sebrae
banner-130
engen22
mineraz
novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: 7/nov/2022 . 20:43

ITAPETINGA: SAAE FAZ REDE DE ESGOTO E ATENDE REIVINDICAÇÃO ANTIGA DO LUNOLÂNDIA

O SAAE de Itapetinga continua trabalhando para minorar os problemas relacionados ao saneamento básico da cidade. Uma reivindicação antiga dos moradores do bairro Lunolândia, popularmente conhecido por “Piaba”, era a encanação do esgoto que corria a céu aberto e incomodava principalmente os moradores da rua Betânia, cujo esgoto era destinado ao sítio de Didi Ribeiro.

Com uma extensão de rede de esgoto de aproximadamente 180mt, o SAAE resolveu esse problema, tendo inclusive conectados os ramais de esgoto das ruas Cachoeira e Paraíso a essa nova rede.

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.

RK

DEFESA ENTREGARÁ RELATÓRIO SOBRE URNAS AO TSE NA QUARTA-FEIRA


TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

O Ministério da Defesa informou que vai encaminhar na quarta-feira (9) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório de fiscalização do sistema eletrônico de votação elaborado por técnicos das Forças Armadas.

Os militares fazem parte da comissão de transparência criada pelo próprio TSE para fiscalizar as eleições, que foram encerradas no dia 30 de outubro.

Com fim do pleito, outras entidades também entregaram à Justiça Eleitoral suas conclusões sobre o processo eleitoral.

Na semana passada, a missão internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concluiu que as eleições brasileiras ocorreram de forma segura e confiável.

De acordo com a entidade, a votação por meio da urna eletrônica é “confiável e credível” e permitiu a contagem célere dos votos. Segundo a CPLP, não há reclamações suscetíveis para colocar em dúvida a transparência do processo de votação.

A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que também participou de eleições anteriores como observadora, afirmou que não houve irregularidades em 100% dos testes e auditorias acompanhadas pela OEA.

RK

TRE-BA REABRE CADASTRO ELEITORAL NESTA TERÇA (8)

TRE-BA reabre cadastro eleitoral nesta terça (8)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reabrirá o cadastro para alistamento de eleitores, atualização e regularização de títulos, a partir desta terça-feira (8). O acesso aos serviços poderá ocorrer por canais virtuais ou presencialmente, nos cartórios eleitorais e postos de atendimento de todo o estado.

O eleitor que priorizar o atendimento remoto poderá acessar o Título Net no site do TRE-BA. Pelo sistema, é possível requerer a emissão da primeira via do documento, solicitar transferência de domicílio eleitoral (mudar a cidade onde vota), verificar débitos, alterar dados, mudar para seções acessíveis e solicitar revisão para regularizar inscrições que estejam canceladas.

As orientações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). Para tirar dúvidas, o cidadão poderá falar com atendentes pela central telefônica 71 3373-7000. Pelo mesmo número, cadastrado na agenda do celular, é possível receber orientações via aplicativo WhatsApp, com o Chatbot Maia.

Atendimento presencial

Quem preferir atendimento presencial, poderá se dirigir aos cartórios eleitorais. As zonas eleitorais da capital funcionam em prédio anexo à sede do TRE baiano, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os endereços dos cartórios eleitorais do interior podem ser consultados no site do Regional em: Eleitor e eleições > Eleitor > Serviços, horários e locais.

De acordo com a Seção de Atenção ao Cliente (SEACLI) do TRE-BA, o serviço presencial acontecerá preferencialmente por agendamento, seguindo horários disponibilizados por cada zona eleitoral. O link para agendamento já está disponível através do site do TRE-BA, menu ‘Eleitor e Eleições’ – Serviços Online – Agendamento de Atendimento Presencial.

RK

FILHOS FAZEM PROTESTO PARA PEDIR REGULAÇÃO DA MÃE

Filhos fazem protesto na Av. Paralela para pedir regulação da mãe

“Ela foi internada com pneumonia, mas ela não conseguia beber e nem comer desde quando deu entrada. Ontem [domingo] ela começou a chorar de dor e defecar sangue”, relatou a atendente de telemarketing Ana Paula Santana, de 27 anos, sobre o estado de saúde da sua mãe, Marisete Souza, 69. Nesta segunda-feira (7), os três filhos e outros familiares da mulher foram para a Paralela para protestar e pedir que ela fosse transferida da Unidade de Pronto Atendimento para um hospital.

A atendente de telemarketing contou que o médico informou que Marisete precisava ser transferida e que corria risco de vida. Segundo Ana, sua mãe está internada desde o dia 1º de novembro. Depois do protesto, a mulher conseguiu ser transferida.

“Nós fizemos o protesto com cerca de 25 pessoas na entrada do Bairro da Paz, na Paralela. Ficamos lá por três horas”, destacou Ana Paula. Mesmo após ser transferida, o quadro de saúde de Marisete ainda é grave. “Eu espero que ela melhore, mas essa fila da regulação precisa acabar, é uma fila da morte, muitas pessoas morrem esperando”, finalizou.

Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que  “a Central Estadual de Regulação busca a todo momento o recurso que o paciente necessita. Os médicos reguladores verificam diversos parâmetros para que o recurso seja garantido para os pacientes”.

RK

POUPANÇA TEM RETIRADA LÍQUIDA DE R$ 11 BI EM OUTUBRO; EM 2022, SAQUES SUPERAM DEPÓSITOS

Poupança tem retirada líquida de R$ 11 bi em outubro; em 2022, saques superam depósitos

Mesmo voltando a render mais que a inflação, a aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros continua enfrentando a fuga de recursos. Em outubro, os investidores sacaram R$ 11,01 bilhões a mais do que depositaram na caderneta de poupança, informou nesta segunda-feira (6), em Brasília, o Banco Central (BC). A retirada líquida (saques menos depósitos) é a maior para o mês desde o início da série histórica em 1995.

Com o desempenho de outubro, a poupança acumula retirada líquida de R$ 102,08 bilhões nos dez primeiros meses do ano. Essa também é a maior retirada acumulada para o período desde 1995, de acordo com a Agência Brasil.

Em 2022, a caderneta registrou captação líquida (mais depósitos que saques) apenas em abril, quando o fluxo ficou positivo em R$ 3,51 bilhões. Nos demais meses, as retiradas superaram os depósitos, num cenário de inflação e endividamento altos. Os rendimentos voltaram a ganhar da inflação por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), mas outras aplicações de renda fixa são mais atraentes que a poupança.

Em 2020, a poupança tinha registrado captação líquida (depósitos menos saques) recorde de R$ 166,31 bilhões. Contribuíram para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos no início da pandemia de covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial,  depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal. No ano passado, a poupança tinha registrado retirada líquida de R$ 35,5 bilhões. A aplicação foi pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo endividamento maior dos brasileiros.

A retirada líquida – diferença entre saques e depósitos – só não foi maior que a registrada em 2015 (R$ 53,57 bilhões) e em 2016 (R$ 40,7 bilhões). Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacarem recursos da aplicação.

RK

COMDECON REALIZA FISCALIZAÇÃO EM REVENDEDORAS DE GÁS DE COZINHA

O Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Itapetinga segue com a sua função de fiscalizar o cumprimento das leis que regulam o comércio e que atingem diretamente o consumidor.

Atendendo à solicitação do Ministério Público, através da Promotora Maria Imaculada, a equipe do Comdecon realizou visitas às revendedoras de gás de cozinha de Itapetinga – sede e distrito de Bandeira do Colônia. O coordenador, Jair Saloes Mendes e a Agente Fiscal, Damacia de Assis, estiveram nos locais, pontuaram as possíveis falhas e fizeram relatório que foi enviada ao Ministério.

“O valor do botijão acaba impactando muito no orçamento. Em uma família de três a quatro pessoas, a durabilidade do produto é de 30 a 40 dias. Impedir que as revendedoras passem aos consumidores valores abusivos ou que mantenham práticas ilegais como a cartelização é uma das nossas funções nessas visitas. A gente também precisa estar atentos a revendedores ilegais. Uma recente pesquisa apontou que a cada três revendas de GLP, duas são realizadas de forma ilegal”, explicou o coordenador, Jair Saloes.

O Conselho Municipal em Defesa do Consumidor de Itapetinga funciona na Rua Maria Quitéria, 34 – Centro. Contatos: e-mail: condecomitapetinga@hotmail.com Telefone: (77) 99942-6300.

RK

MICRO-ÔNIBUS CAI EM RIO E DEIXA AO MENOS 5 MORTOS E 1 DESAPARECIDO

Micro-ônibus cai em rio e deixa ao menos 5 mortos e 1 desaparecido no Pará

Um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma balsa deixou ao menos cinco pessoas mortas no Porto de Tapará, em Santarém (PA). Por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (7), o veículo caiu na água ao tentar entrar na balsa e ficou parcialmente submerso. Um dos ocupantes do veículo segue desaparecido.

A Polícia Científica do Pará informou já ter recuperado cinco corpos, atualmente “sem identificação e procuração por parte de parentes”, de acordo com apuração do portal Uol. Já a Polícia Civil esclarece que o caso está sendo acompanhado por equipes da delegacia do município de Santarém.

Segundo a TV Record, o veículo estava ocupado por nove passageiros e descia uma rampa de acesso, mas acabou perdendo o freio e caiu no Rio Amazonas. O dono do micro-ônibus, por sua vez, informou que foi um dos passageiros que ligou o veículo que acabou desengatando e caindo no rio. Das oito que ficaram no veículo, duas conseguiram pular e se salvar.

RK

JOGADOR DE FUTEBOL É ASSASSINADO A TIROS DURANTE PARTIDA NA BAHIA

Um jogador de futebol amador foi executado a tiros durante um campeonato no domingo (6), em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O crime aconteceu na frente de outros atletas, durante o intervalo da partida.

Warlas Souza da Conceição, 23 anos, estava bebendo água quando foi surpreendido por dois homens que assistiam a partida. Os rapazes efetuaram disparos em direção ao jogador de futebol, que fazia parte de um time de várzea. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no campo de futebol.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que ele tinha um mandado de prisão em aberto por suspeita de participação em um homicídio, em agosto deste ano, na mesma cidade. As guias de remoção do corpo e perícia foram expedidas. O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas.

TITE DIVULGA A LISTA DOS 26 CONVOCADOS PARA COPA DO MUNDO

O técnico Tite divulgou nesta segunda-feira (7) a lista dos 26 jogadores convocados para a Seleção Brasileira que vão disputar a Copa do Mundo de 2022. A novidade foi o retorno do veterano lateral-direito Daniel Alves. O Mundial do Catar vai começar no próximo dia 20, um domingo. A estreia do Brasil está programada para 24 do mesmo mês, uma quinta-feira, contra a Sérvia, às 16h no horário de Brasília.

A apresentação dos jogadores está marcada para o dia 14 de novembro, na próxima segunda, em Turim, na Itália. Cinco dias depois, a delegação embarca para Doha, no Catar.

Integrante do Grupo G, após o jogo contra a Sérvia, o Brasil encara a Suíça no dia 28, uma segunda-feira, às 13h. Depois, em 2 de dezembro, o time Canarinho encerra a participação na primeira fase medindo forças com Camarões.

Confira a lista de convocados para a Copa:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Danilo (Juventus), Daniel Alves (Pumas)
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus)
Meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham), Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinicius Júnior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid)

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 61 ANOS VIVALDO BATISTA “VAL DO PRIMAVERA”

Faleceu na manhã desta segunda (07) por volta da 05:30h, no Hospital São Vicente em Vitória da conquista, aos 61 anos, Vivaldo Batista da Silva o conhecido e querido ‘Val’, morador antigo do bairro primavera.

Val já vinha sofrendo com problemas de saúde, foi submetido a uma cirurgia, infelizmente não conseguiu se recuperar e faleceu.

Ele deixa a esposa Lete, os filhos Vinicius, Viviane, Vivian e Natielle. Deixa também os irmãos: Maria, Arlete Terezinha, Fernando, Edna, Edson e Adriana, pais Edson Batista e mãe Antônia Maria de Jesus

O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição de onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 17h, em direção ao Cemitério Parque da Eternidade na Nova Itapetinga.

“Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Descanse em Paz, Vivaldo!

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia