros. Com isso, o índice atingiu o menor patamar desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando a taxa de desocupação foi de 8,4%. Os dados foram obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e divulgados nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa mostra também uma queda de 0,6% em relação ao último trimestre, quando 9,3% da população estava desempregada. Já em relação ao terceiro trimestre de 2021, quando a taxa foi de 12,6%, a queda é de 3,9%. A taxa de população ocupada chegou a 99,3 milhões, mostrando alta de 1% (1 milhão) em relação ao semestre anterior e atingindo o recorde da série iniciada em 2012. O número de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado apresentou estabilidade em relação ao último trimestre, chegando a 13,2 milhões, que também é o recorde da série histórica. A taxa de informalidade caiu para 39,4% da população ocupada, mostrando uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior, quando o índice foi de 40%.( JB)
RK
DESEMPREGO CONTINUA CAINDO NO BRASIL. PAÍS BATE RECORDE NA CRIAÇÃO DE EMPREGO
O aquecimento do mercado de trabalho é um dos grandes dados econômicos a se comemorar neste ano. A taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, segue em queda e chegou a 8,7% no trimestre encerrado em setembro. Segundo os dados divulgados pelo IBGE, é a menor taxa desde o trimestre fechado em junho de 2015 (8,4%). Ao todo, há 9,5 milhões de pessoas buscando emprego, menor contingente desde dezembro de 2015.
A boa fase do mercado de trabalho pode ser confirmada no contingente de pessoas ocupadas, isto é, efetivamente trabalhando. No trimestre, houve crescimento de 1%, com 99,3 milhões de pessoas, o maior da série histórica, iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (27) pelo IBGE.
Os dados positivos na reta final da campanha eleitoral injetam ânimo na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta mostrar a melhora da economia para conquistar votos que poderiam ir para seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
“A taxa de desocupação segue a trajetória de queda que vem sendo observada nos últimos trimestres. A retração dessa taxa é influenciada pela manutenção do crescimento da população ocupada”, destaca Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad. Pela metodologia do IBGE, são consideradas desempregadas pessoas que não tem uma atividade mas estão procurando trabalho. Por isso, a relação de diminuição da desocupação e crescimento da ocupação é diferente, já que demonstra que há mais gente trabalhando. Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, a taca de desemprego chegou a recuar, mas a ocupação recuou. Na ocasião, havia um contingente de pessoas sem emprego e sem buscar trabalho. Com isso, o nível da ocupação foi de 57,2%, o mais alto desde o trimestre terminado em outubro de 2015, subindo 0,4 p.p. no trimestre e 3,1 p.p. no ano.
Recorte
Em relação à forma de inserção dos trabalhadores, a pesquisa mostra que houve crescimento de 1,3% no número de empregados com carteira de trabalho assinada em relação ao trimestre anterior, chegando a 36,3 milhões de pessoas. Na comparação anual, o contingente cresceu 8,2%. Os números conversam com os dados do Caged, do Ministério da Economia, que mostra crescimento dos postos formais.
Já o número de empregados sem carteira assinada no setor privado (13,2 milhões de pessoas) foi o maior da série histórica, iniciada em 2012, apresentando estabilidade no trimestre e elevação de 13,0% (1,5 milhão de pessoas) no ano.
O número de empregados no setor público foi recorde da série histórica (12,2 milhões) crescendo 2,5% (291 mil pessoas) no trimestre e 8,9% (989 mil pessoas) no ano. Esse aumento foi puxado pelos empregados no setor público sem carteira assinada (3,1 milhões), também chegou ao recorde, crescendo 11,6% (317 mil pessoas) no trimestre e 35,4% (799 mil pessoas) no ano. “Temos observado um ritmo acelerado no setor público nos últimos três trimestres em função, principalmente, da recuperação do segmento de educação e saúde”, detalha a coordenadora.
A taxa de informalidade foi 39,4% da população ocupada, contra 40,0% no trimestre anterior e 40,6% no mesmo trimestre de 2021. O número de trabalhadores informais chegou a 39,1 milhões.
ACM NETO PROVOCA JERÔNIMO: “TENTAR SE ESCONDER ARTÁS DE UM NÚMERO”
O ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União), provocou, na quarta-feira (26), o seu adversário no segundo turno, Jerônimo Rodrigues (PT), e acusou o petista de esconder “atrás de um número”.
Neto criticou a provável ausência de Jerônimo no debate desta quarta-feira (27), promovido pela TV Bahia, e fez uma nova provocação. No segundo turno, o ex-secretário estadual de Educação não participou de nenhum dos encontros.
“Amanhã tem debate na TV Globo, às 22h. Vamos ver se ele toma coragem e aparece”, iniciou Neto, que completou.
“Jerônimo tenta se esconder do povo atrás de um número, mas o baiano é inteligente e sabe que no domingo só tem que dar satisfação à sua consciência, sabe que é livre para escolher. E eu, com muito orgulho, digo: tenho mais de 20 anos de vida pública, não tenho nada para esconder, nunca me envolvi em nenhum escândalo. Diferentemente do PT da Bahia”, disparou.
CARTILHA TRAZ ORIENTAÇÕES SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS DO CELULAR
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) disponibilizou, gratuitamente, na internet, uma publicação com dicas de segurança e orientações sobre o que fazer em caso de furto ou roubo de telefones celulares.
Lançado na última terça-feira (25), o fascículo Furto de Celular integra a Cartilha de Segurança para a Internet e orienta os usuários a configurar seus aparelhos de forma a dificultar o acesso de terceiros a dados sensíveis armazenados na memória do telefone, como senhas de acesso a bancos e redes sociais.
As recomendações vão do uso de senha para proteger o chip e da ativação da geolocalização à lembrança da importância de quem tem seu aparelho furtado, roubado ou extraviado solicitar à operadora telefônica que desative e bloqueie o telefone, além de fazer um boletim de ocorrência, notificar as instituições financeiras cujos aplicativos tenham sido instalados no aparelho.
Vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o centro de estudos foi criado com a missão de realizar estudos e apresentar propostas que ampliem a segurança no uso de ferramentas tecnológicas de acesso à rede mundial de computadores. Além das cartilhas de orientação, o Nic.br também oferece, na internet, vídeos curtos com mais instruções sobre como reforçar a segurança e adotar boas práticas no ambiente digital
ELEITORES TÊM ATÉ SÁBADO PARA BAIXAR OU ATUALIZAR O E-TÍTULO
Os eleitores de todo país têm até o próximo sábado (29), véspera do segundo turno das eleições que ocorrem no domingo (30), para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor.
Implementado em 2018, e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele também pode ser utilizado para consultar o local de votação, bem como justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.
“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.
O download do aplicativo e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
O TSE explica que o eleitor precisa ter um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Depois de baixar o aplicativo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o aplicativo atualizado. Dificuldades costumam ser resolvidas com a reinstalação do aplicativo. “Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app”.
AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA

ACM Neto (União Brasil)
Manhã
09h – Caminhada em Salvador
Tarde
Reunião interna com equipe de campanha
Noite
22h – Debate na TV Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT)
Manhã
9h – Guanambi | Caminhada
Tarde
16h – Jequié | Caminhada e comício
OBSERVAÇÃO:
Na agenda do candidato JERÔNIMO RODRIGUES, não consta a pauta do debate na TV BAHIA/GLOBO
RK


















Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir.
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Vilma!





