A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan obteve 79,6% de eficácia nos ensaios clínicos. De acordo com a instituição, o acompanhamento de um grupo de 16 mil participantes por dois anos não registrou ainda nenhum caso grave da doença naqueles receberam o imunizante.
A fase de estudos clínicos da vacina contra a dengue começou em 2016, com a administração do imunizante a 10 mil voluntários com idade entre 2 e 59 anos. Mais 6.000 pessoas receberam um placebo.
A incidência de dengue sintomática entre os participantes foi avaliada a partir dos 28 dias da imunização e continuou por dois anos. A pesquisa prosseguirá o acompanhamento por cinco anos e será encerrada em 2024.
A eficácia da vacina foi ainda maior nas pessoas que haviam contraído a doença antes do estudo, tendo chegado a 89,2%. Entre as que nunca tiveram contato com o vírus, a efetividade ficou em 73,5%.
A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. No entanto, no período da pesquisa, apenas os tipos 1 e 2 estavam em circulação no Brasil. A eficácia para evitar a infecção por essas variedades ficou em 89,5% e 69,6%, respectivamente.
Efeitos adversos
Entre os mais de 10 mil imunizados, apenas três pessoas apresentaram eventos adversos considerados graves até 21 dias após aplicação da vacina, sendo que todas se recuperaram totalmente.
Jerônimo Rodrigues (PT) foi diplomado nesta sexta-feira (16) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Eleito com mais de 4 milhões de votos, o petista comemorou o reconhecimento do seu novo cargo e afirmou que, durante seu o mandato, irá “trabalhar de forma incansável para honrar essa missão”.
“Diplomado governador da Bahia! Com muito orgulho, recebo esse diploma, que consolida a confiança no nosso sistema eleitoral e representa a escolha de milhões de baianos e baianas. Pela primeira vez, a Bahia terá um governador indígena, negro e professor”, declarou.
O eleito vice-governador Geraldo Junior (MDB) e os deputados e senadores eleitos pelo estado também foram diplomados na cerimônia.
Os clientes da Neoenergia Coelba podem ganhar até R$ 20 de desconto no pagamento da fatura de energia elétrica neste mês de dezembro. A companhia fechou parceria com o aplicativo RecargaPay, que vai oferecer o desconto para quem pagar com o cartão de crédito através da plataforma digital, utilizando o código NEO20 até o dia 31 de dezembro. O benefício será concedido a todos os consumidores que realizarem o download do app e quitarem a conta de energia pela primeira vez diretamente no RecargaPay.
A iniciativa tem como finalidade facilitar o pagamento dos clientes das distribuidoras por meio da plataforma digital. “A parceria com o RecargaPay vai proporcionar um grande benefício para os nossos clientes que estão utilizando cada vez mais o ambiente digital. O aplicativo é seguro, rápido, simples e o usuário poderá pagar por meio do cartão de crédito. O cliente pode escolher receber sua fatura de energia por e-mail, desta forma, promovemos a comodidade, o conforto e a saúde das pessoas, que não precisarão sair de casa para fazer o pagamento, evitando assim aglomeração”, afirmou o superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura.
Com o RecargaPay, a Neoenergia Coelba consolida sua atuação no cenário digital ao integrar os canais de atendimento e novos meios de pagamento, ampliando as possibilidades de quitação da fatura de energia para seus mais de 6,4 milhões de clientes. A empresa foi a pioneira na utilização do PIX no setor de energia, e oferece ainda a quitação da conta por meio do débito automático, cartão de crédito e Cartão Virtual Caixa Elo.
Um pastor evangélico, identificado como Levi Araújo, de 36 anos, morreu a tiros, na última terça-feira (13), depois de ter sua casa invadida por um assaltante durante a madrugada. A vítima, que atuava na Igreja Adventista do Sétimo Dia, teria reagido a ação criminosa. O crime aconteceu em Hortolândia, no interior de São Paulo.
Policiais foram acionados para atender a ocorrência por volta das 3h30. Uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve na casa do pastor e o encaminhou para um hospital, onde ele não resistiu aos ferimentos provocados pelos projéteis de arma de fogo. O suspeito foi localizado logo em seguida e confessou ter atirado contra a vítima. Em depoimento, ele disse que a intenção não era matar Levi.
O pastor deixa duas filhas de 8 e 5 anos. Casado há 11 anos, ele era formado em teologia e atuava como líder religioso desde 2020. Em nota nas redes sociais, a Igreja lamentou o falecimento do pastor associado. “A igreja do Unasp-HT lamenta profundamente a perda de seu pastor associado e acima de tudo, o líder de ovelhas. Desejamos os mais profundos sentimentos à esposa e às filhas, bem como à família
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidade, Gleisy!