O órgão que regula a Internet na França anunciou, nesta quinta-feira (10), que multou o Google e a Amazon em 100 e 35 milhões de euros, respectivamente (120 e 42 milhões de dólares), por não cumprirem a legislação sobre cookies (rastreadores de anúncios).

A Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL) criticou o Google.fr e o Amazon.fr, em particular, pela prática de colocar cookies de publicidade nos computadores dos usuários da Internet “sem seu consentimento prévio”.

Além disso, os avisos de informação apresentados durante a consulta dessas páginas não continham, no momento dos controles da CNIL, “informação suficientemente clara para que o internauta saiba para que servem esses cookies e como pode rejeitá-los”, segundo a Comissão.

Além das multas, a CNIL “ordena às empresas que alterem seus alertas, no prazo de três meses”, com multa de 100 mil euros por cada dia de atraso, passado esse prazo.

As infracções apuradas pela CNIL “ameaçam a privacidade dos usuários da Internet no seu cotidiano digital”, uma vez que “permitem-nos recolher inúmeras informações sobre as pessoas, sem o seu consentimento, e depois poder propor publicidade personalizada”, segundo a CNIL.

AF