sebrae
banner-130
engen22
mineraz
setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: set/2022

ACIDENTE NESTE DOMINGO NA BR 330

Uma caminhonete modelo Ford Ranger, placa final 7807, licenciada em Itabuna, capotou às margens da BR-330, no início da noite desse domingo (11), trecho da Fazenda Maia, no município de Barra do Rocha. O veículo seguia sentido Ipiaú, quando ocorreu o acidente.

Fotos: Giro Ipiaú

No interior da caminhonete, uma equipe do Samu encontrou marcas de sangue, entretanto, ninguém foi encontrado. A suspeita é que populares socorreram o ferido (ou feridos) até uma unidade hospitalar. O acidente deixou o veículo destruído. (Giro Ipiaú)

RK

PROFESSORA MORRE APÓS CARRO CAIR EM TANQUE DE PEIXES NO SUL DE MINAS

Uma professora de 32 anos morreu após o carro que dirigia cair em um tanque de peixes em Três Corações, na região Sul de Minas, nessa sexta-feira (9).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a professora ia de Lambari para Cambuquira dar aula. O carro foi encontrado submerso no Pesqueiro do Bilu, no km 8 da MGC-460.

Socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) constataram a morte. Foi necessário tirar o veículo da água para que o corpo da vítima fosse liberado.

Também compareceram ao local do acidente a perícia da Polícia Civil e uma guarnição da Polícia Militar. Não foi possível descobrir o que fez a professora perder o controle do carro, sair da pista e cair no tanque de peixes.

RK

GRAVE ACIDENTE NA BA-263, ENTRE ITAMBÉ E VITÓRIA DA CONQUISTA

Um grave acidente ocorrido na Rodovia BA-263, entre Itambé e Itapetinga, na noite do último sábado, 10, vitimou fatalmente uma mulher itororoense, de 27 anos, conhecida como Jadila Santos Campos.

Segundo informações, Jadila dirigia o veículo do marido, Marcelo Santos, (Bidu), e seguia sentido a cidade de Vitória da Conquista, próximo à cidade de Itambé, no acesso ao distrito de Campinarana, acompanhados do filho de 4 anos do casal, quando perdeu o controle do carro, que conduzia, ao tentar desviar de um buraco na Rodovia e caiu em uma ribanceira. O carro entrou em um lugar de difícil acesso e ficou encoberto pelo matagal. Com isso, ficou difícil de ser localizado por outros motoristas que passassem pela rodovia.

O veículo e a família só foram localizados nas primeiras horas da manhã deste domingo, 11, por um vaqueiro que passava próximo ao local. O filho do casal informou que ele dormiu dentro do carro.

Marcelo foi levado para a cidade de Itambé onde recebeu atendimento médico, mas, por se encontrar em desorientação, foi conduzido pelo SAMU para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. A criança nada sofreu.

RK

POLÍCIA DESTRÓI PLANTAÇÃO COM CERCA DE 1.500 PÉS DE MACONHA

A Polícia Militar destruiu cerca de 1.500 pés de maconha, na tarde da última sexta-feira (9), em Jequié, no sudoeste da Bahia. Um suspeito foi detido na ação que terminou com a apreensão de três armas e acessórios para a venda e produção da droga.

Em nota, a PM informa que a plantação foi localizada em um terreno baldio em uma área conhecida como Cravolândia. Foram apreendidos um revólver calibre 32, duas espingardas de fabricação caseira, munições, uma balança, uma motosserra, 119 reais, além de oito quilos da erva prontos para consumo.

De acordo com o tenente-coronel Reinaldo Souza, comandante do 19° BPMi, a polícia chegou ao local depois de denúncias de tráfico.

RK

PIX: EM BREVE BRASILEIROS PODERÃO TRANSFERIR DINHEIRO PARA MAIS DE 60 PAÍSES

Pix: em breve brasileiros poderão transferir dinheiro para mais de 60 países

O novo ‘Pix internacional’, chamado de Nexus, será lançado em breve e vai permitir transferências de valores entre mais de 60 países. O sistema está em fase de testes e permitirá o gasto de dinheiro no exterior sem a necessidade de ter cartão de crédito internacional. Com o Nexus, também será possível fazer pagamentos em outros países através de transferência instantânea.

O Nexus está sendo desenvolvido dentro do hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS), com sede na Basiléia, na Suíça, conhecido como “o banco central dos bancos centrais”. O objetivo do novo sistema é integrar todos os países que já contam com algum sistema instantâneo de pagamento e transferência, como o Pix.

Enquanto os testes são realizados na Malásia, Cingapura e Zona do Euro, por meio do Banco da Itália, o Brasil, por enquanto, participa apenas como observador.

RK

TRT-BA LANÇA CONCURSO PARA NOVOS SERVIDORES

TRT-BA lança concurso para novos servidores

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), que abrange o estado da Bahia, publicou o Edital nº 01/2022, que regulamenta o concurso público para formação de cadastro para cargos efetivos no TRT. As inscrições começaram no dia 15 de setembro e irão até 11 de outubro. O cadastro é feito por meio do site da Fundação Carlos Chagas.

As oportunidades contemplam as carreiras de técnico judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior) em diversas especialidades, com salários que variam de R$7.591,37 a R$12.455,30.

Para nível médio, o cadastro reserva será para técnico judiciário/área administrativa e para as especialidades de Agente da Polícia Judicial, Enfermagem e Tecnologia da Informação.

Já para nível superior, o cargo de analista judiciário/área administrativa e para as especialidades Contabilidade, Arquivologia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia em Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Estatística, Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação. Por fim, para nível superior em Direito, o cargo de analista judiciário/área judiciária, e Oficial de Justiça Avaliador Federal.

RK

CHARLES III É PROCLAMADO O NOVO REI DO REINO UNIDO

Charles III é proclamado o novo Rei do Reino Unido

Neste sábado (10), o rei Charles III foi formalmente proclamado monarca em uma cerimônia em Londres conhecida como Conselho de Adesão.

“No cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso”, declarou o novo rei durante a cerimônia. O Reino Unido, contudo, não estava sem um líder de Estado desde a morte da rainha Elizabeth II na quinta-feira (8). Isso porque a lei Rex nunquam moritur (“o rei nunca morre”, em latim) determina que o trono seja assumido pelo primeiro integrante na linha de sucessão real assim que o último monarca morre. Portanto, Charles III se tornou rei no momento em que a mãe faleceu.

Durante a cerimônia, também foi anunciado que o dia do funeral da Rainha Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido, mas a data exata ainda não foi definida.

RK

PARQUE DA MATINHA PERDE SEU LEÃO

A Matinha perdeu seu leão, uma das suas maiores atrações, um dos seus mais antigos moradores.
“Hulk já chegou como um animal adulto em Itapetinga e estava conosco há mais de 22 anos. A estimativa de vida de um leão em cativeiro é de 25 a 30 anos. Há tempos ele já demonstrava todos os sintomas de um animal idoso: perdeu agilidade, prostrava-se mais, dormia por mais tempo. Nas últimas semanas, já quase não se movimentava, diminuiu a alimentação… Ele vinha nos avisando, do jeito dele, que havia chegado a hora dessa despedida”, explicou o secretário de meio ambiente, Luciano Almeida.

Hulk chegou a Itapetinga no final da década de 90. Com a última reforma do Parque ele ganhou recinto novo, mais amplo, com direito a cascata e espaços que se aproximassem do seu habitat natural. Com o enriquecimento ambiental implantado pelos biólogos e veterinários do parque, seus instintos eram aguçados por cheiros, texturas e uma forma de alimentação que imitasse a caça. Sua saúde era monitorada frequentemente por profissionais qualificados. Como todos os demais animais do parque, ele chegou de outro cativeiro e já não tinha condições ser devolvido à natureza.

Neste sábado, 10, ele se despediu, mas, sem dúvidas, estará sempre na história do nosso parque, nas lembranças dos nossos visitantes, nos ouvidos dos nossos vizinhos que amanheciam com seu rugido alto, forte e destemido.

RK

CÂMARA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE “SAÚDE ÚNICA E BEM-ESTAR ANIMAL”

Por iniciativa do vereador Anderson da Nova (União), a Câmara Municipal de Itapetinga vai realizar uma audiência pública para discutir o tema “Saúde Única e Bem-estar Animal”. O evento acontecerá no dia 16 de setembro, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

O Requerimento Nº 31/2022, de Anderson da Nova, foi aprovado pela Casa Legislativa na sessão ordinária do dia 24 de agosto. No requerimento, o parlamentar explica que a audiência é justificada em função da Lei Federal Nº 13.426, de março de 2017. Essa lei dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos em todo o território nacional.

O vereador aponta que ainda não existe nenhuma política pública voltada para o controle populacional de animais abandonados na cidade. De acordo com informações das entidades ligadas à proteção de animais de rua, a atual crise econômica, agravada pela pandemia e a inflação, fez dobrar o índice de abandono e o custo para cuidar dos animais.

O palestrante da audiência será Vitor Quadros, que é ativista há 20 anos em Vitória da Conquista e mais recentemente em Barra do Choça. Hoje ele ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Protetora dos Animais de Barra do Choça (APA). “Percebendo que nossas realidades são muito parecidas, estou em contato com todas as associações que conheço das cidades vizinhas e simpatizantes, para auxiliar no cumprimento da lei e na implementação do mínimo de política pública para os animais em nossas cidades”, esclareceu.

Segundo protetores de animais, mesmo que a cidade de Itapetinga não tenha centro de zoonoses ou uma coordenação de zoonoses, diversas ações são viáveis, necessárias e urgentes no combate às zoonoses, abandono, ataques de cães, atropelamentos, acidentes de trânsito, maus-tratos e incentivo à adoção.

A SOS Animais de Rua (Associação Protetora dos Animais de Itapetinga) estima que existam mais de 19 mil animais abandonados entre cães, gatos e equídeos, em abrigos ou não. A SOS Animais acredita que, mesmo com seu incansável trabalho, esse número tenha aumentado.

A SOS Animais de Rua identifica-se como uma instituição filantrópica que resgata e cuida de animais em situação de risco sem a ajuda do poder público.

A associação foi fundada em 16 de fevereiro de 2009 e declarada de utilidade pública pela Lei Municipal nº 1.142, de 23 de novembro de 2011, sancionada pelo então prefeito José Carlos Moura.

A Lei Municipal Nº 1.341/2017, sancionada pelo atual prefeito Rodrigo Hagge, autorizou o Poder Executivo a doar um terreno de 600 m² para a associação SOS Animais de Rua. A lei estipulou um prazo improrrogável de dois anos, contados da ratificação da Escritura Pública, para que a entidade efetivasse a construção da sede própria ou de um local destinado ao zelo e cuidado dos animais de rua. Caso contrário, o espaço seria reincorporado ao patrimônio do município.

O referido terreno está localizado na área institucional do Conjunto Habitacional 12 de Dezembro, tendo como ponto de referência as Quadras 2 e 3. Entretanto, a associação alega que, por algumas razões, o espaço foi considerado impróprio para construção do abrigo, principalmente por estar situado perto de residências.

Esse tipo de localidade não é a melhor opção para construção de abrigos de animais de rua, visto que a associação teria que lidar futuramente com reclamações por parte da vizinhança relativas aos latidos dos cães, por exemplo.

Serão convidadas para a audiência pública as seguintes autoridades: prefeito municipal, Ministério Público, secretários municipais de Saúde, Agricultura, Meio-ambiente, Administração, Educação, comandante da Guarda Municipal, além de coordenadores de endemias e vigilância sanitária, coordenadores de escolas, conselhos municipais e entidades da sociedade civil organizada.

RK

ÔNIBUS DO HARMONIA DO SAMBA É ASSALTADO NA BAHIA

Os músicos, equipe técnica e outros funcionários que fazem parte da banda Harmonia do Samba, foram assaltados na região do Conde, Linha Verde, na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (7), quando viajavam para Alagoas, onde fariam um show.

Os suspeitos renderam os passageiros e roubaram os pertences pessoais, equipamentos eletrônicos, como HDs, computadores e outros materiais do grupo. Apesar do susto, ninguém se feriu, e os funcionários passam bem.

Através dos stories do Instagram, no início da tarde desta quarta-feira (7), Xanddy, vocalista da banda, lamentou o ocorrido e informou aos pagantes do show que faria na cidade de Maragogi que o evento será adiado ou cancelado.

“Infelizmente por conta desse ocorrido não existe condições de se fazer o show hoje. Nossa equipe está abalada psicologicamente, mas ainda assim gratos que estamos todos bem, com a integridade física intacta e com a família. É o que verdadeiramente importa. Tenho certeza que encontraremos a torcida de Maragogi em breve”, informou.

O marido de Carla Perez ainda reforçou que ocorra uma investigação pois, segundo ele, há indícios da quadrilha sempre realizar assaltos na mesma estrada.

“Pedimos às autoridades que seja apurado isso. Acredito que outros ônibus, não apenas de banda, mas também ônibus de turismo já sofreram o mesmo episódio. Fica o apelo também aos assaltantes para que devolvam os pertences pessoais e da banda. São HDs, computadores com materiais importantes do nosso trabalho”, completou.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia