:: 3/nov/2022 . 13:37
SECRETARIA DE SAÚDE HOMENAGEIA AGENTES COMUNITÁRIOS E DEBATE SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORES
A secretaria de saúde realizou, na última terça-feira, 01, no auditório da Coopardo, um evento em homenagem aos agentes comunitários de saúde e de endemias. Na oportunidade, além de destacar a importância desses profissionais na vida da população, a secretaria premiou aqueles servidores que se destacaram pelo empenho no serviço e recebeu, oferecendo fardamento completo, os novos agentes empossados.
Após as homenagens, uma palestra sobre saúde mental foi proferida pela psicóloga Solange Sales. A saúde mental no trabalho é um assunto em pauta hoje em dia. Gestores e funcionários têm que estar atentos ao ritmo e às condições de trabalho para que ninguém tenha problemas psicológicos durante e/ou depois do expediente.
A difícil rotina enfrentada diariamente pelos agentes às vezes incentiva os trabalhadores a colocarem a produtividade em primeiro lugar. Não é incomum que eles prejudiquem outras áreas da vida, como a alimentação e o lazer, para atender a todas as demandas.
Por ser silenciosa, a saúde mental não é tão levada em consideração quanto a saúde física, por exemplo. Mas, é urgente olhar para essa questão com cuidado.
Os agentes de saúde são o elo entre população e saúde pública e é essencial valorizar e cuidar dos profissionais que vivem de cuidar de todos.
Ascom-PMI
PROFESSOR É ESQUARTEJADO E DESFIGURADO PELO PRÓPRIO IRMÃO APÓS SURTO DURANTE MADRUGADA
A mãe do professor Henri Mathieux Freitas Drilard, de 30 anos, estava preocupada na manhã de terça-feira (1º) por não conseguir entrar no quarto do filho. Naquele dia, a porta do cômodo estava trancada e Henri não respondia aos chamados. Desconfiada, ela ligou para o trabalho do homem, mas seus colegas disseram que ele não havia ido dar aulas.
A mãe pediu ajuda a uma vizinha. Com uma escada, uma delas teve acesso à janela do quarto, onde foi possível ver o professor deitado na cama em volta de uma poça de sangue. A porta foi arrombada e a cena do crime chocou. A família da vítima ficou ainda mais chocada ao saber quem era o autor do crime: o próprio irmão de Henri, um homem que possui esquizofrenia. O caso aconteceu em Serra, no Espiríto Santo.
O crime ocorreu durante a madrugada e, por isso, nenhum familiar escutou barulhos. O irmão contou à família que esfaqueou o professor e decidiu esquartejar o corpo porque ficou com medo da mãe “morrer do coração” ao ver o filho sem vida.
O agressor foi conduzido até o Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Vitória, onde prestou depoimento ao delegado de plantão. Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e encaminhado ao sistema prisional.
RK
ITAPETINGA: FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA PROVOCA INTERRUPÇÃO DE ABASTECIMENTO NAS VILAS
O SAAE informa aos seus usuários que devido a falta de ENERGIA ELÉTRICA, a acasa de bombas das Vilas está sem funcionar e o abastecimento foi interrompido por tempo indeterminado para as seguintes localidades:
Vila Rosa, Vila Riachão, Vila Suzano, Hilda Gama, Jardim Esperança, Vila Aurora, Clerolândia, Vila Isabel, Cidade Jardim e residenciais Cassiano Gonçalves e Neto Fernandes.
O SAAE já entrou em contato com a “COELBA” e a mesma informou que estará solucionando o problema.
Solicitamos a economia no uso da água do reservatório residencial até que volte à normalidade.
Agradecemos a atenção e compreensão de todos.
No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.
A Direção.
RK
DIRETOR DE ESCOLA É PRESO EM FLAGRANTE SUSPEITO DE FURTAR CARNE DE MERENDA ESCOLAR
Um diretor de uma escola pública foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (2), suspeito de furtar produtos da merenda escolar. O caso aconteceu na Escola de Tempo Integral Assis Bezerra em Quixeramobim, no interior do Ceará. Entre os produtos furtados estão peças de carne de alto valor, pão, leite, arroz, macarrão, etc. Câmeras de segurança da própria unidade escolar flagraram a ação.
Nas imagens desta quarta, é possível ver quando o diretor sai da escola sozinho carregando um saco com os produtos. Já em outro vídeo, de agosto deste ano, ele é visto com outro homem. A Polícia não passou informações sobre este segundo homem.
A Secretaria da Educação (Seduc) disse que, por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 12, acompanha a ocorrência e vai adotar as providências necessárias, incluindo processo legal para afastamento do profissional.
A Polícia Civil informou que prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (02), pelo crime de peculato-furto, um homem de 44 anos, suspeito de furtar merenda escolar da instituição do qual ele é diretor. De posse de todos os detalhes, os policiais civis flagraram o servidor em posse dos alimentos, quando ele recebeu voz de prisão. O diretor não reagiu à prisão e foi conduzido à unidade policial.
RK
SEGURADOS EM REABILITAÇÃO PROFISSIONAL SÃO SUBMETIDOS A PENTE-FINO DO INSS
Trabalhadores que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que estão no Programa de Reabilitação Profissional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a ter seus benefícios reavaliados neste mês, como determina a portaria 1.514, publicada no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (1º).
Serão convocados os segurados que não passam por perícia médica há mais de 365 dias. A ação visa o “tratamento e ajuste da DCI (Data de Comprovação da Incapacidade) dos processos de RP (Reabilitação Profissional)”, diz a portaria.
Dos cerca de 150 mil beneficiários que fazem a reabilitação, o órgão prevê a convocação de 45 mil, número que corresponde aos que estão com a DCI vencida há mais de um ano.
O prazo para a revisão de todos os benefícios que estão em processo de RP e para a realização de perícia médica de reavaliação da incapacidade é de 180 dias, contados a partir da publicação da portaria, que tem vigência imediata. Portanto, os segurados podem ser convocados de novembro de 2022 a abril de 2023.
RK
HOMENS SÃO SEQUESTRADOS E ENCONTRADOS MORTOS POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO
Dois homens foram encontrados mortos com diversos tiros no início da manhã desta quarta-feira (2), em Chapada, distrito de Riachão do Jacuípe. Os cadáveres estavam ao lado de uma residência a cerca de 200 metros da BA 120 no contorno de Chapada e foram identificados como Luiz Felipe Gonzaga da Silva, 20 anos, conhecido por ‘Pacote’, morador da Rua Octávio Martins, e João Marcos da Silva Oliveira, 29.
Para o Calila Notícias, parceiro do BN, familiares de Luiz Felipe, informaram que ele estava na casa da avó com quem convivia e tinha deitado para dormir pouco tempo antes dos homens encapuzados chegarem por volta das 2h da madrugada, arrombando a porta e procurando por ele.
De acordo com informações de testemunhas, os homens estavam em um carro de passeio de cor branca, e depois de sair com Luiz Felipe, foram até a casa de João Marcos, em um sobrado na Praça principal do Distrito, distante cerca de 300 metros.
Não há informações da participação de Marcos com o crime, porém, os familiares de Luiz Felipe disseram que ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas.
A Polícia Civil investiga o caso.
- 1





















/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/n/Y/Aux3jgQGC4hTZAU6jdwg/quixeramobim-furto.jpg)






