:: ‘Justiça’
Que se feche o PT: revelações de empreiteiro demolem Lula, Dilma, Dirceu, Cardozo, Wagner, Delúbio, Gabrielli…
O engenheiro baiano Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e coordenador do cartel de empreiteiras no esquema de corrupção da Petrobras, fez chegar à VEJA um resumo do que está pronto a revelar à Justiça caso seu pedido de delação premiada seja aceito:
1) O esquema organizado de cobrança de propina na Petrobras foi montado em 2003, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, então amigo do empreiteiro. O operador era o tesoureiro do PT Delúbio Soares, réu do mensalão.
2) A UTC financiou clandestinamente as campanhas do hoje ministro da Defesa, Jaques Wagner, ao governo da Bahia em 2006 e 2010. A campanha de Rui Costa, em 2014, também foi financiada com dinheiro desviado da Petrobras.
3) A empreiteira ajudou o ex-ministro e mensaleiro petista José Dirceu a pagar despesas pessoais a partir de simulação de contratos de consultoria. Dirceu recebeu 2,3 milhões de reais da UTC somente porque o PT mandou.
4) O presidente petista da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, sempre soube de tudo.
5) Em 2014, a campanha de Dilma Rousseff e o PT receberam da empreiteira 30 milhões de reais desviados da Petrobras.
Ricardo Pessoa pode demonstrar que esse dinheiro saiu ilegalmente da estatal, através de contratos superfaturados, e testemunhar que o partido conhecia a origem ilícita. Também pode contar que o esquema de propinas foi montado pelo PT com o objetivo declarado de financiar suas campanhas eleitorais.
O presidente do BNDES (mantido no cargo), Luciano Coutinho, avisou Pessoa que o tesoureiro de Dilma, Edinho Silva, o procuraria para pedir dinheiro, conforme VEJA revelou três semanas atrás. Pessoa confirma que deu mais 3,5 milhões de reais à campanha presidencial petista após ser procurado por Edinho e a revista acrescenta agora que a conversa entre eles teve duas testemunhas.
6) O suposto ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ciente de que Pessoa estava prestes a denunciar Lula, Dilma e Dirceu, procurou os advogados do empreiteiro, e o acordo de delação premiada que ele negociava com os procuradores da Operação Lava Jato foi suspenso.
Ao contrário do que pregam OAB, Kennedy Alencar, Ricardo Noblat e o próprio ministro, as reuniões secretas não partiram dos advogados, mas sim de Cardozo, disposto a cometer qualquer tipo de abuso para obstruir o inquérito.
Não duvido que o pacote de acenos do governo tenha incluído ainda a possibilidade de remodelar a pena do dono da UTC nos tribunais superiores para colocá-lo em prisão domiciliar o mais cedo possível.
Em suma: se Ricardo Pessoa, em vez de ceder à pressão petista, denunciar à Lava Jato toda essa máfia infiltrada na máquina pública, e se os investigadores conseguirem demonstrar item por item, então o impeachment de Dilma na base legal do artigo 85, inciso 5, ou a cassação de seu mandato na da lei federal nº 9.504 são muito pouco para o bem do Brasil: o PT tem de ser extinto e os mandantes do esquema têm de apodrecer atrás das grades.
Grupo faz ‘vaquinha’ para libertar idosa presa por não pagar pensão de netos
Familiares e amigos da idosa de 63 anos presa desde quarta-feira (11) na delegacia de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, sul da Bahia, por não pagar a pensão alimentícia dos dois netos, tentam reunir dinheiro para quitar a dívida de R$ 4.417,36.
Segundo Mozart de Souza, advogado de Benedita Conceição dos Santos, foi proposto um acordo para pagamento de R$ R$ 2 mil e a substituição no processo de dona Benedita pelo filho, Jailson do Santos, pai da crianças.
Jailson mora no Rio de Janeiro, mas voltou à Bahia após saber da prisão da mãe. Ele conta que desde 2013 Benedita assumiu a dívida porque ele estava desempregado.
“Eu só voltei a trabalhar agora em novembro de 2014 como corretor. Vim para cá, perdi uma venda que tinha para fazer, mas não posso ir embora e deixá-la nessa situação.
É muito difícil por ser uma dívida minha. Estamos juntando dinheiro para resolver isso”, disse. O advogado explica como a idosa assumiu a responsabilidade pelo sustento dos netos.
“Foi feito um acordo com a advogada [da mãe das crianças] em que a comunidade juntou R$ 2 mil e substitui o filho pela mãe no processo.
Agora enviamos o documento para a juíza e esperamos que ela homologue para que a prisão seja revogada”, disse ao G1.
Idosa de 61 anos é presa por não pagar pensão aos netos na Bahia
Uma idosa de 61 anos, que está desempregada e não recebe aposentadoria, está presa na Bahia por atraso no pagamento da pensão alimentícia dos dois netos.
A trabalhadora rural Benedita Conceição dos Santos está desde o último dia 11 detida em uma das celas da delegacia de Posto da Mata, distrito do município de Nova Viçosa (911 km de Salvador), no extremo sul da Bahia. A lei determina que a pensão alimentícia deverá ser paga pelo pai ou pela mãe que não está com a guarda dos filhos. Se o pagamento não for feito, os avós serão os responsáveis pela dívida.
Ddesde 2013, Benedita pagava a pensão dos netos por decisão judicial.
Ela foi presa após o juiz substituto de Nova Viçosa, Willian Bosaneri Araujo, expedir um mandado de prisão, em dezembro, por atraso na pensão alimentícia de dois netos da agricultora.
O saldo devedor atingiu o valor de R$ 4.417,36 em maio de 2014 quando a mãe das crianças, Elizângela Santos Rodrigues, informou à Justiça que o pagamento não estava sendo feito. O documento informa que a prisão vigorará por 60 dias ou até a quitação da dívida.
Benedita mora no distrito de Argolo, zona rural de Nova Viçosa, em uma casa humilde com o companheiro Valdemar da Paz, 79, que é aposentado. Ele não é avô dos netos de Benedita. Na casa sequer há geladeira e a idosa disse que não tem condições de pagar a dívida.
O casal ainda cria uma das netas de Benedita, que tem 10 anos.
Em 2013, a idosa foi obrigada a arcar com a pensão alimentícia dos dois netos porque o filho dela estava desempregado.
Jovem comemora morte de policial na internet e vai parar na delegacia
Adolescente disse em depoimento que se arrependeu de comentários
Uma adolescente de 17 anos de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, teve que comparecer à delegacia na última semana para prestar depoimento depois que fez uma postagem em uma rede social ‘celebrando’ a morte de um policial civil – o investigador foi morto ao voltar para casa no dia 1º de fevereiro.
|
(Foto: Reprodução) |
Segundo o delegado Ricardo Costa, da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o caso foi levado à polícia através de denúncias anônimas e a garota foi ouvida na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) sob suspeita de desacato à autoridade por conta dos comentários.
No Facebook, a jovem comentou a notícia da morte do policial de maneira celebratória. “Amei a notícia. Quantos menos monstros no mundo, melhor para a sociedade”. “Maioria dos alemão acha porque tem uma farda de m…, um salário d em… que a propia (SIC) sociedade que paga esses pobres coitados que querem tomar o lado de Jesus Cristo. Policiais corrupto e assassinos tem que receber chumbo na cara. Só acho”.
Em depoimento, acompanhada pela mãe, a garota afirmou que estava bebendo com amigos no momento e escreveu sem pensar. “Ela disse que se arrependeu”, afirma o delegado “Que os comentários seriam também apenas para policiais corruptos”, acrescenta.
Um boletim com Termo Circunstanciado de Ocorrência foi feito e encaminhado para o Ministério Público, a quem cabe decidir se alguma medida deve ser tomada.
Operadora de celular terá que bloquear aparelho roubado. Saiba como pedir o bloqueio
A partir de amanhã, a polícia no estado de São Paulo, poderá pedir o código IMEI de celulares as operadoras em a fim de bloquear aparelhos que, por ventura, tenho sido furtado ou roubado. Em nota, ela afirma que será possível boquear um telefone em menos de 4 horas contadas desde o registro da ocorrência criminal.
O objetivo é inutilizar o aparelho impossibilitando seu uso posterior. Procedimento importante mas que, infelizmente, possui maneiras de ser contornado. Criminosos mais experientes já conhecem algumas maneiras de contornar o bloqueio. Mesmo assim, vale a pena tentar. Isso é importante para tentar contar o crescente avanço dos crimes relacionados aos furtos de celulares no Brasil. Os mais novos smartphones tem se tornado item altamente visado pelos criminosos, haja vista seu alto valor no mercado negro ou sua utilidade na prática de outros crimes.
Entretanto, é necessário que a vítima forneça o número IMEI referente ao telefone subtraído no ato de registro do boletim de ocorrência. Algo que pode ser difícil quando o aparelho já foi roubado e a vítima não possui mais a caixa ou nota fiscal do produto. O IMEI, uma espécie de número serial eletrônico específica a cada telefone, é facilmente achado junto ao aparelho (geralmente em uma etiqueta localizada atrás da bateria), na caixa do produto ou no menu de serviço de cada telefone. Não deixe para depois, siga nosso tutorial e anote o seus antes que seja tarde.
1. Digitando código universal: Este método deve funcionar e todos os aparelhos homologados no Brasil. Basta digitar *#06# através do teclado numérico do telefone. O IMEI será exibido imediatamente na tela.
2. Encontrando a etiqueta na traseira do telefone ou na caixa do produto: Método mais simples, basta procurar pela etiqueta geralmente encontrada ao remover-se a bateria, ou sua cópia anexada na caixa que acompanhava o telefone no ato de compra. Usuários dos telefones Apple (iPhone), podem encontrá-lo no verso do aparelho (nos modelos mais novos), na caixa ou no suporte para Chip SIM Card incluso ao telefone.
3. Encontrando o IMEI na nota fiscal: Basta procurar por ela no final do rodapé da nota fiscal recebida no ato da compra.
Insatisfeitos com diárias no Carnaval, policiais militares acionam a Justiça
Soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA) estão insatisfeitos com o valor das diárias e horas extras que serão pagos aos trabalhadores durante os dias do Carnaval de 2015. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, os militares que vão atuar na folia terão uma correção inflacionária na gratificação paga pelo Estado de 6%.
“Temos 18 mil policiais militares e existe a dificuldade do Estado em aumentar a gratificação, exatamente pelo impacto que isso causa nas finanças do Estado. E olhe que o governador Rui foi muito tranquilo no que se refere à correção inflacionária na questão dos policiais. Mas vamos ter a correção de 6% para esse ano”, afirmou o secretário em recente entrevista.
Em contato com o Bocão News nesta quinta-feira (6), o presidente e advogado da Associação de Policiais e Bombeiros e Seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Fábio Brito, afirmou que o valor das diárias é “ultrajante”. “Elas são calculadas de forma equivocadas para beneficiar o governo. Os agentes da Guarda Municipal e da Transalvador vão receber bem mais que os policiais militares. Um absurdo isso. Uma falta de respeito com a categoria”, diz o advogado.
Empreiteiras querem levar Lula e Dilma à roda da Justiça
Com os processos da Operação Lava-Jato a caminho das sentenças, as empreiteiras querem Lula e Dilma junto com elas na roda da Justiça
Rodrigo Rangel, Robson Bonin e Bela Megaele
SEM SAÍDA – Presos desde novembro do ano passado, os empreiteiros envolvidos no escândalo da Petrobras negociam acordos de delação premiada com a justiça (Michel Filho/AG. O GLOBO/VEJA)























A Justiça Federal na Bahia confirmou a liminar que determina a reabertura do concurso público para delegado, escrivão e investigador de Polícia Civil, para que apresentem os exames exigidos. A juíza federal Cláudia Tourinho Scarpa, da 4ª Vara, em Salvador, julgou parcialmente o pedido da Defensoria Pública da União em ação civil pública contra a Fundação Universidade de Brasília e o Estado da Bahia. A ação pedia reabertura do prazo para que candidatos eliminados na fase de exame biomédico do concurso público da Polícia Civil apresentem os exames médicos exigidos. A Defensoria requeria a anulação de todo o concurso, desde a fase da entrega de documentos médicos, com reabertura de prazo e fornecimento de recibo detalhado, sendo informado neste, quais exames foram juntados, o que permitiria a interposição de recurso administrativo. No edital era informado que o candidato submetido aos exames biomédicos deveria apresentá-los e a Junta Médica poderia solicitar outros complementares. Seria eliminado o candidato que deixasse de entregar algum exame estabelecido pela Junta Médica. Entretanto, o recibo dos exames não especificava quais foram entregues. Assim, o candidato eliminado por não apresentar todos aqueles solicitados encontrava dificuldade na interposição de recurso por não saber quais exames a Junta Médica entendeu faltarem e nem comprovar que os apresentou. Na decisão, a juíza considerou que houve uma violação ao direito do contraditório, da ampla defesa, e ao princípio da administração pública. “A administração tinha o dever de expor os motivos pelos quais o candidato foi eliminado, ou seja, quais os exames não foram entregues, garantindo-se ao interessado o contraditório e a ampla defesa”, diz a decisão. Para magistrada, a fase do concurso deveria ser reaberta, e que o fato não interfere no andamento do concurso para os demais candidatos, já que as fases seguintes não necessitam ser realizadas em conjunto, não havendo motivo para anulação de todo o concurso. Somente poderão fazer o curso de formação aqueles candidatos mais bem classificados que os candidatos sub judice, sob pena de violar critérios de antiguidade dos futuros servidores. Foi comparada a lista dos candidatos aprovados com a daqueles sub judice com simulação da classificação final e verificou-se que havia 11 aprovados para delegado e 4 para investigador em melhores posições que os candidatos que buscaram à Justiça. Assim, todas as partes concordaram não haver prejuízo para todos os candidatos. A juíza, ainda autorizou a convocação de 15 aprovados para se submeterem ao curso de formação das carreiras, com posterior nomeação e posse. Para Tourinho Scarpa, é necessário a nomeação de escrivão, investigador e delegado, pois existem muitos cargos vagos na Polícia Civil no estado.





