:: 12/dez/2022 . 17:34
LULA E ALCKMIN SÃO DIPLOMADOS PELO TSE; POSSE É EM 1º DE JANEIRO
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral ) diplomou, nesta segunda-feira (12), o presidente e o vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente. A cerimônia marca o fim do processo eleitoral e é o último passo antes da posse, marcada para 1º de janeiro de 2023.
O evento contou com a presença de chefes de outros poderes, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os ex-presidentes da República Dilma Rousseff e José Sarney estavam na solenidade, assim como ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Futuros ministros já anunciados por Lula também estavam presentes, como Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil). Nesta semana, o petista deve anunciar mais nomes para chefiar outros ministérios.
No início do seu discurso, Lula se emocionou e lembrou a primeira vez que foi diplomado presidente do Brasil, em 2002. “Quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na primeira diplomação, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder [essa honra] para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário. Quero pedir desculpas pela emoção”, disse.
O presidente eleito também lembrou o período que passou na prisão e fez elogios à condução do processo eleitoral pelos ministros do TSE. “Quero destacar a coragem do STF e do TSE, que enfrentaram todas as ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Cumprimento cada ministro e ministra pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nestes tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição”, afirmou.
Lula se comprometeu a “construir um verdadeiro Estado democrático” e a garantir a normalidade institucional. “Precisamos de instituições fortes e representativas. Precisamos de harmonia entre os poderes, com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba aventuras autoritárias”, acrescentou.
RK
SALÁRIO MÍNIMO SOBE PARA R$ 1.302 EM 1º DE JANEIRO
A partir de 1º de janeiro de 2023, o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.212, será de R$ 1.302.
O valor atualizado está em uma medida provisória publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.
Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que valor considera uma variação da inflação de 5,81%, acrescida de ganho real de cerca de 1,5%.
“O valor de R$ 1.302,00 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões”, acrescenta a nota.
Por se tratar de medida provisória, o texto terá de ser analisado por deputados e senadores. O mesmo novo valor para o salário mínimo já estava previsto no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, que foi enviado ao Congresso Nacional em agosto.
RK
PROGRAMAÇÃO CULTURAL ANUNCIA A CHEGADA DO NATAL
Itapetinga recebeu, como parte das celebrações dos 70 anos de emancipação política, uma bonita programação cultural natalina.
À frente do presépio gigante instalado no Paço Municipal, a Fundação Coral Canto das Artes, liderado pela Maestrina Leniza Santos, apresentou um bonito repertório que celebra a data mais importante para os cristãos.
Em seguida, um show do nosso artista, Juá da Bahia, trouxe ainda mais alegria e animação à praça iluminada e embelezada pelo encanto da decoração de Natal.
“Poucas datas comemorativas têm a simbologia tão valorizada e rica como o Natal. É um período iluminado e o brilho das decorações transforma o ambiente ao nosso redor, fazendo com que os desejos de paz, harmonia e felicidade se renovem a cada ano. Aliado a isso, as músicas mudam a energia de qualquer lugar”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.
Neste ano, a empresa Vox Império foi contratada para fazer a decoração da cidade, levando todo o clima e significado do período. De acordo com o prefeito, uma elaborada decoração de Natal atrai visitantes, oferece lazer e encantamento aos moradores, além de fomentar o comércio. E, de fato, este é o período mais importante para o comércio varejista. O Natal, data mais esperada do ano pelas lojas é a grande aposta para impulsionar as vendas. Através da decoração de Natal os consumidores se sentem motivados a realizar as compras de fim de ano impulsionadas pelo período de festas e confraternizações.
“Nosso maior desejo é que possamos fazer, de fato, Natal todos os dias em nossas vidas. Que tenhamos momentos especiais juntos dos nossos e que a nossa cidade possa proporcionar momentos felizes a todos nós ao lado daqueles que amamos”, concluiu o prefeito.
RK
ITAPETINGA/CONQUISTA/CAATIBA/BARRA DO CHOÇA: A PREVISÃO DE MUITO CALOR NESTA TERÇA 13
A previsão do Clima Tempo para Itapetinga e Região nesta terça (13), é de muito calor e quase zero a possibilidade de chuvas.
Itapetinga: temperatura varia entre 17 e 30 graus. Possibilidade de chuva é de 3mm
Conquista: temperatura varia entre 18 e 28 graus. Possibilidade de chuva é de 10mm
Caatiba: temperatura varia entre 24 e 34 graus. Possibilidade de chuva é de 13mm
Barra do Choça: temperatura varia entre 19 e 29 graus. Possibilidade de chuva é de 13mm
ITAPETINGA: EXAMES DE IMAGEM NÃO IDENTIFICAM FRATURA NA COLUNA DE ALINE, MAS ELA SEGUE SENTINDO MUITAS DORES E RECEBE APLICAÇÃO DE MORFINA
Desde o último domingo (11) a jovem comerciante de verduras, Aline Souza Ribeiro de 39 anos, que foi atropelada na Av. Gerson de Oliveira por volta de 09h da manhã, e teve que ser transferida para o Hospital de Base de Vitoria da Conquista, vem sendo submetida a vários exames de imagem, pois ela foi transferida por causa da suspeita de um trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neuroló- gicos, tais como alterações da função motora, sensiti- va e autônoma. Ela sentia muitas dores nas costas.
Segundo familiares que acompanham a jovem, nos exames de RX, Tomografia e Ressonância da paciente, não identificaram fratura na coluna de Aline. Uma ótima notícia para a paciente.
Mas a jovem segue sentindo muitas dores e as intervenções para diminuir a intensidade das dores, tem sido a base de morfina.
Amigos e familiares torcem para que, Aline se recupere o mais rápido possível das dores e do trauma.
BAHIA: ACELEN ANUNCIA REDUÇÃO DE 5,1% NA GASOLINA E 10% NO DIESEL
A Acelen informou nesta segunda-feira (12) que desde o sábado (10) os preços do diesel e gasolina foram reduzidos na Bahia. O valor do diesel caiu 10% e o da gasolina, 5,1%.
A empresa ressalta que os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado, levando em conta variações como custo do petróleo, com negociações em dólar.
A Acelen ressalta também que o preço do diesel está 14,9% menor que o da Petros e o da gasolina está 2,5% a menos. “A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado”, diz a nota.
ITAPETINGA: MARCELO RODRIGUES ‘TETEO’ TÁ DESAPARECIDO HÁ 19 DIAS. POLÍCIA CIVIL SEGUE INVESTIGANDO O CASO
O jovem Marcelo Rodrigues Santos ‘Teteo’ de 41 anos, que está desaparecido há 19 dias, até hoje não há pista alguma sobre o paradeiro dele.
Familiares de Teteo já compareceram ao Complexo Policial e registraram um B.O (boletim de ocorrência), relatando todas as circunstâncias do desaparecimento do jovem.
Teteo é morador antigo da Rua Ilhéus no bairro Camacan, onde era visto com frequência, passeando com um cão de grande porte.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a 21ª Coorpin, que disse está investigando, mas que infelizmente ainda não tem novas informações sobre o caso. “Existem algumas suspeitas sobre o desaparecimento de Marcelo Rodrigues, mas até agora, nada foi confirmado, a gente segue investigando”.
Familiares tem esperança de encontrar Teteo com vida.
Qualquer informação ligue: (77) 3262-1360 ou Zap: (77) 99958-0395. Sigilo absoluto
HOMENS SÃO PRESOS COM QUASE DUAS TONELADAS DE MACONHA. A DROGA ESTAVA ESCONDIDAEM UM CAMINHÃO FRIGORÍFICO
Quatro homens foram presos e aproximadamente duas toneladas de maconha foi apreendida nesta sexta-feira (9), no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com a Polícia Militar da cidade, responsável pela ação, a droga estava em um caminhão frigorífico que saiu do Paraná (PR).
A maconha, distribuída em 1.279 tabletes – cada uma com cerca de 1 kg – , estava escondida em um teto falso do veículo que transportava frango. De acordo com a PM, durante uma ronda na região, os agentes de segurança flagraram o momento em que a droga era retirada do teto falso do veículo de carga.
O caminhão seguia para Salvador, no entanto a polícia afirma que a droga seria distribuída em Feira de Santana.
Os homens presos são: o motorista do caminhão e três suspeitos de receptação. Dois carros e uma motocicleta também foram apreendidos e a polícia suspeita ser de batedores, pessoas que seguiam em caravana com objetivo de proteger a carga.
O material perecível que também era levado no caminhão, com frango e e salsichas, foram apreendidos. No entanto, a nota fiscal do produto foi apresentada pelo motorista do caminhão. Quando á droga, o homem não declarou a origem do entorpecente.
A PM informou que os veículos, a droga e os suspeitos presos foram encaminhados para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo Policial do bairro Jomafa, também em Feira de Santana.
- 1




























