:: set/2022
PROFESSOR DE JIU-JITSU MORRE APÓS CAIR DE BICICLETA
Um professor de jiu-jitsu morreu após cair da bicicleta que ele conduzia, em Feira de Santana. O acidente ocorreu no sábado (24), na região do centro.
A vítima foi identificada como Alexsandro Brilhante, de 48 anos. Testemunhas afirmam que ele transitava pela Ladeira do Nagé e tentou desviar de uma pedra, quando se desequilibrou e caiu, batendo a cabeça no chão.
Ainda de acordo com testemunhas, o ciclista usava roupa apropriada para a prática, inclusive capacete. Mesmo assim, com o impacto da queda, ele morreu na hora. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Conhecido como Bia, Alexsandro tinha mais de 40 anos de tatame e era muito conhecido na cidade. Faixa preta de jiu-jitsu, ele dava aulas em uma academia, em uma escola particular, e tinha alunos de todas as idades. Além disso, também atuava como árbitro em disputas de artes marciais, em toda a Bahia.
RK
GUARDA MUNICIPAL LIBERTA MULHER QUE ESTAVA EM CÁRCERE PRIVADO POR QUASE 3 MESES
Uma equipe da Guarda da Civil Municipal (GCM) de Santaluz, na região do Sisal, resgatou, na tarde deste sábado (24), uma mulher de 41 anos que era mantida em cárcere privado pelo seu então companheiro.
Segundo informações a GCM foi comunicada da situação através de uma ligação feita para o celular funcional da corporação. Ao se deslocar até o local, os prepostos constararam a veracidade da denúncia e arrombaram o cadeado da residência onde a vítima se encontrava.
De acordo com os guardas, a mulher apresentava vários hematomas pelo corpo e rosto. Quando foi resgatada, ela chorou e relatou que o agressor a mantinha presa há quase três meses. Ela era espancada com frequência e teve o cartão roubado por ele. A vítima foi conduzida até o Hospital Municipal Petronilho Evangelista dos Santos.
Uma diligência foi realizada pela equipe a fim de prender o acusado. Ele foi localizado em uma rua próxima da residência onde a companheira era mantida em cárcere e depois apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité, onde ficará à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, tem 37 anos e tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio, cometido no estado de São Paulo em março desse ano.
RK
GOVERNO ANUNCIA PAGAMENTO DO PRECATÓRIO DO FUNDEB PARA PROFESSORES ATÉ FIM DE SETEMBRO
O governo da Bahia publicou, nesta sexta-feira (23), o decreto que regulamenta o pagamento do precatório do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundeb). Segundo o documento, os professores vão receber 90% do valor que eles têm direito até o fim do mês. O restante será completado dentro de um prazo de 90 dias.
A lista com a relação dos profissionais que têm direito aos valores do precatório será publicada nos próximos dias. Nela, estão indicados os servidores ativos e inativos que já integram a folha de pagamento do Estado, e a relação daqueles que podem receber os valores do precatório, mas não integram a folha de pagamento.
Após a publicação da lista, os profissionais que têm direito aos valores do precatório, mas que porventura não aparecerem, também o prazo de 30 dias para solicitar a inclusão na relação de profissionais habilitados.
RK
DESFILE DA PRIMAVERA LEVA ENCANTO ÀS RUAS DE ITAPETINGA
Na manhã de sexta-feira (23), alunos de doze escolas de educação infantil do município encheram as ruas da cidade de graça, beleza e muita imaginação. O Desfile da Primavera apresentou as riquezas ambientais e culturais de nosso município, como mais uma homenagem à Itapetinga no ano do seu septuagenário.
Além de nossos pontos turísticos e nossas belezas naturais, foram exaltados, também, os escritores de histórias infantis do município. Passaram pela praça Dairy Valley todos os personagens dos livros O Mistério da Girafa Dançante, As Aventuras de Maria, Ló e o Grilo Fantástico e As Aventuras do Besouro Bili. Os autores Milana Correia, Miriam Santos Carvalho e Lúcio Paulo, acompanharam o desfile que apresentavam o enredo e os personagens de suas obras.
De acordo com o secretário de educação, Fábio Viana, “a educação infantil é o início da caminhada educacional e ela tem um importante papel na construção desses pequenos cidadãos. O desfile – e todo o trabalho de preparação para ele – é uma das ferramentas que utilizamos para, de forma lúdica, desenvolver muitas das habilidades pretendidas na pré-escola”, explicou.

RK
GOVERNO DEVERÁ FECHAR O ANO COM PRIMEIRO SUPERÁVIT PRIMÁRIO DESDE 2013
Pela primeira vez em nove anos, as contas públicas deverão fechar no azul. Em 2022, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – deverá obter superávit primário de R$ 13,548 bilhões. Isso ocorrerá porque, além de as despesas caírem, o governo aumentou as projeções de receitas.
A estimativa consta no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, enviado hoje (22) ao Congresso Nacional. A versão anterior do documento, divulgada em julho, previa que o Governo Central fecharia o ano com déficit primário de R$ 59,534 bilhões.
Desde 2014, o Governo Central registrava déficit primário ano a ano. A melhora do resultado fiscal deve-se tanto à queda das despesas como ao crescimento das receitas.
Mesmo com as desonerações concedidas sobre combustíveis e produtos industrializados, as previsões de receitas brutas saltaram R$ 82,197 bilhões em relação ao relatório anterior, divulgado em julho. Ao descontar as transferências para os estados e os municípios, a estimativa das receitas líquidas aumentou em R$ 69,948 bilhões.
Em relação aos gastos, a projeção para as despesas primárias em 2022 caiu R$ 2,954 bilhões, devendo fechar o ano em R$ 1,831 trilhão. A estimativa para os gastos obrigatórios caiu para R$ 1,678 trilhão, valor R$ 1,944 bilhão menor que o projetado em julho. A previsão de gastos discricionários (não obrigatórios) do Poder Executivo foi reduzida em R$ 1,01 bilhão, para R$ 153,236 bilhões.
Campo de Marte
A previsão de superávit primário só não será maior por causa do acordo que extinguiu a dívida de cerca de R$ 24 bilhões da Prefeitura de São Paulo com a União em troca da extinção da ação judicial que questiona o controle do aeroporto de Campo de Marte, na capital paulista. Não fosse o acordo, o Governo Central obteria superávit primário de R$ 37,5 bilhões neste ano.
O superávit primário representa a economia de recursos para o pagamento dos juros da dívida pública. A projeção, informou o Ministério da Economia, incorpora a aprovação da emenda constitucional que aumenta benefícios sociais e cria auxílio para taxistas e caminhoneiros. A mudanças tem impacto de R$ 41,25 bilhões até o fim do ano, mas esses gastos não foram afetados pelo contingenciamento porque estão fora do teto de gastos.
A estimativa também inclui as desonerações de R$ 71,56 bilhões que entraram em vigor em 2022. Desde o início do ano, o governo concedeu diversas desonerações para estimular a economia. As medidas com maior impacto são a redução em 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que fará a União deixar de arrecadar R$ 23,6 bilhões neste ano. Em segundo lugar, vem a desoneração sobre os combustíveis, com impacto de R$ 16,51 bilhões nas receitas do governo.
Bloqueios totais
No fim de março, o governo havia contingenciado R$ 1,722 bilhão em emendas de relator. Em maio, a equipe econômica inicialmente divulgou um bloqueio de R$ 8,239 bilhões, mas o valor foi posteriormente reduzido para R$ 6,965 bilhões.
Em julho, o governo fez um novo bloqueio de R$ 6,739 bilhões. De lá para cá, haveria a necessidade de um novo bloqueio de R$ 10,5 bilhões, mas como existem R$ 7,865 bilhões em emendas de relator e em emendas de bancada bloqueados, só foi necessário bloquear R$ 2,635 bilhões.
A cada dois meses, o Ministério da Economia divulga o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento. Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento das receitas e das despesas, a equipe econômica determina o bloqueio necessário para cumprir as metas de déficit primário (resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública) e o teto de gastos.
EMPRESÁRIO MORRE APÓS CHOQUE AO MANUSEAR BOMBA D’ÁGUA
Um empresário de Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, morreu após sofrer uma descarga elétrica. O fato ocorreu na zona rural do município nesta quarta-feira (21). Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Edivan Santos Alves manuseava uma bomba d’água na localidade conhecida como Sítio Gameleira, quando ocorreu o incidente.
Uma ambulância do Samu foi acionada, mas a vítima não tinha foi a óbito no local. Policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também se dirigiram ao local e constataram o óbito. Depois, o corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, na mesma região. O empresário atuava no ramo de refrigeração de Guanambi.
PETROBRAS REDUZ PREÇOS DE VENDA DO GÁS DE COZINHA PARA DESTRIBUIDORAS
A partir desta sexta-feira (23), o preço médio de venda do GLP (gás de cozinha) da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,0265/kg para R$ 3,7842/kg, equivalente a R$ 49,19 por 13kg, refletindo redução média de R$ 3,15 por 13 kg.
A redução acompanha a evolução dos preços de referência e mantém a prática de preços da Petrobras, que justifica como uma busca pelo equilíbrio dos seus preços com o mercado, sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio.
JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS PARA LIBERTAR JOSÉ DUMONT, PRESO POR PEDOFILIA
Preso há uma semana por armazenamento de conteúdo pornográfico infantil, o ator José Dumont teve o pedido de prisão negado pela Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com o Notícias da TV, a defesa do intérprete desejava que ele pudesse responder em liberdade após o pagamento de uma fiança de R$ 40 mil.
Após ser negado, os advogados de José Dumont recorreram da decisão e, agora, depende dos juízes da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O pedido foi rejeitado no último domingo (18).
Os advogados de José se baseiam em dois argumentos. A primeira é de que a relação próxima e de cumplicidade de José Dumont com a vítima de 12 anos estaria sendo mal interpretado pelos investigadores.
A segunda afirmou que José era como um padrinho da criança e conhecia toda a família, por isso teria oferecido uma ajuda financeira ao garoto. Outro ponto alegado pelos advogados que defendem José Dumont é o fato de ele ter colaborado com as investigações ao não resistir à prisão.
ACM NETO É VISTO PELOS BAIANOS COMO O CANDIDATO A GOVERNADOR MAIS INTELIGENTE, IDEALIZADOR E MODERNO
A nova pesquisa Datafolha aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) é considerado pelos eleitores baianos como o candidato a governador mais inteligente, idealizador e moderno. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (21) pela rádio Metrópole, ainda mostra que essa imagem de Neto vai além dos seus eleitores e chega também a uma parcela das pessoas que dizem votar no candidato Jerônimo Rodrigues (PT).
De acordo com a pesquisa, 28% dos eleitores de Jerônimo Rodrigues (PT) consideram Neto o mais inteligente. Outros 23% dos eleitores do candidato petista vêem o ex-prefeito de Salvador como o mais realizador e 24% como o mais moderno e inovador.
Levando em conta o total de entrevistados, o levantamento mostra que ACM Neto é visto como o candidato mais inteligente por 56%, enquanto Jerônimo aparece com 18%. No quesito realizador, o ex-prefeito da capital baiana também larga vantagem, sendo apontado como o favorito por 55% dos ouvidos no levantamento, contra 20% do postulante do PT.
PRAZO PARA ELEITOR SOLICITAR 2ª VIA DO TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA
Eleitores têm até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do título de eleitor. Para isso, o cidadão não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência não justificada em eleições anteriores.
O documento pode ser solicitado presencialmente em cartórios eleitorais, ou impresso direto do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no campo “Imprimir o título eleitoral“. Outra alternativa é usar a versão digital do título eleitoral, o eTítulo, que pode ser obtido gratuitamente por meio do aplicativo na Apple Store e Google Play.
O título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
RK




























