:: 15/nov/2022 . 19:40
PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS TÊM PROTESTOS CONTRA ELEIÇÃO DE LULA, MANIFESTAÇÕES OCORREM EM ÁREAS DE QUARTÉIS
O feriado em comemoração à Proclamação da República, nesta terça-feira (15), fez com que aumentasse o número de manifestantes que protestam contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atos que já vinham ocrrendo se amplificaram. Acontecem protestos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Campo Grande, Porto Alegre, entre outras várias cidades.
Imagens em diversas capitais do país, como no Rio de Janeiro, mostram grande concentração de pessoas, vestindo verde amarelo, apostando num discurso de fraude nas últimas eleições e fazendo críticas ao Supremo Tribunal Fderal.
Em São Paulo as manifestações acontecem avenida Srg. Mario Kozel Filho, entre o prédio da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e o CMSE (Comando Militar do Sudeste), na capital paulista
Os manifestantes ocupam o local desde a divulgação do resultado do segundo turno da eleição presidencial. O fluxo varia conforme o dia e o horário e cresceu nesta terça-feira (15), devido ao feriado. “Nação brasileira implora por socorro. SOS Forças Armadas” diz uma das faixas, enquanto manifestantes gritam “SOS Forças Armadas”.
A manifestação em Belo Horizonte se concentra na avenida Raja Gabaglia em frente ao Comando da 4ª Região Militar do Exército, na região oeste da capital.
Por causa do número de pessoas na ato, a Polícia Militar precisou bloquear o trânsito nos dois sentidos da avenida ainda na parte da manhã.
Mesmo com uma chuva fraca, manifestantes permaneceram no protesto em Beloi Horizonte. Alguns procuraram abrigo nas marquises dos edifícios vizinhos. Por volta de 13h ainda chegavam pessoas para se unirem ao ato.
A maioria dos que estavam presentes usavam camisas e bandeiras do Brasil. Durante o ato, além de cantar o hino nacional e o do exército, entoaram cantos como “se precisar a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa”, “eu amo o Brasil” e o “supremo é o povo”.
Havia muita gente com faixas e cartazes pedindo apoio das forças armadas ao movimento e críticas ao Supremo Tribunal Federal.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, apoiadores do presidente seguem protestando em frente ao quartel-general do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico da cidade. Essas mesmas manifestações, sempre com grande volume de participantes, ocorre em quase todas capitais do país e em suas principais cidades.
RK
PLANETA TERRA ATINGE MARCA DE OITO BILHÕES DE HABITANTES, DIZ SITE
O mundo bateu, nesta terça-feira, a marca de oito bilhões de habitantes, segundo o site de estatística Worldometer. O número foi alcançado pouco mais de onze anos depois de o planeta chegar aos sete bilhões de habitantes, marca atingida em 31 de outubro de 2011, conforme dados da Organização das Nações Unidas.
Também segundo o Worldometer, mais de 116,7 milhões de pessoas nasceram do dia 1º de janeiro de 2022 até esta terça-feira. De acordo com informações do UOL, em alusão ao recorde, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, publicou um artigo de opinião sobre o número alcançado.
Ele atribuiu a marca aos avanços científicos e à melhoria na alimentação, saúde pública e saneamento da população. Guterres ressaltou, no entanto, os riscos da desigualdade e apontou que o planeta tem “um número recorde de pessoas à procura de oportunidades”.
Países com mais habitantes
De acordo com dados do Departamento do Censo dos Estados Unidos, atualizado em julho de 2022, a China é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. Em segundo vem a Índia, com 1,3 bilhão. Juntos, os dois países asiáticos têm mais de 25% da população mundial.
O Brasil, com 217 milhões de habitantes, fica no sétimo lugar da lista, ficando com o posto de país mais populoso da América Latina.
PERSONAL TRAINER É MORTO A TIROS NA PORTA DE CASA
Um personal trainer de 42 anos foi assassinado a tiros enquanto chegava na casa em que morava, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, na noite de segunda-feira (14),.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Wellington Jesus dos Santos. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.
Uma equipe do Serviço de Investigação de Local de Crime do Departamento de Homicídio e Proteção Pessoa (Silc/DHPP) realizou os levantamentos iniciais e expediu guias periciais para a remoção do corpo.
BRASIL, INDONÉSIA E CONGO UNEM-SE PARA PRESERVAR FLORESTAS TROPICAIS
O Itamaraty informou que os três países detentores das maiores florestas tropicais do mundo – Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo – firmaram uma aliança para preservação do bioma. O anúncio foi feito na segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores.

O comunicado foi firmado em Bali, na Indonésia, por representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da República da Indonésia e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República Democrática do Congo.
RK
INSTITUTO RECRUTA VOLUNTÁRIOS PARA TESTE DE VACINA CONTRA CHIKUNGUNYA
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista, esta recrutando voluntários adolescentes, de 12 a 17 anos de idade, para participar dos testes da primeira vacina contra a chikungunya. O imunizante já se provou seguro e eficiente em pesquisa realizada nos Estados Unidos com 4.115 adultos, e agora está em fase final de aprovação no órgão regulador norte-americano.

No Brasil, o estudo, encabeçado pelo Instituto Butantan, está recrutando 750 adolescentes em dez centros de pesquisa. No estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas é o responsável pelos testes, que já começaram a ser feitos em uma parcela dos adolescentes participantes, no início do ano.
“A vacina é segura, e é uma dose única. Ela é muito importante porque ela combate uma doença que pode ter manifestações sistêmicas, como febre, muita dor no corpo, dor nas juntas, e casos mais graves, no caso de encefalite e até óbito. A vacina se mostrou segura nos adultos e, até o momento, nos adolescentes vacinados no Brasil, tem se mostrado segura”, disse a infectologista e pesquisadora do Instituto de Infectologia Emílio Ribas Ana Paula Veiga, coordenadora principal dos testes em São Paulo.
RK
‘PERDEU, MANÉ, NÃO AMOLA’, RESPONDE BARROSO A MILITANTE BOLSONARISTA EM NOVA IORQUE
Luiz Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma resposta inusitada a um brasileiro apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), na tarde desta terça-feira (15) em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Enquanto andava pelas ruas da cidade americana ao lado do colega Alexandre de Moraes – presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também ministro do STF –, Barroso foi abordado por um militante bolsonarista, que questionava sobre o resultado das eleições presidenciais de 2022.
“O senhor vai responder às Forças Armadas? O senhor vai deixar o código fonte ser exposto? O Brasil precisa dessa resposta, ministro, com todo o respeito. Por favor, Barroso, responde para a gente”, insistiu o militante bolsonarista.
Visivelmente incomodado com o assédio que os ministros vêm sofrendo nos últimos dias em Nova Iorque, Barroso rebateu: “perdeu, mané, não amola”.
Os ministros do STF estão em Nova York para participar do Lide Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Além de Barroso e Moraes, a programação da conferência também tem as participações de Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Nos últimos dias, os ministros do STF escalados para a conferência têm sido assediados e hostilizados por apoiadores brasileiros de Jair Bolsonaro que moram ou que estão de passagem por Nova Iorque.
RK
MÍSSEIS RUSSOS ATINGEM A POLÔNIA E PROVOCAM DUAS MORTES, DIZ AGÊNCIA; LÍDER POLONÊS CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA
Um funcionário da inteligência dos Estados Unidos da América afirmou, nesta terça-feira (15), que mísseis russos atingiram a Polônia – país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – e deixaram duas pessoas mortas. A Rússia está em guerra com a Ucrânia, que é vizinha do território polonês.
A informação foi divulgada pela agência Associated Press, mas ainda não foi confirmada pelo porta-voz do governo polonês Piotr Mueller. Ele afirmou, entretanto, que o governo estava realizando uma reunião de emergência devido a uma “situação de crise”.
“O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki convocou com urgência a Comissão do Conselho de Ministros para os assuntos de Segurança e Defesa Nacional”, afirmou Mueller em uma rede social.
Ainda de acordo com a agência internacional, a imprensa polonesa afirma que as duas vítimas eram de Przewodów, uma área rural da Polônia próxima à fronteira com a Ucrânia.
O Pentágono, máximo órgão militar dos Estados Unidos, declarou que ainda não confirma a informação de que mísseis russos atingiram o território polonês.
RK
SENADO QUER VOTAR PROJETO QUE LIBERA JOGO DO BICHO AINDA NESTE ANO
O Senado quer votar ainda neste ano o projeto que libera jogo do bicho, cassino e bingo no país. A medida enfrenta forte oposição de evangélicos no Congresso, mas é visto como uma saída para aumentar a arrecadação do governo. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
O projeto foi aprovado na Câmara em fevereiro deste ano e, desde então, estava na gaveta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). A expectativa é que, no Senado, o texto seja relatado pelo ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre (União).
Senadores avaliam que a votação ainda neste ano é uma forma de manter um eventual desgaste sobre o tema circunscrito ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
RK
PADRE MORRE AFOGADO EM RIO NA BAHIA
Um padre queniano James Wahome, de 35 anos, morreu após se afogar no Rio São Francisco, na Orla II de Juazeiro, cidade do norte da Bahia.
O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (14), próximo a Croa, conhecido também por “Prainha da Marinha”. O padre atuava na Paróquia São João Batista, no município de Jaguarari, no centro-norte da Bahia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate do corpo, a vítima se afogou no Rio São Francisco enquanto tomava banho com amigos.




















O Cãozinho Bartô que estava desaparecido já foi encontrado. Os donos de Bartô vem por meio desta, agradecer a todos que se empenharam no sentido de encontrá-lo e assim, devolver a alegria para o Cãozinho e toda a Família.





