sebrae
banner-130
engen22
mineraz
novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 20/nov/2022 . 23:20

PREFEITURA PUBLICA PORTARIA SOBRE MATRÍCULAS E NOVO ANO LETIVO

A Prefeitura de Itapetinga publicou nesta sexta-feira, 18, portaria referente a normas e procedimentos para realização de matrículas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2023.

As matrículas serão realizadas exclusivamente online através do portal http://matricula2023.itapetinga.ba.gov.br, nos dias 09 e 10 de janeiro para os alunos que já estudam na rede. As vagas para novos estudantes estarão disponíveis a partir do dia 12 de janeiro.

Entre as novidades que a secretaria de educação apresenta para o próximo ano letivo está a implantação da segunda creche para bebês do município. A partir de 2023, a Creche Virgínia Hagge, localizada no Quintas do Sul, receberá bebês de 03 meses a 02 anos. Até este ano, apenas a Creche Diva de Paula oferecia o serviço.

Também teremos uma nova unidade de escola cívico-militar. O sucesso do modelo instalado no colégio Otávio Camões fez com que a administração municipal implantasse a educação cívico-militar, agora, na escola Nair D’Esquivel Jandiroba.

Em janeiro já estarão abertas, também, as matrículas para a nova escola de 12 salas que está sendo construída no bairro Vila Érika. Os alunos matriculados iniciarão o ano letivo instalados em outra unidade e passarão para a nova escola assim que concluída a obra, com previsão para o final do primeiro semestre. A escola atenderá cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, no turno matutino e dos Anos Iniciais no turno vespertino.

“Itapetinga segue com grandes avanços na educação e o ano de 2023 iniciará trazendo muita esperança para nós da rede municipal. Viemos de dois anos conturbados por conta da pandemia, fizemos um necessário trabalho de reestruturação para buscar superar os danos causados pelo isolamento social e fechamento das escolas. Agora iniciaremos um novo tempo, com novas estruturas físicas e pedagógicas, com novos modelos de ensino e buscando dar acesso a educação de qualidade a todos os itapetinguenses”, disse o secretário Fábio Viana.

RK

SHOW DA DUPLA HUGO E GUILHERME TERMINA COM TIROTEIO E DOIS MORTOS

Duas pessoas morrem após tiroteio em show da dupla Hugo e Guilherme

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas devido a um tiroteio durante a apresentação da dupla Hugo e Guilherme na festa sertaneja “Fervo”, que ocorreu em Piracicaba, no interior de São Paulo, na madrugada deste domingo (20).

Conforme a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo), uma

mulher, de 23 anos, e um homem, de 26, foram atingidos durante o show, na rodovia Margarida da Graça Martins, no bairro Água Seca, e morreram. Outros dois jovens, de 19 e 27 anos, ficaram feridos.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem de 26 foi interferir em uma briga de casal, quando foi baleado pelo autor, que atingiu outros participantes. As vítimas foram socorridas pelo Samu e Corpo de Bombeiros a hospitais da região, onde duas não resistiram.

No Twitter, Matheus Erhart, que trabalha com os sertanejos, explica que após uma “confusão” durante o show, “um homem sacou uma arma de fogo e disparou”.

Segundo ele, a dupla foi retirada do placo “imediatamente” junto com sua equipe e ninguém se feriu. “Lamento pelas mortes! Dia triste!”, termina a publicação.

A Burn 19 Produções, reponsável pelo evento, publicou um comunicado nas redes sociais em que esclarece o ocorrido e explica que “a festa foi realizada a partir da entrega de toda a documentação necessária”.

“A organização do evento presta toda a solidariedade às vítimas e familiares que foram afetados por esse terrível ocorrido e se coloca à disposição das autoridades”, continua.

A dupla Hugo e Guilherme ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Ainda segundo a SSP, peritos estiveram no local e recolheram três cápsulas deflagradas e uma ponta de chumbo. Foram solicitados exames necroscópicos aos corpos e de corpo de delito aos feridos. O caso foi registrado como homicídio tentado e consumado, pelo Plantão da Delegacia Seccional de Piracicaba.

“A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e prender o autor dos homicídios”, informa a pasta da Segurança paulista.

RK

BRASIL VENCE ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA DO BID E OCUPARÁ CARGO PELA PRIMEIRA VEZ

Ilan Goldfajn, ex-BC, é eleito para comandar BID

O economista brasileiro Ilan Goldfajn foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.

Goldfajn foi eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio. Ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer, o economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira, o ex-ministro Celso Amorim, da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, disse à CNN que o novo governo “nem apoiava, nem vetava” o nome de Goldfajn. A sinalização foi vista em Washington como um apoio velado.

Na semana passada, o ex-ministro Guido Mantega chegou a mandar um e-mail para a ex-secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pedindo para adiar a eleição para a presidência do BID. O pedido provocou mal-estar e reação dentro da frente ampla que apoia Lula. Mantega deixou à equipe de transição.

Goldfajn é visto como um nome técnico sem ligação com o bolsonarismo. Guedes, inclusive, superou divergências pessoais para indicá-lo.

RK

UCRÂNIA: USINA NUCLEAR É BOMBARDEADA E ONU REAGE: “BRINCANDO COM FOGO”

FOTO DE ARQUIVO: Usina Nuclear Zaporizhzhia perto de Enerhodar

A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, que está sob o controle da Rússia, foi atingida por um bombardeio neste domingo (20), atraindo condenações do órgão supervisor nuclear da ONU, que disse que ataques como esse representam o risco de um grande desastre nuclear.

Mais de uma dúzia de explosões abalaram a maior usina nuclear da Europa na noite de ontem e hoje, disse a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Moscou e Kiev culparam um ao outro pelo bombardeio contra a instalação.

“As notícias da nossa equipe de ontem e desta manhã são extremamente perturbadoras”, disse o chefe da IAEA, Rafael Grossi. “Explosões ocorreram no

local desta grande usina nuclear, o que é completamente inaceitável. Quem estiver por trás disso precisa parar imediatamente. Como disse várias vezes antes, vocês estão brincando com fogo!”

Citando informações fornecidas pela administração da usina, a equipe da IAEA no local disse que houve dano a alguns prédios, sistemas e equipamentos, mas nenhum deles crítico para a segurança nuclear até agora.

Bombardeios repetidos à usina no Sul da Ucrânia, que foi tomada pela Rússia pouco depois da sua invasão em fevereiro, aumentaram a preocupação por um potencial incidente grave, a apenas 500 quilômetros do local do maior desastre nuclear do mundo, em Chernobyl, em 1986.

A usina nuclear de Zaporizhzhia fornecia um quinto da eletricidade da Ucrânia antes da invasão da Rússia em 24 de fevereiro, e tem sido forçada a operar com geradores de apoio várias vezes. A central nuclear tem seis reatores projetados por soviéticos modelo VVER-1000 V-320, resfriados ou moderados com água, contendo urânio 235.

Os reatores estão fechados, mas há o risco de que o combustível nuclear possa superaquecer se a energia que alimenta os sistemas de resfriamento for cortada. O bombardeio cortou as linhas de energia várias vezes.

RK

STF SUSPENDE JULGAMENTO DE PRISÃO ESPECIAL PARA CURSO SUPERIOR

Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vistas ontem (19) e paralisou o andamento do processo.

O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior.

Em 2015, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a prisão especial para quem tem curso superior. Segundo ele, o grau de escolaridade não tem relação lógica com a distinção na forma de prisão nem com as finalidades buscadas pela Constituição.

No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Segundo o ministro, a prisão especial transmite a “inaceitável mensagem” de que pessoas sem nível superior “não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado, no caso, de uma prisão especial” e contrapõe-se aos objetivos da Constituição de construir uma sociedade justa e de reduzir as desigualdades sociais.

O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto.

RK

RECÉM-NASCIDA ENGASGADA COM LEITE MATERNO É SALVA POR PM EM SALVADOR

Recém-nascida engasgada com leite materno é salva por pm em Salvador

A vida da recém-nascida Valentina Ribeiro Perez, de apenas oito dias de vida, foi salva, na noite deste sábado (19), pelo policial militar identificado como Rafael. A bebê estava engasgada com leite materno, o que fez os pais da criança solicitarem apoio de urgência a policiais militares no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

O soldado percebeu que Valentina estava com muita dificuldade de respirar, evoluindo a um quadro preocupante. Ele iniciou de imediato a realização da Manobra de Heimlich, obtendo sucesso em desobstruir as vias aéreas da recém-nascida.

Após o atendimento, os pais levaram a recém-nascida para a UPA de São Cristóvão, onde ela recebeu atendimento médico e passa bem.

RK

PRF E PMBA APREENDEM CAMINHÃO CARREGADO DE CIGARROS NA BR 116

Imagem sobre Jequié: PRF e PMBA apreendem caminhão carregado de cigarros na BR 116

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta, apreenderam na noite deste sábado (19), na BR 116 em Jequié, no Médio Rio de Contas, um caminhão carregado com 359.000 maços de cigarros.

De acordo com a PRF, agentes do posto fiscal da SEFAZ-BA de Vitória da Conquista informaram que o condutor de um caminhão emplacado no Rio de Janeiro havia evadido o posto de fiscalização sem efetuar os trâmites administrativos relativos ao pagamento de tributos, sendo necessário que equipes da PRF e PMBA montassem pontos de bloqueio na rodovia.

Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de 31 anos disse que a documentação da carga estava legal e por isso recebeu autorização do seu advogado para continuar a viagem.

O caminhão e a carga foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição da Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ/BA) para os procedimentos administrativos e apuração das irregularidades e inconsistências tributárias, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.

RK

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia