O Monumento aos Orixás da cidade de Itapetinga foi inaugurado no ano de 1981, sendo o primeiro monumento as divindades africanas erguido no Estado da Bahia. Trazendo em sua representação divindades do panteão africano Oxalá, Ogum e Omolu.
Erguido na 3ª gestão do prefeito José Vaz Espinheira no qual mandou trazer o artista plástico Manoel Bonfim da escola de belas artes da UFBA da cidade de Salvador.
Ao longo dos anos o Monumento vinha sofrendo constantes ataques e depredações por parte de vândalos e fanáticos religiosos da cidade. Tendo em uma ocasião sofrido uma tentativa de derrubada, na qual foram amarradas cordas na estatua de 2,5 (metros e meio) e com o auxilio de um carro, tentaram derrubar a estatua, porém sem sucesso.

Na atual gestão do Prefeito Rodrigo Hagge, o grupo religioso Tombenci Fé e Razao entrou com a solicitação de manutenção e preservação do monumento, usando o dispositivo legal LEI Nº 13.182 DE 06 DE JUNHO DE 2014, amparado no Estatuto da Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da Bahia, em seu CAPÍTULO XII DA DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA ART. 86º, onde se ler:
II – inventariar, restaurar, preservar e proteger os documentos, obras e outros bens de valor artístico e cultural, os espaços públicos, monumentos, mananciais, flora, recursos ambientais e sítios arqueológicos vinculados às religiões afro-brasileiras;
Demanda que foi prontamente atendida pela secretaria de Cultura na pessoa do secretario Jorge e o Prefeito Rodrigo Hagge.

Agora segue a reforma e o tombamento do monumento por parte do município, tendo sua reinauguração marcada para o dia 9 de Janeiro de 2021.
( ASCOM grupo Tombenci Fé e Razao )

RK