Um motorista foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo um ônibus sem para-brisa, na BR-050, entre Catalão e Cristalina, na noite de sexta-feira (31).
O veículo também estava sem a placa dianteira e com uma corda segurando a porta. Mas, o que mais chamou a atenção dos policiais foi o fato de o condutor estar usando um capacete.
De acordo com a PRF, os agentes identificaram o veículo trafegando em situação completamente irregular. Ele informou que saiu de Uberaba, em Minas Gerais, após o ônibus se envolver em um acidente, e pretendia chegar até Brasília, no Distrito Federal.
O homem foi autuado pela infração de conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança viária, e também pela ausência da placa.
O ônibus foi apreendido e levado para a unidade operacional da PRF e só será liberado após a regularização. O nome do condutor não foi divulgado e, por isso, a reportagem não conseguiu localizá-lo para que apresentasse sua versão dos fatos.
Um corpo esquartejado foi encontrado dentro da mala de um carro na BR-512, no trecho de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, na manhã deste domingo (2).
De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como o servidor público Elvis Adriane de Jesus Araújo, de 30 anos. Segundo a assessoria da prefeitura de Mata de São João, ele é filho do ex-vereador Zé do Relógio.
Conforme informações da Policia Militar, Elvis estava desaparecido no município e, depois de uma denuncia, o carro foi encontrado abandonado na Rua da estação.
Nem autoria, nem a causa do crime foram informados.
Há 10 dias, o corpo jovem Fernando Matos Souza , de 18 anos, foi encontrado decapitado na cidade. Ele estava desaparecido após ir para uma cavalgada.
Ainda não existem informações se os casos estão interligados.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, se reuniu com o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, por causa dos crimes. Os Promotores de Justiça, Drª Karine Peixoto e Luis Alberto também participaram da reunião.
Depois de ter dado entrada na UPA no domingo (19) de março, Edu foi atendido pelo competente médico Dr. Dijon e foi diagnosticado com “pneumonia com derrame pleural”. Percebendo a gravidade e o risco que Edu corria de ter a saúde ainda mais afetada, DR. Dijon solicitou que ele fosse regulado da UPA em Itapetinga para o hospital de referência no tratamento da “pneumonia com derrame pleural”. A vaga saiu para o hospital Roberto Santos em Salvador. Assim que chegou em Salvador os médicos fizeram uma nova bateria de exames, e decidiram colocar um dreno no pulmão esquerdo de Edu. A drenagem para tirar a secreção foi bem sucedida, e os médicos usaram antibióticos, onde o paciente teve que passar 3 dias na Semi UTI com auxilio de oxigênio. Ele ficou 12 dias internado e sempre teve os pais Rafael e Kelly por perto, acompanhado e dando força. A presença dos pais foi super importante na recuperação de Edu.
No 11° foi retirado o dreno e Edu ainda terá que fazer, o uso do antibiótico via oral, em casa por 10 dias. Ele continua em Salvador na casa da tia Olímpia se recuperando para poder retornar a Itapetinga.
“Agradecemos primeiramente a Deus e ao apoio de todos os parentes, amigos e colegas que ajudaram e contribuíram com as orações, mensagens e financeiramente para a recuperação de Edu.’ disse os pais.
O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
O quebra-cabeça é usado para simbolizar o TEA, pois faz referência à complexidade do transtorno.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.
Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista(TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Apesar de não haver uma causa bem estabelecida, acredita-se que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.
O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos os indivíduos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
Alguns dos sinais do TEA que podem ser observados em crianças no primeiro ano de vida são: não responder ao nome, sentir grande incômodo quando colocadas em ambientes com sons altos, ter interesse maior por objetos do que por pessoas, pouco contato visual, enfileirar objetos e não aceitar toque. Vale salientar que o TEA apresenta diferentes graus, sendo possível encontrar pessoas com quadros considerados leves e pessoas com quadros mais graves, as quais necessitaram de cuidados especiais ao longo da vida.
Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente com TEA, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre 4 e 5 anos. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo. Aproveite a oportunidade e leia mais sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Lei Romeo Mion
No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com essa iniciativa, a pessoa com TEA terá direito a uma carteira de identificação, que, segundo o texto da lei, terá como objetivo “garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social” para esse público. Para identificar a prioridade à pessoa com TEA, os estabelecimentos poderão utilizar como símbolo a fita quebra-cabeças (ver figura a seguir).
A fita quebra-cabeça identifica a prioridade de atendimento para pessoas com TEA.
A aprovação dessa lei é um marco importante, pois garante mais uma vitória às pessoas com esse transtorno. Vale salientar que, apesar dos avanços nos últimos anos, temos um longo caminho a ser percorrido até que se conheça completamente o TEA e que as pessoas com esse transtorno tenham seus direitos respeitados.
A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam nesta domingo (02), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 18º e máxima de 29º e 00mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 05mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 07mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 10mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 10mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 08mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 04mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam nesta sábado (01), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 18º e máxima de 29º e 00mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 05mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 07mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 10mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 10mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 08mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 04mm de chuva.
Sol com poucas nuvens e zero possibilidade de chuva!
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Zé Godela!