sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Notícias’

Repasse de déficit do setor elétrico pode elevar conta de luz em 4,6%

Repasse de déficit do setor elétrico pode elevar conta de luz em 4,6%
Um repasse informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (11), pode elevar, em média, 4,6% as tarifas este ano.
A alta proposta seria para cobrir um déficit bilionário na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que financia diversas ações como o programa Luz para Todos, subsídio à energia para famílias de baixa renda e em comunidades isoladas no norte do país e indenizações às geradoras e transmissoras que renovaram suas concessões dentro do plano de barateamento da energia adotado pelo governo em 2013.
Segundo informou a Aneel, em 2014, as despesas assumidas pela CDE superam em R$ 5,6 bilhões as receitas previstas para o fundo. É justamente esta diferença que pode ser repassada aos consumidores por meio da conta de luz, o que deve levar a uma alta média de 4,6% na tarifa.
A proposta da Aneel ainda vai passar por consulta pública, assim os números podem sofrer alterações até a sua definitiva aprovação pela agência, o que deve ocorrer após a segunda quinzena de março.
Entretanto, a possível mudança não deve ser suficiente para evitar alterações nas despesas do consumidor, já que a conta de luz deve sofrer o impacto do uso mais intenso de energia termelétrica no país a partir do final de 2012 – a utilização ainda foi intensificada, este ano, devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos meses.

Filha de Sílvio Santos está grávida do ex de Sabrina Satto

Patrícia Abravanel está grávida do deputado federal Fábio Faria, garantem fontes ligadas à apresentadora. Fábio é ex de Sabrina Satto, e também já namorou Adriane Galisteu e Priscila Fantin.
A filha de Silvo Santos deu uma pista de que um herdeiro estava a caminho ao compartilhar nas redes sociais uma foto de um sapatinho de bebê com as hashtags “amor”, “família” e um link para o Instagram de Fábio Faria. Logo, as especulações dos seguidores sobre a gestação começaram.
O R7 entrou em contato com a assessoria de imprensa da apresentadora, que não confirma a informação. No entanto, em entrevista a revista Veja, o dono do Baú teria deixado escapar a novidade.
O casal está junto há cinco meses, mas o namoro só se tornou público quando os dois foram juntos ao casamento da Silvia Abravanel, em dezembro.
Patrícia é a quarta filha de Silvio, que já tem outros sete netos, entre eles Tiago Abravanel.

Pai de novo: Moranguinho está grávida de Naldo

Ellen Cardoso, a “Mulher Moranguinho”, está grávida. A morena é casada com o funkeiro Naldo. Ambos já têm filho, Victor de 15 anos e Pablo de 16, com companheiros diferentes. O resultado de um teste de laboratório confirmou a gestação de Moranguinho na segunda (10). Ainda não há detalhes sobre o mês e o sexo do bebê. As informações são do Extra.

0 Co

Ministério Público quer que Globo exiba campanha contra abuso sexual no ‘BBB14’

O Ministério Público Federal reiterou o pedido para que a Globo exiba uma campanha sobre direitos das mulheres no ‘BBB14’.

A ação foi proposta em 2012, quando ocorreu um suposto caso de abuso sexual no reality, mas foi julgada improcedente na época.

Agora, o MPF enviou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) um parecer pedindo novamente que a Globo seja condenada a elaborar e divulgar uma campanha de conscientização à população sobre os direitos das mulheres.

O objetivo da campanha seria combater a violência contra o gênero. O parecer pede também que a emissora adeque o conteúdo do ‘BBB’ para que promova a igualdade de gênero e o combate à violência; e que o governo fiscalize a emissora.

O caso de suposto abuso sexual cometido por Daniel Echaniz do ‘BBB12’ foi arquivado após a suposta vítima, Monique Amin, dizer que o ato foi consensual.

O procurador regional da República Walter Claudius Rothenburg, em seu parecer, disse que a ação “não tem por objetivo censurar o programa, mas somente adequar o conteúdo da programação às finalidades constitucionais da comunicação social, dentre as quais a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres”.

Rothenburg citou a Lei Maria da Penha e afirmou que o conteúdo em questão é estabelecido em leis e não por percepções morais, ressaltando o poder de influência dos meios de comunicação.

Segundo o procurador, o fato de o inquérito policial ter sido arquivado não tem relevância para a ação civil, porque o programa pode ser analisado “sob outras perspectivas jurídicas”.

 

Confira sete dicas para desconfiar se o seu filho possui diabetes

 Endocrinologista afirma que se a criança bebe muita água, reclama constantemente de cãimbras, come bastante e mesmo assim emagrece é sinal de que ela pode ter diabetes
 Crianças também podem ter diabetes e os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas. Os casos da doença entre crianças não podem ser considerados comuns, mas a incidência vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

Outro tipo que vem aumentando junto com a obesidade infantil é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. ”Este tipo de diabetes vem aumentando nas populações mais jovens se compararmos com os dados de décadas atrás por causa do sedentarismo e alimentação menos saudável”, diz a endocrinologista Rosita Fontes.

A médica indica sete passos para os pais para ficarem atentos sobre possíveis sintomas do diabetes:

Beber água é bom, mas nada em excesso é um bom sinal. Fique atento à quantidade de água que o seu filho bebe pode ser sinal de diabetes.

1 – Eu quero água!
A regra número é observar se a criança sente sede intensa. Isto pode ser um sintoma e deve estar relacionado com o fato de ele ir muito ao banheiro.

2 – Vai várias vezes ao banheiro
Observe se a criança vai ao banheiro com frequência, inclusive à noite, e também se ele urina em grande quantidade. Rosita explica que a glicose em excesso no sangue, provocada pelo diabetes, ao passar pelo rim, transporta água junto com ela. “O organismo responde desencadeando o processo de sede para que a pessoa não fique desidratada. Assim ela urina muito e, consequentemente toma muita água”, diz.

3 – Comilão que perde peso
Outro sintoma é a criança comer muito, mas mesmo assim perder peso. “Apesar dela ingerir os alimentos, eles não são aproveitados no organismo devido á falta de insulina que é o hormônio que, entre outras ações, permite que a glicose entre nas células para gerar energia”, diz.

4 – Sempre cansado
Veja também se a criança reclama de cansaço, se sente desanimada e sonolenta. “A deficiência de geração de energia, faz com que o organismo todo se ressinta e isto se manifesta com cansaço e fraqueza”, diz.

5 – Vista embaçada
Se a criança se queixa de visão embaçada é bom levar ao oftalmologista e levar em conta que pode não ser apenas uma questão de usar óculos. Vale a pena atentar para possíveis outros sintomas de diabetes e comentar com o especialista. A médica explica que o excesso de glicose provoca o inchaço do cristalino, fazendo com que a criança tenha dificuldade de focar as imagens.

6 – Tá formigando o meu pé!
É bom ligar o radar caso a criança faça queixas constantes de câimbras e formigamentos pelo corpo.

7– Faça o cálculo
Se a criança tem, pelo menos, três queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam as possíveis complicações características da doença.” A doença progride e a criança pode fazer um processo de cetoacidose diabética, que é a descompensação do diabetes, necessitando atendimento de urgência”, alerta.

Barbara Evans troca beijos com jogador do Corinthians em praia carioca

Modelo passou a segunda-feira (10) em Ipanema, no Rio de Janeiro, com o novo affair Paolo Guerrero

Barbara Evans e Paolo Guerrero namoram em praia do Rio de Janeiro.

A fila andou mais uma vez para Barbara Evans. A modelo, que foi vista na companhia de Pipo Marques, em Aracaju, durante o pré-caju, trocou carinhos com seu novo affair na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Na tarde desta segunda-feira (10), Barbara trocou beijos com o jogador do CorinthiansPaolo Guerrero.

Barbara Evans e Paolo Guerrero namoram em praia do Rio de Janeiro

Sertanejo morre ao receber descarga elétrica em palco

O cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, 31 anos, conhecido como ‘Smith Show’, morreu no domingo (9) ao receber uma descarga elétrica durante um show. O caso aconteceu em Araguaína, no norte do Tocantins. O corpo dele será velado nesta segunda.
De acordo com o baterista Saulo Santana, que acompanhava o músico, o show estava nos minutos iniciais quando eles detectaram que a máquina de fumaça não estava soltando o produto. Valdemir foi verificar o problema, quando levou o choque. Segundo o amigo, ele estava segurando o fio terra em uma das mãos na hora do acidente.
“Estava na bateria quando escutei ele dizer: ‘Meu Deus’. Olhei e ele já estava no chão”, conta Saulo, acrescentando que quando viu o amigo caído, tirou a máquina de fumaça da tomada. “Depois meu irmão foi e desligou o cabo [energia] geral.”
Valdemir chegou a ser socorrido pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Ainda de acordo com Saulo, o bar estava cheio. “Todo domingo tocamos lá”. Segundo informações da banda, seis microfones, quatro instrumentos, um computador e quatro caixas de som de 12 mil watts de potência estavam ligados em uma única tomada.
A perícia ainda não foi feita, mas segundo o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento está irregular e deve ser interditado. O bar não teria solicitado o projeto contra incêndio exigido pelo órgão. Uma vistoria deve ser feita ainda nesta segunda-feira. Valdemir era casado e deixa uma filha. O músico era natural de Augustinópolis (TO).

MORADORES DO BANDEIRA DO COLÔNIA FECHAM RUA COM CERCA PARA NÃO FICAR SEM ÁGUA

Moradores da rua dois de julho estão cansados de esperar chegamos ao ponto de colocarmos uma cerca, para não passar mais carro por que já não aguentamos mais fica sem água e com esgoto a céu aberto e nenhum representante do poder público toma uma atitude de calçar esta rua ou se quer jogar um cascalho.

Ronaldinho chama repórter de invejoso por causa de farra com mulheres em Jauá

Ronaldinho Gaúcho arrancou gargalhadas na sala de imprensa, da Cidade do Galo, após o treino, desta sexta-feira, em Vespasiano. Ao ser perguntado sobre a polêmica foto, tirada em uma piscina, em companhia de cinco mulheres, durante as férias de janeiro, o craque, bem-humorado disse ao repórter:
– Invejoso.
Ronaldinho Gaúcho justificou foto na piscina como brincadeira entre amigos durante as férias (Foto: Reprodução)
A resposta arrancou muitos risos na coletiva. Ele justificou a fotografia como uma brincadeira entre amigos que vazou na internet.
– Foi uma brincadeira, na época das minhas férias. Um amigo meu me mandou uma foto do Rio de Janeiro,  falando que estava muito bom lá. Eu fiz a foto para sacanear ele. Infelizmente, caiu na rede social e por ser uma pessoa publica, acabou que as pessoas encararam de outra forma.

População de Itapetinga corre risco de morte, postes na Av. Flamengo e Av. Itabuna ameaçam desabar

Em Itapetinga cidade localizada a 600 km de Salvador, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) tem feito vista grossa para alguns problemas, que vem acontecendo no município.

 

Donos de oficinas e borracharias tem questionado, que a energia não tá tendo potência para suportar o uso de algumas máquinas, como compressores de ar e outras máquinas. Segundo eles a energia oscila muito e as máquinas param de funcionar.

Também dois postes de energia elétrica, tem tirado o sono da comunidade, pois oferece perigo de morte e a qualquer momento, pode acontecer o pior.

Um poste de energia elétrica, localizado na av. Flamengo próximo da passarela, está sustentado apenas pelos ferros, os quais estão expostos ao sol, chuva e sereno. O poste foi danificado, meses atrás, quando um motociclista que trafegava com uma moto na avenida sentido bairro Primavera, perdeu o controle e colidiu com o mesmo.

O outro poste fica na av. Itabuna em frente ao Detran (Departamento Estadual de Transito), o mesmo foi danificado depois de uma mega perseguição das policias civil e militar, onde os elementos roubaram o carro de um jornalista de Itabuna, fizeram vários assalto a estabelecimentos e na fuga, os bandidos perderam o controle do veículo Eco Esport e acabaram se chocando com o poste, com muita violência.

O Poste ficou muito danificado e para piorar a situação, ainda existe um grande transformador instalado nele. O transformador fica na parte superior e como a parte inferior (base do Poste) está muito danificada, a qualquer momento ele pode desabar e machucar pessoas, podendo causar ainda descargas elétricas.

Em 2010 infelizmente, aconteceu um acidente de grande gravidade onde duas crianças perderam suas vidas e outra teve a perna amputada.

Breno Bomfim Seles e Bruno Bomfim Seles, 1 ano e 7 meses, gêmeos, nascidos no dia 31/12/2008 por volta dás 13:20 h. do sábado (24) se encontravam brincando com dois velotróis no passeio em frente a sua residência na Rua José Renato Muniz, nº 08, Vila Isabel (rua ao lado da Valedourado), repentinamente o fio de alta tensão da rua se partiu, caindo sobre as crianças. Com o choque elétrico um dos gêmeos morreu na hora, tendo inclusive um dos braços amputados, o outro ainda foi conduzido para o Hospital Cristo Redentor com vida, porém ele não resistiu e morreu nas proximidades.

No momento da do acidente a genitora das crianças, Rosineide Bomfim Santos ainda tentou socorre-las, mas ao segurar em uma das crianças, levou uma descarga elétrica e foi arremessada ao chão e acabou desmaiando. A irmã das crianças, Roseane Santos de Queiroz de 12 anos, tentou socorrer os irmãos e também levou uma descarga elétrica e teve a perna esquerda amputada.

Será que seremos omissos até quando?

O Blog e o Vereador Tarugão já protocolaram oficios e fotos na Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), no sentido de fazer a troca dos postes o mais rápido possível.

Leandro Almeida, que é coordenador de manutenção da Coelba, se comprometeu em fazer o serviço o mais rápido possível. Ainda segundo Leandro o serviço deve ser feito ainda essa semana, ele ficou muito preocupado com a situação.

O prazo será de no máximo 15 dias contados do recebido, caso não seja feita a troca neste prazo, entraremos com uma representação no MP ( Ministério Público) no sentido de que as providências sejam tomadas e que a população tenha sua segurança garantida.

Por Eliomar Barreira

 

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia