O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que convidou o brasileiro para sua posse e afirmou o desejo de reforçar a relação entre os países. O documento foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante uma reunião em Brasília neste domingo, 26.

“Te envio esta mensagem, com as minhas cordiais saudações, com objetivo de lhe transmitir o convite para se juntar a mim, no próximo dia 10 de dezembro, nos eventos que teremos aqui por ocasião de minha posse presidencial. Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e a equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, diz Milei.

O gesto de Milei é mais um aceno ao governo brasileiro, que temia um desgaste entre os países após ataques de Milei a Lula na campanha eleitoral. O argentino chegou a dizer que cortaria relações com o Brasil. O petista ainda não confirmou se irá ou não à posse em Buenos Aires.

RK