:: ‘Justiça’
Cacique ‘Babau’ tem liminar reconhecida e está em liberdade

Está em liberdade Rosivaldo Ferreira da Silva, líder indígena conhecido como cacique Babau. A decisão em caráter liminar foi do desembargador Sebastião Reis, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Babau foi preso no dia 24 de abril, quando se entregou à Polícia Federal em Brasília, sob suspeita de ser mandante da morte de um produtor rural no sul da Bahia. De acordo com o STJ, o ministro justifica o voto com o reconhecimento de que a prisão dele não é necessária na atual fase do processo.
Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título
por Mateus Novais
O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.
Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos
Fonte: Blog Resenha Geral
MP denuncia advogada acusada de se apropriar de R$ 80 mil de idosa
A luta para garantir o direito a home care mediante os graves problemas de saúde encontrou um obstáculo ainda maior e, no mínimo absurdo, que está em trâmite na Justiça baiana. A história da senhora de pronome Eunice, de 102 anos, começou quando foi necessário apelar nos tribunais pela garantia de uma Assistência Domiciliar, com acompanhamento geriátrico em domicílio, nutricional e cama hospitalar, visitas médicas quando necessário, além de um profissional de saúde por 24 horas. Direitos estes, até então negados pelo plano de saúde utilizado pela paciente.
O processo que é do ano de 2006 teve resolução favorável à dona Eunice, na qual a causa ganha ficou no valor que ultrapassa os R$ 80 mil. Entretanto, a conclusão do processo abriu a porta para um problema que perpassa a ética e os valores da advocacia.
.jpg)
A reportagem do Bocão News e o programa Bahia no Ar da Rádio Metrópole apresentado por Zé Eduardo tiveram acesso, com exclusividade, a documentos que apontam a advogada Rita de Cássia Pinho Pessoa como sendo a representante de dona Eunice neste processo envolvendo o plano de saúde e que tramitou no 1º juizado especial. Mas, em 15 de dezembro daquele ano, a advogada ganhou a causa em defesa de dona Eunice, retirou o processo do cartório e não devolveu até a data de hoje o valor que deveria estar com a idosa.
Por conta disso, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP) entrou com uma ação contra Rita de Cássia, na qual a denúncia contra ela foi representada conforme descrito no documento abaixo. Rita está sendo acusada de apropiação indébita por ficar com mais de R$ 82 mil que foram transferidos para sua conta pessoal.

“Recebida a denúncia Vistos, etc. Trata-se de denúncia oferecida em face de Rita de Cássia Pinho Pessoa pela suposta prática dos crimes de apropriação indébita e sonegação de papel de valor probatório, previstos, respectivamente, nos arts. 168, § 1º, inciso III e 356, ambos do Código Penal. A denúncia preenche os requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal. Descreve os fatos supostamente criminosos, com todas as suas circunstâncias de tempo e lugar; faz a classificação dos crimes imputados à Denunciada e apresenta prova da materialidade e indícios de autoria, que constituem justa causa para o início da persecução”
(Trecho da ação do MP)
(Trecho da ação do MP)
Desde então, Rita de Cássia segue como ré neste processo, cujo acesso é publico e pode ser conferido no site do Tribunal de Justiça da Bahia. O que chamou a atenção da reportagem foi justamente o nome da advogada. Nome este que saiu no Diário Oficial como sendo a mais nova nomeada para o cargo de assessora técnica do gabinete do procurador geral de Justiça (ver abaixo). A nomeação foi feita em 26 de fevereiro deste ano, data posterior à ação imputada pelo MP, que segue do dia 18 de novembro do ano passado.

Entretanto, após a denúncia ter sido lida Ao Vivo na Metrópole na sexta-feira (24), o MP informou em nota que “com relação à informação divulgada pelo programa “Jornal da Bahia no Ar”, em que o apresentador Zé Eduardo faz referência a uma servidora do Ministério Público do Estado da Bahia, esta Instituição esclarece que foi apurada e constatada a existência da denúncia. O Ministério Público informa que, ao tomar conhecimento do expediente, mesmo sem ainda ter sido notificada pela Justiça, a servidora solicitou a exoneração do cargo, providência que já foi adotada”.
O processo contra a advogada segue em vara especializada. Rita de Cássia poderá se defender nas audiências que serão marcadas, nas quais as testemunhas serão ouvidas.
Fonte: Bocão News
Procurador-geral rebate Lula e diz que mensalão foi ‘julgamento jurídico’
Foto: Fellipe Sampaio / STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta segunda-feira (28) que o mensalão se tratou de “um processo jurídico com um julgamento jurídico”. A afirmação fez referência à crítica do ex-presidente Lula, feita em entrevista à Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), de quea sentença foi “80% de decisão política e 20% jurídica”. “Ele tem todo o direito de falar, todo brasileiro tem. Graças a Deus, a gente vive num país democrático, de liberdade de expressão absoluta, que tem que ser garantida pelo próprio MP [Ministério Público]”, disse Janot. Desde que deixou a Presidência, Lula evitava fazer comentários sobre o julgamento, que começou em 2 de agosto de 2012 e condenou 25 dos 38 denunciados pelo Ministério Público. No início do mês, em entrevista a blogueiros, o ex-presidente afirmou que o mensalão deveria ser recontado e que era preciso estudar a “participação e o poder de condenação da mídia nesse processo”. Informações do Estado de S. Paulo.
Novo laudo reforça que Genoino não precisa de prisão domiciliar
Petista tem problemas cardíacos | Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo
Um laudo médico assinado por cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB) assegurou que, atualmente, não há motivos para que o ex-presidente do PT e ex-deputado José Genoino (SP) seja submetido à prisão domiciliar. Segundo documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça (22), o quadro clínico do condenado do mensalão está “plenamente estabilizado”. Em novembro, médicos da UnB já haviam garantido que o ex-deputado podia cumprir pena no presídio. A reavaliação foi feita a pedido do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que aguardava o laudo para decidir se autorizava o cumprimento da pena de Genoino em casa. “Encontra-se o quadro clínico plenamente estabilizado, não se podendo julgar sobre risco mórbido presuntivo, o qual depende de fatores os mais diversos, como próprios de muitas condições médicas”, destacou o novo laudo médico ao descrever a situação do petista. Condenado no julgamento do mensalão, o deputado, que tem problemas cardíacos, foi preso em novembro do ano passado e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para cumprir pena em regime semiaberto. No presídio, ele passou mal e obteve o direito a cumprir temporariamente a pena de 4 anos e 8 meses de prisão em casa.
Eunápolis: Sobe para seis número de mortos em rebelião; sete ficam feridos
Foto: Divulgação/Seap
A rebelião ocorrida no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, iniciada às 9h30 e contida por volta das 17h30 desta segunda-feira (28), deixou seis mortos e sete feridos, segundo informações do major Gilson Paixão, diretor da unidade prisional. “Estamos fazendo o levantamento de tudo e vamos fazer a movimentação para saber para onde encaminhar os detentos envolvidos na rebelião”, detalhou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o oficial, os internos quebraram portas e grades e incendiaram colchões e lençóis, o que deixou a ala provisória, onde aconteceu o conflito, completamente destruída. O Departamento de Polícia Técnica realiza a perícia dos seis corpos e, após a conclusão do procedimento, as identidades dos presos mortos por outros internos deverão ser divulgadas. “Amanhã [terça, 29], vamos sentar com a Execução Penal, e a Seap para poder verificar onde ficarão”, afirmou o major. O gestor confirmou que a unidade prisional, apesar de ter capacidade para 447 pessoas, abriga atualmente 594. O levante começou pela manhã, quando agentes penitenciários do conjunto penal realizariam uma vistoria. “Na realidade, eles se negaram a entrar na cela e partiram para agredir os servidores e os PMs que faziam a segurança. Os outros que estavam ao redor aproveitaram para atacar e um dos PMs fez o disparo para não ser pego”, contou Paixão. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), foram arremessados objetos contra os funcionários. Após um detento ser ferido na perna com o disparo, a confusão começou. Os 341 presos da ala destruíram também o pátio da unidade. A revista que seria realizada é rotineira, afirma o major, e acontece mensalmente. Os policiais militares da 7ª CIPM (Eunápolis) que faziam a segurança dos agentes penitenciários já trabalham no presídio. Todos presos mortos por internos dos quais eram inimigos foram amarrados a colchões e tiveram seus corpos queimados. Entre as vítimas estavam condenados por estupro. Os sete feridos, inclusive o detento baleado na perna por um policial, foram socorridos para o Hospital Geral de Eunápolis. Segundo informações da Seap, a equipe da 7ª CIPM conteve a rebelião com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica (Caema), do 8º Batalhão de Porto Seguro e do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas.
Joaquim Barbosa repudia declaração de Lula sobre mensalão
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rebateu as declarações do ex-presidente Lula sobre o processo do mensalão, em nota na noite desta segunda-feira (28). Dizer que o julgamento foi 80% político é, para o chefe do STF, algo que merece ser alvo de repúdio. “A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”, diz. “O juízo de valor emitido pelo ex-Chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”, completou o presidente do Supremo. Barbosa ainda lembrou que o processo foi conduzido de forma “absolutamente transparente”, já que todas as partes envolvidas tiveram acesso aos autos.
Delegado é vítima de assalto em restaurante
Foto: Ronaldo Filho/Leitor Metro1
Um delegado da Polícia Civil foi assaltado, na noite deste domingo (27), quando estava em um restaurante no bairro da Pituba. O titular Marcelo Moraes, da cidade de Gandu, no sul da Bahia, foi um dos clientes vítimas de homens armados que assaltaram o restaurante Havana. De acordo com o delegado, que registrou a ocorrência na 16ª Delegacia (Pituba) com outras duas pessoas, os bandidos conseguiram fugir com sua arma, além de dinheiro e outros pertences. O assalto aconteceu por volta das 18h e nenhum responsável pelo estabelecimento quis falar sobre o assunto. As informações são do Correio.
Justiça começa a ouvir testemunhas da morte de cinegrafista atingido por rojão
Foto: Reprodução/Agência O Globo
O juiz da 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Murilo Kieling, começa a ouvir na tarde desta sexta-feira (25) as primeiras testemunhas da morte de Santiago Andrade, na primeira audiência de instrução e julgamento. O cinegrafista da TV Bandeirantes foi atingido por um rojão, enquanto cobria uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro, perto da Central do Brasil, no dia 6 de fevereiro deste ano. Ele ficou internado e morreu no dia 10 de fevereiro. Os acusados são Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza, que respondem pelos crimes de explosão e homicídio doloso triplamente qualificado, por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e uso de explosivo. Foram enumeradas no processo oito testemunhas de acusação e nove de defesa.
Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itaberaba
Foto: Reprodução
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia recebeu nesta quarta (24) denúncia contra o prefeito do município de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho, por crime contra o meio ambiente. A denúncia, formulada pelo Ministério Público estadual, foi apresentada pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), que relatou as ilegalidades que teriam sido cometidas por João Almeida. Segundo o CAP, as informações constantes no ‘Relatório de Fiscalização Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), indicam que o gestor destruiu, em agosto de 2006, uma área de preservação permanente de aproximadamente quatro hectares. Ele provocou o aterramento da lagoa, sem dispor de nenhuma licença ou autorização ambiental. A área, que é integrante da Bacia do Rio Paraguaçu, fica próxima ao Loteamento Bahia, às margens da BR-242.























