sensoDados do Censo Escolar 2015 indicam que 3 milhões de pessoas entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. A pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação indica ainda que as matrículas diminuíram em todas as etapas de ensino, menos na creche, que atende as crianças até os 3 anos de idade.

A educação entre 4 e 17 anos é considerada obrigatória no país e o Plano Nacional de Educação (PNE) estipula que todas as crianças e jovens nessa faixa etária devem estar matriculadas.

O Censo também mostra que a pré-escola, voltada para crianças de 4 e 5 anos, teve uma redução de 1% de matrículas em relação a 2014, passando de 4,96 milhões para 4,92 milhões, aproximadamente. Quanto ao ensino médio, houve redução de 2,7% nas matrículas e o número de estudantes passou de 8,3 milhões para 8,1 milhões.

“Nos dois casos, ainda tem um percentual alto de crianças fora da escola e a gente não pode desperdiçar essa janela de oportunidade, de conseguir inserir mais crianças na rede escolar”, diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra, Meraz Velasco.