sebrae
banner-130
engen22
mineraz
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: ‘Justiça’

Presos fazem rebelião em Jequié após revista que apreendeu 230 celulares e wi-fi

Internos do Conjunto Penal de Jequié realizaram uma rebelião na tarde desta segunda-feira (4), após uma revista de rotina realizada em todos os pavilhões da unidade. Eles também protestavam pela transferência de 13 presos e tiveram 230 celulares apreendidos, além de um aparelho de wi-fi.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), a polícia aproveitou a revista em todo Conjunto Penal para transferir os 13 presos, que são considerados líderes de quadrilhas.

 

Ainda segundo a Seap, o processo de revista começou por volta de 6h e terminou por volta de 13h. Para isso, o policiamento no local foi reforçado com a presença do Grupo Especial De Operações Prisionais (Geop), da Polícia de Choque. Todos os internos precisaram ser retirados das suas celas e iniciaram a rebelião durante o banho de sol, por volta de 13h30.
Com o policiamento reforçado no Conjunto Penal, a revolta foi controlada em menos de uma hora. Também foram encontrados pela polícia durante a revista R$ 23 827 em espécie, 233 chips de celular, 33 cartões de memória, 23 facas, nove facões, 970 gramas de maconha, nove gramas de crack, além de papéis com anotações de contabilidade do tráfico.  :: LEIA MAIS »

Rebelião no Presídio de Jequié deixa vários presos feridos

A Polícia realizou uma mega operação no Conjunto Penal de Jequié, nesta segunda feira (04).  Foram feitas revistas em todas as celas e módulos prisionais onde foram recolhidos vários objetos, celulares, armas e drogas.
A operação visa desarticular os chamados “bondes”, ou chefes de pavilhões, que serão transferidos para outras cadeias. Devido a abordagem, algusn detentos começaram a protestar. O advogado Valmiral Pacheco Marinho Filho informou ao blog do Jr.
Mascote que os policiais estariam usando da força e espancando os presos, disse também que familiares dos internos foram para frente do Presídio e teriam sido agredidos. Valmiral procurou o Ministério Público e formalizou a denúncia, agora aguarda uma intervenção do estado. Os presos considerados perigosos serão transferidos nos bondes para outros presídios da Bahia. Há informações de vários presos feridos, mas a quantidade ainda não foi revelada.

Pró-legalização da maconha, juiz de Coité critica leis antidrogas

Juiz Gerivaldo Neiva critica o tratamento do Judiciário a questões relacionadas às drogas. “Todos nós nos drogamos”

O juiz Gerivaldo Neiva, das varas cível e criminal de Conceição do Coité, no Nordeste baiano, virou tema de discussão nacional, nos últimos dias, ao publicar um texto em blog pessoal no qual defende a legalização da maconha. Intitulado “Ontem foi domingo e me droguei muito” – publicado originalmente na página www.gerivaldoneiva.com, no último dia 21 –, o texto narra discussões que ele teve com um grupo de amigos, numa festa, sobre a questão do consumo e combate às drogas.

No texto, o juiz condena a hipocrisia em torno do assunto e a falta de aprofundamento, especialmente do Judiciário, no trato a temas relacionados às drogas. Porta-voz no Brasil do Law Enforcement Against Prohibition (Leap Brasil), que defende a falência das atuais políticas de drogas, Gerivaldo afirma que sua principal intenção era trazer o debate para seu blog. Não esperava que a repercussão fosse tão grande – só no primeiro dia, foram 6.123 leitores.Depois 30 mil, 50 mil, até viralisar e ser repercutido em vários sites, entre eles, o Estadão.

 

Foto: Evandro Veiga

 

Casado, pai de dois adolescentes, o magistrado tem mais de 30 anos de carreira. Ele recebeu oCORREIO, na quinta, no Fórum de Coité, onde falou sobre a polêmica em torno do texto e voltou a defender as ideias nele expostas.

Como surgiu a ideia para o texto “Ontem foi domingo e me droguei muito”?
A legalização (da maconha) é um tema atual, está nos jornais, revistas. Num domingo, me reuni com amigos que trabalham com dependentes químicos para um churrasco, algo comum. Num tom de brincadeira, um deles disse “Vamos tomar uma cerveja? Mas lembrem: cerveja também, pela catalogação oficial, é droga. Então, álcool, tabaco, maconha, cocaína, são drogas. A diferença é que umas são lícitas, outras não”. Aí, veio o questionamento: estamos nos drogando e isso não tem problema nenhum, para a sociedade e para a lei. Mas se lá fora tiver um menino fumando um baseado, causa um constrangimento nos vizinhos, vão ligar pra polícia e vão prender o menino,  por ele estar usando também uma droga. Fiz o texto para provocar essa discussão e consegui esse objetivo. :: LEIA MAIS »

Trio que comia gente em Garanhuns vai a júri popular em outubro

No dia 20 de outubro o trio que ficou conhecido como “canibais de Garanhuns” vai a júri popular no Tribunal de Justiça de Pernambuco pela morte de uma das vítimas: Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, ocorrida em 2008, no município de Olinda. A promotora Eliane Gaia já começou seu preparo para o que considera um dos julgamentos mais difíceis em 12 anos que tem de júri. Segundo ela, a leitura do processo causa desgaste, uma vez que traz detalhes do crime.
“Esse processo é horrendo. Eu vou lendo, rezando, levantando, tomando uma água para conseguir continuar lendo. A coisa é feia. É a segunda vez que estou lendo (o processo). Na primeira vez, quase enlouqueci”, contou ela ao jornal Extra.
Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 52 anos, Isabel Cristina da Silveira, de 53, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, de 27, são acusados de homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio (desrespeito ao corpo) e ocultação de cadáver. O crime teve requinte de crueldade: partes do corpo foram ingeridas pelo trio e os restos mortais cimentados numa parede.
No processo é descrito como os acusados preparavam a carne de suas vítimas para o consumo. Primeiro, retiravam o sangue do corpo e, depois, a preparavam as partes consideradas nobres como se fosse carne bovina. As partes do cadáver consideradas “impuras” pelo trio – membros inferiores e superiores – eram emparedadas. :: LEIA MAIS »

Polícia Federal cumpre mandados em endereços da Telexfree no ES

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Orion, que investiga os crimes financeiros relacionados às atividades da Ympactus Comercial, empresa que representa a marca Telexfree no Brasil. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão na sede da empresa, na Enseada do Suá, em Vitória, e em outros endereços ligados ao grupo. A Receita Federal também integra a ação, que tem a participação de 50 agentes da PF e 18 auditores.
 Segundo o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Rodrigo de Lucca, há provas de que a empresa funcionava como uma pirâmide financeira. “A prova colhida nos autos é cabal, tanto do funcionamento da pirâmide financeira, quanto em relação ao funcionamento da empresa como uma instituição financeira sem ter autorização do órgão competente para isso”, falou. A análise do material apreendido, segundo De Lucca, vai integrar a parte final das investigações.  “O trabalho feito hoje foi a coleta de documentos, mídias, notebooks e smartphones para reforçar ainda mais a materialidade que existe do crime praticado pelos representantes da empresa Telexfree”, disse.  :: LEIA MAIS »

BOMBA: Primo de goleiro Bruno revela onde está corpo de Eliza Samúdio

Em entrevista à rádio, Jorge Sales descreveu detalhes do assassinato e disse que corpo está próximo a aeroporto de Belo Horizonte

O primo do goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, Jorge Rosa Sales, revelou nesta quinta-feira (24) que o corpo da ex-modelo Eliza Samúdio está enterrado num terreno próximo ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em entrevista à Rádio Tupi, Jorge afirmou que Eliza foi torturada e morta por asfixia na casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Ela foi enrolada num lençol e colocada dentro de um saco lacrado antes de ser levada até o local. Jorge, que era menor na época do crime, contou que Macarrão estava junto e conhecia bem a região para onde o corpo de Eliza foi levado.

“Ela não foi esquartejada. Só cortaram a mão dela. O corpo ficou inteiro”, afirmou Jorge, acrescentando que o corpo foi transportado até ao cemitério clandestino no porta-malas de um EcoSport.

O relato foi feito ao repórter Marcos Marinho. Segundo o jornalista, Jorge revelou como se chega ao terreno.

Foto: AFP

“O local fica próximo ao aeroporto. Antes de chegar ao local, passa um retorno, depois de três ruas, entra numa estrada de chão. É um lugar distante. Ela foi enterrada perto de um pé de coqueiro grande e único dentro do terreno. Mesmo se não tiver mais esse pé de coqueiro no local, eu sei onde ela (corpo de Eliza) está. O buraco onde ela foi enterrada foi feito por uma retroescavadeira para dificultar a localização do corpo”, afirmou Jorge.

Jorge disse que ficou segurando o bebê enquanto Eliza era assassinada. Ele disse que não tinha como correr para pedir ajuda. ” Eu estava em Belo Horizonte e não sabia que aquilo ia acontecer. Eu não conhecia aquele lugar. Como eu ia sair para pedir ajuda? Como eu ia sair do local correndo? Não pude fazer nada porque o Bola é um psicopata, mata fácil. Fiquei com medo de sair para pedir ajuda”, afirmou.

Foto: Reprodução

Questionado porque só revelou a história depois de quatro anos, ele respondeu. ” Eu não sabia a pessoa certa para eu confiar para contar isso. Eu pensei muito. Me coloquei no lugar dela. De fazerem alguma coisa comigo. Isso não vai aliviar a pena do Bruno. Quero fazer a minha parte, mostrar onde ela está.”

Ele disse que não ganhou dinheiro para participar do sequestro de Eliza Samúdio.

De acordo com Jorge, o outro primo de Bruno, Sérgio Rosa Sales, que participou da reconstituição do crime e foi assassinado em 2012, teria sido morto por causa da morte da ex-modelo. Ele culpa o Macarrão pela morte de Sérgio. “Ele falou demais”, disse Jorge.

Desde o início do caso, Jorge mudou as versões, mentiu por orientações do advogado Elieser. ” Eu falando a verdade, eles não iam me soltar. Eu inventava uma história atrás da outra. Foi muita pressão em cima de mim.”

Primo do goleiro Bruno contou detalhes do assassinado (Foto: AFP)

Prisão
Bruno foi preso em 2010 junto com o amigo, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, acusados de sequestrar e matar Eliza Samudio, ex-amante do então goleiro do Flamengo.

No dia 8 de março do ano passado, o ex-jogador foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, além de sequestro e cárcere privado do filho da modelo, Bruninho. Com isso, o ex-jogador foi condenado a 22 anos e três meses de prisão. :: LEIA MAIS »

Justiça fixa fiança em R$ 72 mil para liberar jovem que quebrou santos

Homem é preso por suspeita de quebrar imagens de santos em MG

Segundo o comandante da companhia da PM da localidade, capitão Maurício Giovanni Ferreira Batista, o suspeito, que foi preso em flagrante, teria afirmado ser protestante e, por esse motivo, não gostaria de imagens de santos Leia mais Divulgação/Prefeitura de Sacramento

A Justiça de Minas Gerais fixou em 100 salários mínimos (R$ 72,4 mil) a fiança para a liberdade a Mizael Rodrigues Félix, 20, acusado de ter destruído imagens de santos em igreja de Minas Gerais.

Segundo a Polícia Militar, o rapaz de 20 anos está no presídio da cidade de Sacramento (453 km de Belo Horizonte) desde o dia 16 deste mês, após ter sido preso em flagrante. :: LEIA MAIS »

Empresário Christiano Rangel é condenado a 4 anos e meio de prisão por agredir ex

Ele agrediu a ex-namorada, Aida de Mendonça, em janeiro de 2013 e está foragido

O empresário Christiano Rangel foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão por crime de lesão corporal grave e ameaça, agravado pela Lei Maria da Penha. A decisão foi tomada por causa das agressões que a ex-namorada do empresário, Aida de Mendonça, sofreu em janeiro do ano passado.

Christiano teve a prisão preventiva decretada há um ano, mas está foragido. Ele não tinha mais um relacionamento com Aida desde dezembro de 2012, mas em janeiro do ano passado a encontrou em um bar, no bairro do Rio Vermelho, e a levou para seu apartamento “contra a vontade dela”, segundo a juíza 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Márcia Nunes Lisboa.

última notícia que se teve do empresário foi por uma foto no Instagram, em que ele aparece ao lado de amigos, no restaurante Cipriani, em Miami. A fotografia foi postada, em dezembro de 2013, pelo arquiteto paulista Roberto Migotto, e retirada pouco tempo depois.

 

Foto: Divulgação

Relembre o caso
O empresário não se relacionava mais com Aida desde dezembro de 2012 mas, segundo uma denúncia, eles se encontraram em um bar, no bairro do Rio Vermelho e, depois, Aida foi levada para o apartamento de Christiano “contra a sua vontade”, onde teve início uma discussão que levou às agressões.

De acordo com a juíza Márcia Nunes, “Christiano puxou os cabelos de Aida, arremessando-a contra a parede, derrubando-a no chão e lhe esmurrando diversas vezes na face. Após dizer várias vezes que iria matá-la, arremessou-a contra o criado mudo, continuando com as agressões, sofrendo a vítima muitas pancadas na cabeça”.

 

Ex-namorada do empresário sofreu traumatismo craniano e lesão ocular. Foto: Arquivo Pessoal

Aida chegou a desmaiar e ser acordada pelo empresário, que lhe disse que ela havia caído. Ela foi levada ao hospital por sua prima, que ouviu do médico que “as lesões apresentadas eram resultantes de agressão e não de queda”. A ex-namorada sofreu traumatismo craniano e lesão ocular.

Ainda em janeiro de 2013, a juíza Márcia Nunes decretou que Christiano deve manter uma distância mínima de 300 metros de Aida, além de não poder frequentar os mesmos lugares que ela.

Justiça condena Ibama a indenizar mulher por morte de papagaio

A Justiça Federal em Pernambuco condenou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a pagar R$ 5 mil de indenização à ambulante G.V.F., dona do papagaio Meu Lourinho, assistida pela Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, Pernambuco.
O juiz da 2ª Vara Federal, Francisco Alves dos Santos Júnior, condenou o Ibama em primeira instância, em seguida à morte do animal na sede do órgão na capital pernambucana, em julho do ano passado. O papagaio foi levado da casa de sua dona, em 14 de março de 2013, após denúncia anônima de maus-tratos. No entanto, somente quando G.V.F. foi buscar o animal – depois que o mesmo magistrado decidiu por sua devolução – no dia 17 de agosto de 2013, ela foi informada da morte da ave, ocorrida em 10 de julho do mesmo ano. :: LEIA MAIS »

Brasil tem mais de 346 mil fichas-sujas impedidos de disputar a eleição

Dados parciais consideram informações sobre políticos condenados por órgãos colegiados, fornecidas por 2,2 mil órgãos em todo o país; número já é 180% maior que em 2012

urna

Levantamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que existem no Brasil, atualmente, 346.742 processos de potenciais inelegíveis devido à Lei Complementar 123/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, e por outras condenações. Os dados parciais foram compilados no último dia 24 e ainda estão ainda em fase de consolidação.

A Lei da Ficha Limpa foi aprovada pelo Congresso e promulgada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, a partir de um projeto de iniciativa popular que coletou 1,3 milhão de assinaturas. A lei torna inelegível por oito anos um candidato que teve o mandato cassado, que renunciou para fugir de uma cassação ou aqueles que forem condenados por decisão de órgão colegiado (Tribunal de Justiça ou Cortes Superiores). :: LEIA MAIS »

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia