Uma música pode criar boas memórias afetivas, mas novas descobertas de uma equipe de pesquisadores da Universidade Hospitals Cleveland Medical Center sugerem que também pode ser um santo remédio para muitos males como a doença falciforme (SCD) e o câncer. Segundo os cientistas, pacientes com essas doenças relataram sentir significativamente menos dor e ansiedade após passar pela musicoterapia, uma prática terapêutica que envolve atividades musicais em um contexto clínico de tratamento ou reabilitação de saúde e bem-estar.
Essas descobertas vêm de um estudo retrospectivo realizado entre janeiro de 2017 e julho de 2020. Durante esse período, os musicoterapeutas do UH Connor Whole Health forneceram 4.002 sessões de musicoterapia para 1.152 pacientes em 2.400 encontros no UH Seidman Cancer Center. Foi a maior investigação sobre a eficácia da musicoterapia em hematologia e oncologia já realizada até o momento. O trabalho também se baseou em toda uma história de estudos seminais de musicoterapia financiados pela Kulas Foundation, em que investigaram a eficácia da musicoterapia em cuidados paliativos, cirurgia e doença falciforme no HU.
“A programação de musicoterapia feita no Seidman Cancer Center oferece um meio único e eficaz de gerenciamento de sintomas para pacientes e familiares durante toda a jornada do câncer”, afirma Seneca Block, diretora de terapias expressivas do UH Connor Whole Health. “Em particular, os serviços de musicoterapia são totalmente integrados nas unidades de internação e ambulatório para fornecer continuidade de cuidados durante os períodos de transição do tratamento”, acrescenta, sobre o local que possui o maior programa de musicoterapia baseado no sistema de saúde dos Estados Unidos.
A cidade de Ilhéus-Ba que fica localizada no Sul Baiano, não terá o tradicional Réveillon, festa que sempre reuniu moradores do município e milhares de turistas.
A prefeitura não realizará o Evento pela terceira vez seguida, pois desde 2019, quando surgiu a pandemia da Covid-19, onde a Organização Mundial de Saúde (OMS), orienta a população para evitar aglomeração e o Estado e Municípios baixaram decretos proibindo festas e eventos.
A não realização do Réveillon deve gerar prejuízos aos comerciantes de Ilhéus, pois turistas que tinham a linda cidade como destino, por causa também do evento, devem ir para outras cidades, pois muitos já contavam com a queima de fogos.
Comerciantes cobram da prefeitura, uma resposta convincente, pois os prejuízos são incalculáveis.