Em uma reunião ocorrida na Câmara Municipal de Itapetinga, na quinta-feira, 23, com agentes comunitários de saúde e endemias, o vereador Tarugão ouviu do coordenador-geral de Edemias Márcio Ribeiro e de sua equipe de coordenadores de ações em campo no combate a dengue, dificuldades no enfretamento ao mosquito e medidas eficaz para detectar foco dos mosquitos em áreas do município.

Relatos dos agentes de saúde apontam extrema dificuldade de adentrar em algumas residências para limpeza e identificar possível foco de proliferação do Aedes aegypti causador da dengue. Como também, apontou solução eficaz e rápida na identificação de mosquito portador da doença.

Para os Agentes de Saúde solução eficaz no combate ao mosquito em Itapetinga estaria na implantação de uma Laboratório Municipal de Entomologia, para análises de mosquitos e larvas recolhidas pelos agentes de endemias em residências e determinadas áreas da cidade.

Entomologia é a parte da Biologia que estuda os insetos. A iniciativa agiliza em muito o processo do conhecimento sobre o tipo de larva. Atualmente para Itapetinga detectar amostra de um mosquito para exame se está infectada tem prazo de até 30 dias para a Prefeitura receber os resultados. Em 30 dias os mosquitos infectados podem desenvolver um processo migratório para outros bairros do município.

A importância do Laboratório municipal em Itapetinga pode identificar pela manhã um possível foco e durante a tarde fazer uma ação no local, atuando de uma forma muito mais rápida e eficaz, com as amostras das larvas recolhidas pelos agentes de endemias, que percorrem os bairros da cidade.

Diante dos esclarecimentos da equipe de endemias, o vereador Tarugão deu entrada na manhã desta sexta-feira, 24, Uma Indicação solicitando a Prefeitura de Itapetinga à implantação de um laboratório municipal de Entomologia que trará eficiência no combate a um mosquito que pode levar a morte.

RK