sebrae
banner-130
engen22
mineraz
dezembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: dez/2020

ESTUDO AFIRMA QUE COVID-19 PODE DIMINUIR TAMANHO DO ORGÃO ÍNTIMO MASCULINO

A covid-19 pode deixar o pênis menor. Isso é o que um estudo que investiga as sequelas a longo prazo da covid-19, publicado neste domingo (27), concluiu. Este material está sendo conduzido há sete meses, com mais de 3 mil pacientes de 56 países.

Além de 3% dos homens terem relatado uma diminuição no tamanho de seu órgão genital, 15% deles relataram algum tipo de disfunção sexual e 11% relataram dor nos testículos.  Já em relação às mulheres, 26% das que menstruam relataram irregularidade nos ciclos, e 36% relataram algum tipo de problema menstrual. Algum tipo de disfunção sexual também foi relatado por 8% delas.

No entanto, as sequelas no sistema reprodutivo estão longe de ser as mais presentes nos voluntários que participaram do estudo. A maior parte deles, mesmo após sete meses de recuperação, relatou ainda sentir fadiga (de 75% a 80%, dependendo da idade), mal-estar pós-esforço (até 75%) e algum tipo de disfunção cognitiva (de 52% a 59%).

O estudo foi feito por voluntários e membros de um grupo de apoio que, desde abril, se dedica a investigar os efeitos a longo prazo da covid-19, e ainda precisa ser revisto por pares.

ITAPETINGA: SAAE FAZ RETROSPECTIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ANO

Ao findar este ano de 2020, um ano atípico, por conta da Pandemia do Coronavírus, o SAAE de Itapetinga, por sua Direção Geral, apresenta algumas ações desenvolvidas que transmitem a responsabilidade no gerenciamento da coisa pública, retornando a receita gerada pelas tarifas de água e esgoto em benefício da comunidade.

Cuidando da casa, o SAAE fez readaptação de edificações, construção, reformas e pinturas de setores internos como o prédio da Estação de Tratamento de Água, o prédio da Sede do SAAE, almoxarifado, setor de arquivos e outros.

Foram instaladas novas bombas de água na Estação de Captação da sede do Município e no Distrito de Palmares, sendo que para o povoado a capacidade de captação ampliou de 3.000 para 10.000 metros cúbicos de água por hora, além de serem adquiridos equipamentos modernos de monitoramento da qualidade da água consumida pelos usuários do povoado.

O sistema de geração de contas também foi modernizado, com equipamentos que imprimem a conta no ato da leitura e a mesma é entregue imediatamente ao usuário.

Com relação à frota o SAAE adquiriu pneus novos para quase todos os veículos, reformou dois deles e fez manutenção adequada nos demais.

Mesmo em meio às dificuldades, o SAAE tem honrado compromissos com fornecedores e prestadores de serviços, além de pagar em dia os salários e o 13º de seus servidores, sendo que em determinados momentos os pagamento foi antecipado.

O serviços de manutenção das redes de água e esgoto foram uma constante, pois devido a um longo período de chuvas muitas foram as ocorrências, todas elas atendidas em tempo hábil, na medida do possível, pois o SAAE sempre buscou agilizar na apresentação dos resultados para que a comunidade afetada por algum intervenção de manutenção ficasse pelo menor período possível sem o precioso líquido.

Em prol do enfrentamento e combate à Pandemia, o SAAE adquiriu novos equipamentos de proteção individual e disponibilizou material de higienização para servidores e usuários , inclusive nos postos de atendimento; desenvolveu uma eficaz campanha de conscientização no rádio e mídias sociais no sentido de alertar à comunidade para esse problema, além de custear testes rápidos de diagnóstico da Covid-19 para os servidores.

Neste final de 2020, o SAAE encerra o exercício fechando a folha no azul, em dias com todos os seus compromissos com fornecedores, prestadores de serviços e servidores e com a comunidade em geral, esperando que em 2021 haja capacidade de investimentos para que mais ações propositivas possam ser desenvolvidas em prol da comunidade itapetinguense.

Num clima de confraternização a Direção e funcionários se reuniram para um café da manhã, hoje, com a presença do vice-prefeito Renan Pereira.

Em tempo, a Direção do SAAE e os seus servidores desejam a todos um Feliz 2021.

A Direção.

AF

 

JUSTIÇA ATENDE PEDIDO DO GOVERNO DO ESTADO E SUSPENDE FESTAS EM PORTO SEGURO

A pedido da Procuradoria Geral do Estado, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia Cinthya Maria Pina Resende suspendeu a eficácia da decisão do juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro que autorizou da realização de eventos festivos de fim de ano na referida cidade.

“O perigo da demora de uma decisão judicial é latente, considerando o notório volume de eventos programados e as notícias veiculadas nos meios de comunicação nacional e na rede mundial de computadores, da circulação de pessoas e desembarque de passageiros ao Município de Porto Seguro, bem como, diante da vigência da norma Estadual retromencionada, o que poderá, a despeito das deliberações pelos entes federativos interessados, ensejar perigosa e catastrófica aceleração do processo contaminação pela COVID-19, impondo reflexos irreparáveis em toda a população regional e local”, pontou a magistrada.

Ainda de acordo com a desembargadora, a decisão contestada pela PGE, subjuga a decisão emanada do Tribunal de Justiça da Bahia, detentor da atribuição para conhecer e julgar demandas envolvendo municípios do Estado e o Estado da Bahia, na medida em que determina, por decisão judicial, o suprimento da autorização municipal para realização de eventos, bem como determina a comunicação acerca da necessidade de efetivo Policial Militar, para tornar viável a realização dos eventos pelos quais o Tribunal fundamentadamente deliberou pela proibição, em clara burla a usurpação de competência constitucional do TJBA, a quem compete apreciar tal matéria.
Para a Procuradoria Geral do Estado, a liberação de tais eventos pelo juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro configura usurpação de competência do TJBA, “considerando que qualquer medida impositiva do cumprimento de um dever ao município de Porto Seguro só pode ser outorgada pelo TJBA, juiz natural nos termos da Constituição do Estado da Bahia para processar demandas entre o Estado da Bahia e seus Municípios”.

ANVISA E PFIZER SE REUNIRÃO NESTA QUARTA (30) PARA TRATAR DE VACINAÇÃO NO BRASIL

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil vai ser o tema de uma reunião entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a farmacêutica Pfizer, que vai acontecer nesta quarta-feira (30).

A Pfizer acusa a Anvisa de apresentar uma série de exigências que, segundo a farmacêutica, impedem que a sua vacina seja entregue no curto prazo no Brasil.

As autoridades brasileiras, por sua vez, consideram que a Pfizer não tem vacina para vender ao Brasil no curto prazo e, em razão disso, acusa a burocracia brasileira de impor empecilhos para viabilizá-la.

Vale lembrar que na última segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a Pfizer e jogou a resolução do registro da vacina para a Anvisa.

‘MENINO JESUS’ É FURTADO DE PRESÉPIO MONTDO NA PRAÇA EM JEQUIÉ

A Polícia Militar recuperou na noite de segunda-feira (28), a peça que ilustra o ‘menino Jesus’ em um presépio montado na Praça Rui Barbosa, centro de Jequié. O boneco tinha sido furtado e os visitantes só perceberam no início da noite.

O ‘menino Jesus’ foi encontrado abandonado numa obra de construção próximo a Praça do Inocoop. A Polícia Militar recuperou a peça furtada, que foi recolocada no seu devido lugar. Ninguém foi preso.

Fonte: Giro Ipiaú

ITAPETINGA: FAMÍLIA SOFRE COM DESAPARECIMENTO DO CACHORRO FLOOK

A família sofre com o desaparecimento do cachorro da raça shitszu que atende pelo nome de “flook”, sumiu nas mediações do Vitória Régia, quem encontrou ou encontrar, entrar em contato: (77) 99133-3819.

AF

Seguro DPVAT não terá cobrança de taxa em 2021, decide conselho

Carros na Esplanada dos Ministérios, em Brasília  — Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, aprovou nesta terça-feira (29) o prêmio zero para o DPVAT em 2021 e, com isso, não haverá cobrança da taxa do seguro em 2021. O DPVAT é um seguro obrigatório, usado para indenização de vítimas de acidente de trânsito.

Segundo a Susep ( Superintendência de Seguros Privados) , não haverá cobrança em 2021 porque o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação no próximo ano. Esses recursos são de valores pagos em anos anteriores e que não foram utilizados.

Com a decisão, o seguro continua existindo, mas o motorista não precisará pagar o DPVAT. Uma eventual decisão sobre 2022 ainda terá de ser tomada pelo conselho.

Em 2020, o DPVAT passou por redução de 68% para carros, passando para R$ 5,23, e de 86% para motos, chegando a R$ 12,30.

Na reunião desta terça, o conselho decidiu ainda que Superintendência de Seguros Privados (Susep) deverá contratar um novo operador para o DPVAT.

RK

Porto Seguro: festas de réveillon voltam a ser suspensas pela Justiça

[Porto Seguro: festas de réveillon voltam a ser suspensas pela Justiça]

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Cinthya Maria Pina Resende acatou o pedido da Procuradoria Geral do Estado e suspendeu a eficácia da decisão do juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro que autorizou da realização de eventos festivos de fim de ano na cidade.

“O perigo da demora de uma decisão judicial é latente, considerando o notório volume de eventos programados e as notícias veiculadas nos meios de comunicação nacional e na rede mundial de computadores, da circulação de pessoas e desembarque de passageiros ao Município de Porto Seguro, bem como, diante da vigência da norma Estadual retromencionada, o que poderá, a despeito das deliberações pelos entes federativos interessados, ensejar perigosa e catastrófica aceleração do processo contaminação pela COVID-19, impondo reflexos irreparáveis em toda a população regional e local”, disse a magistrada.

Para a PGE, a liberação de tais eventos pelo juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro configura usurpação de competência do TJ-BA, “considerando que qualquer medida impositiva do cumprimento de um dever ao município de Porto Seguro só pode ser outorgada pelo TJ-BA, juiz natural nos termos da Constituição do Estado da Bahia para processar demandas entre o Estado da Bahia e seus Municípios”.

RK

Seis mil policiais farão fiscalização em praias, hotéis, bares e condomínios no dia 31 na Bahia

Seis mil policiais militares atuarão no dia 31 de dezembro fiscalizando possíveis festas ilegais na Bahia. Unidades territoriais e especializadas darão atenção especial às praias, condomínios, hotéis, bares e espaços com histórico de eventos.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Salvador, os bairros da orla marítima contarão com patrulhamento reforçado. Viaturas de quatro e duas rodas, além de aeronaves, serão empregadas. Regiões mais populares, com registros recentes de festas “paredões”, também serão verificadas.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior, principalmente nas cidades turísticas, as guarnições realizarão patrulhamento terrestre e, se necessário, com uso de embarcações para acessos à ilhas.

“Contamos com a população. Baianos e turistas precisam colaborar e respeitar os decretos estaduais”, declarou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro.

RK

JUIZ DERRUBA LIMINAR DO GOVERNADOR E AUTORIZA FESTAS COM ATÉ 200 PESSOAS EM PORTO SEGURO

Por G1 BA e TV Santa Cruz

Juiz autoriza festas de réveillon com até 200 pessoas em Porto Seguro; veja

Juiz autoriza festas de réveillon com até 200 pessoas em Porto Seguro; veja

Um juiz da comarca de Porto Seguro, no sul da Bahia, autorizou festas de réveillon na cidade, nesta segunda-feira (28). Uma liminar proibia a realização de eventos neste período na cidade.

Na decisão, o juiz Rogério Barbosa atende ao pedido de quatro estabelecimentos e libera a realização de eventos para até 200 pessoas, desde que respeitadas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativas à prevenção do novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.

 

O pedido à Justiça foi feito por duas pousadas, um restaurante e uma produtora de eventos que atuam na cidade. O juiz considerou o período de verão e de alta temporada em Porto Seguro, e afirmou que a realização dos eventos em ambientes controlados pode evitar aglomerações maiores em espaços públicos.

Decreto proíbe eventos

O Governo do Estado publicou um decreto, no início de dezembro, que proíbe a realização de shows e festas na BA independentemente do número de participantes.

Na semana passada, o governo entrou com pedido de tutela antecipada de urgência, tentando a proibição de festas particulares previstas para esse fim de ano na cidade, uma vez que já existe um decreto do estado com essas restrições. O juiz, no entanto, negou o pedido do estado e autorizou os eventos.

Desde a campanha eleitoral, o prefeito eleito de Porto Seguro, Janio Natal (PL), disse que, quando tomar posse, em 1º de janeiro, vai liberar o funcionamento irrestrito das casas de evento, mesmo com o crescente número de casos de contaminados pela Covid-19 na região.

Na noite desta segunda, o governador Rui Costa falou sobre o assunto nas redes sociais.

“Já perdemos mais de 9 mil pessoas para a Covid-19 em nosso estado. Chega! Mais do que nunca, é preciso sensatez. Penso que não se pode colocar em risco a vida das pessoas em nome de 4 festas privadas em Porto Seguro. Confio na Justiça e vamos recorrer! Nosso decreto continua proibindo shows e eventos nos 417 municípios da #Bahia e tem um objetivo: conter o avanço da #Covid19 e salvar vidas”, disse.

Em nota, a o Governo da Bahia informou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) “entende que, com todo respeito que merece a Justiça, o Judiciário e seus integrantes, a decisão é absurda, e, por isso mesmo será impugnada, por todos os meios possíveis, um vez que defere um alvará de funcionamento em prol de particulares que, sequer o postularam, nem poderiam fazê-lo dada a natureza de ação civil pública, medida judicial que não é dado ao particular em geral”.

Ainda na nota, o Governo do Estado afirma que a ordem do juiz “desrespeita decisão previamente concedida pelo plantão do Tribunal de Justiça do Estado, cuja hierarquia decisória é evidente e coloca a saúde da população, em época de pandemia, em segundo plano, em detrimento de interesses outros, inalcançáveis à Administração Estadual”.

Turismo em Porto Seguro

Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil — Foto: Prefeitura de Porto Seguro/Divulgação

Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia