:: 24/abr/2023 . 22:39
QUASE UMA TRAGÉDIA NA NOITE DESTA SEGUNDA (24)
Quase uma tragédia na noite de hoje, segunda-feira.
O motorista perdeu a direção do caminhão, que invadiu uma casa.
Graças a Deus ninguém foi atingido.
O Blog do Rodrigo Ferraz recebeu a informação que o fato aconteceu na vizinha cidade de Ituaçu.
Um vídeo mostra o momento exato do fato.
Uma multidão de pessoas acompanhou o acidente logo depois e ficaram impressionados.
Não temos informações do estado de saúde do condutor.
RK
MINISTÉRIO LIBERA VACINA BIVALENTE CONTRA COVID PARA MAIORES DE 18 ANOS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (24), a ampliação da vacinação com a dose de reforço bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta etapa que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.
Procurada, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou que ainda há estoque de vacina, mas não suficiente para todo esse público. O órgão informou que ainda não recebeu um comunicado oficial do Ministério da Saúde, mas que os municípios tem a autonomia para definirem se já irão começar.
RK
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA ORIENTA FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO BOLSA PRESENÇA PARA ATUALIZAÇÃO DO CADÚNICO; SAIBA COMO FAZER
A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) orienta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Presença para que façam a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A medida é necessária devido às normativas sobre averiguação e revisão cadastral, exigidas pelo governo federal e publicadas no Diário Oficial da União, no dia 12 de abril de 2023.
Caso a família esteja com os dados desatualizados há mais de dois anos e saia da base do CadÚnico, automaticamente será desabilitada do Bolsa Presença, programa do governo do Estado. “Um dos critérios para acesso ao Bolsa Presença é a inscrição no CadÚnico, identificando a condição de vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Por isso, é fundamental que as famílias fiquem atentas e façam a atualização para não se surpreenderem com a suspensão do programa, cujo crédito é realizado no dia 15 de cada mês”, afirmou o superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães.
COMO FAZER
Para atualizar o CadÚnico é necessário comparecer a um posto de cadastramento do município, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou a uma Prefeitura Bairro e apresentar a documentação exigida, como documento de identificação com foto e Número de Identificação Social (NIS).
Para acessar o Bolsa Presença, além do CadÚnico, que deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família, o responsável também tem que apresentar o número do CPF dos estudantes. A concessão ao Bolsa Presença está vinculada ainda à assiduidade nas aulas e ao cumprimento das atividades letivas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado, incluindo a participação obrigatória do estudante nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico, assim como a participação da família na vida escolar do estudante.
BOLSA PRESENÇA
O programa Bolsa Presença é um apoio financeiro, com recursos próprios do Governo da Bahia, às famílias dos estudantes em condições de vulnerabilidade social, que recebem o valor de R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo aluno matriculado, para assegurar que eles permaneçam na escola. Este ano, a previsão é que o programa atenda cerca de 373 mil famílias de 423 mil estudantes da rede estadual de ensino. Para tanto, foram destinados R$ 700 milhões de recursos próprios do executivo estadual.
RK
NOVAS IMAGENS MOSTRAM TROPA DO GSI RINDO E CONVERSANDO DURANTE INVASÃO NO PLANALTO
Novas imagens de câmeras de segurança mostram integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) rindo e conversando enquanto o Palácio do Planalto era invadido no dia 8 de janeiro.
No final de semana, o GSI divulgou outras imagens internas – além das que foram exibidas de forma exclusiva pela CNN na quarta-feira (19) – que flagraram o ataque aos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, foram disponibilizados mais de 400 arquivos de gravações.
Em um dos vídeos, é possível ver cerca de 14 membros do GSI no subsolo do Palácio do Planalto dando risadas e conversando enquanto o prédio era invadido e depredado nos andares superiores. Um deles parece estar assistindo a vídeos dos atos criminosos que estavam acontecendo no seu celular.
Veja as imagens na sequência completa explicadas por Daniela Lima no vídeo abaixo:
Imagens divulgadas pela CNN
No dia 19, a CNN divulgou, com exclusividade, imagens de 22 câmeras do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram a ação dos agentes do GSI durante a invasão ao prédio. As imagens revelam que o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República esteve no Palácio no momento da invasão. O general Gonçalves Dias aparece circulando entre os invasores.
No mesmo dia 19, Dias pediu demissão do cargo de ministro. No Congresso, também como efeito da divulgação das imagens pela CNN, a base aliada do governo passou a apoiar a instalação de uma CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro.
A íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto foi disponibilizada pela CNN em todas as suas plataformas na quinta-feira, dia 20.
Os vídeos divulgados com exclusividade pela CNN no último dia 19 foram gravados por 22 câmeras diferentes. Nessas imagens, obtidas em primeira mão pela emissora, não havia ainda o registro do momento em que o presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto para avaliar os danos provocados pelos criminosos.
*Publicado por Fernanda Pinotti
BOMBA: GOVERNO NÃO TEM DINHEIRO PARA CUMPRIR PROMESSA DE LULA NO INSS
Alvo de críticas dentro do governo por causa dos problemas recorrentes nos sistemas do INSS, Carlos Lupi se reuniu nesta segunda com Fernando Haddad para discutir algo caro ao presidente Lula: a promessa eleitoral de acabar com a fila da Previdência.
Outro dia, numa reunião com o presidente, Lupi foi cobrado diretamente sobre o tema. Nesta segunda, ele tratou de anunciar que o governo não tem dinheiro para suportar todos os benefícios de aposentados que aguardam na fila para obter o direito.
“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão, que todo ano cresce, está previsto e orçado. Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800.000 a 900.000 a mais. Então, nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, disse Lupi ao sair da conversa na Fazenda.
O Radar mostrou recentemente os dados da fila no INSS. Lupi disse nesta segunda que buscará solucionar esse problema até o fim do ano, garantindo que todos os beneficiários tenham seus processos analisados em, no máximo, 45 dias.
NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 67 ANOS IVO SANTIAGO COUTO O PAI DE KAIQUE “BOY” MORADOR ANTIGO DA VILA ISABEL
Faleceu na tarde de domingo (23) por volta das 15h, aos 67 anos Ivo Santiago Couto morador antigo da Vila Isabel e Trabalhador da Pedreira.
Ivo foi trabalhar na Pedreira pela manhã, e voltou pra cada por volta das 11:30h. Começou sentir umas dores no peito e rapidamente foi encaminhado a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi atendido, passou por alguns exames, mas infelizmente sofreu uma para cardíaca e faleceu.
Ivo trabalhou por muito tempo na Azaleia e Colograf, e atualmente trabalhava na Pedreira. Ele também era muito conhecido e querido na Vila Isabel.
Ele deixa a esposa Elzenira Silva couto conhecida como ‘Zany’, o filho Kaique ‘Boy’ e o neto Lucas
O corpo a rua Belmonte nº 5 na Vila Isabel de onde saiu o cortejo fúnebre por volta das 16h em direção ao Cemitério da Vila Isabel.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.
Descanse em Paz, Ivo!
ITAPETINGA: SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE RISCO DE PROLIFERAÇÃO DE CARAMUJOS AFRICANOS. AGENTES DE ENDEMIAS JÁ ESTÃO NO COMBATE
Calor, umidade e muita chuva compõem o ambiente propício para a aparição de Caramujos Africanos e exige atenção especial da vigilância epidemiológica. O molusco terrestre tropical, originário do continente africano, chegou ao Brasil como alternativa para o comércio de escargot. Como a espécie não teve aceitação no mercado alimentício, foi descartada de forma inadequada no ambiente.
O caramujo africano, que possui altas taxas de reprodutividade, é responsável pela transmissão de duas doenças: a angiostrongilíase meningoencefálica humana e a angiostrongilíase abdominal. Com sintomas de dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca, distúrbios do sistema nervoso, dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito. A contaminação pode ocorrer por meio do consumo direto do caramujo, do consumo de vegetais, frutas e hortaliças contaminados ou pela manipulação inadequada dos caramujos vivos.
“É necessário que as verduras, frutas e legumes sejam higienizados, lavando-os em água corrente e deixando de molho por 30 minutos em solução de hipoclorito de sódio a 1% (uma colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água filtrada)”, explica Márcio Ribeiro, coordenador de endemias.
O coordenador dá ainda mais algumas dicas para que a população auxilie no controle dos caramujos:
– Faça coleta com as mãos bem protegidas com luvas ou sacos plásticos;
– Coloque o molusco em um balde contendo uma das misturas a seguir: – 1litro de água sanitária para 3 litros de água ou; – 1 quilo de cal ou sal grosso juntamente com 6 litros de água.
– Deixe os caramujos imersos por um período de 24h para garantir sua morte;
– Quebre as conchas para evitar criadouro do mosquito da dengue Aedes aegypti;
– Descarte no lixo comum.
“JEJUAR PARA CONHECER JESUS”: SEITA NO QUÊNIA QUE PREGAVA ‘CULTO DA FOME’ CAUSA 47 MORTES
A polícia do Quênia exumou 47 corpos perto da cidade costeira de Malindi em uma investigação sobre um pregador cristão que teria dito aos seguidores para morrerem de fome para “encontrar Jesus Cristo”. Havia corpos de crianças entre os mortos. A polícia disse que as exumações estão em andamento.
As covas rasas estão na floresta Shakahola, onde 15 membros da Igreja Internacional da Boa Nova (Good News International Church, em inglês) foram resgatados na semana passada.
Outros 26 corpos foram exumados no leste do Quênia neste domingo, 23, elevando para 47 o número de cadáveres encontrados pela polícia em três dias, em uma investigação sobre a morte de seguidores de uma seita religiosa, informou a polícia.
O líder da igreja, Paul Makenzie Nthenge, está sob custódia, aguardando uma audiência no tribunal. A emissora estatal KBC o descreveu como um “líder de culto” e informou que 58 túmulos foram identificados até agora.
“Hoje [domingo], exumamos 26 corpos, o que eleva o número total para 47”, declarou Charles Kamau, chefe de investigações criminais do subcomitê de Malindi (leste do País), que acrescentou que as buscas continuam.
Na semana passada, as autoridades encontraram os corpos de quatro adeptos da Igreja Internacional da Boa Nova, dirigida por Makenzie Nthenge, que teria incentivado seus seguidores a jejuar para “conhecer Jesus”.
Os investigadores chegaram à região após uma denúncia que apontava a existência de uma possível vala comum. Contudo, muitos adeptos da seita ainda estão escondidos em uma área de mata.
Uma mulher foi encontrada neste domingo pelas autoridades com os olhos esbugalhados e recusando-se a ingerir alimentos, antes de ser transferida em uma ambulância.
Outros 11 fiéis, sete homens e quatro mulheres entre 17 e 49 anos, foram hospitalizados na semana passada após receberem ajuda na região de mata conhecida como Shakahola.
Makenzie Nthenge, compareceu à polícia em 15 de abril, antes de ser detido. Uma fonte policial afirmou que o líder da igreja iniciou uma greve de fome e que “está orando e jejuando” enquanto permanece preso. Segundo a imprensa local, seis seguidores de Nthenge também foram detidos.
Em um relatório, a polícia indicou que recebeu informações sobre várias pessoas “mortas de fome com o pretexto de conhecer Jesus depois que um suspeito, Makenzie Nthenge, pastor da Igreja Internacional da Boa Nova, fez nelas uma lavagem cerebral”.
De acordo com a mídia local, Nthenge tinha sido detido e indiciado no mês passado depois que duas crianças morreram de fome enquanto estavam sendo cuidadas por seus pais. No entanto, ele pagou uma fiança de 100.000 xelins quenianos (cerca de R$ 3,7 mil) e foi liberado.
Observe a palavra de Deus: “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal” (Eclesiastes 5:1)
RK
VITÓRIA DA CONQUISTA: IDENTIFICADO HOMEM ENCONTRADO MORTO EM CELA DO NILTON GONÇALVES
Foi identificado como Iuri Libarino o homem encontrado morto na cela do Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (24).
Ele estava preso sozinho em uma cela. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) foi acionado e já está fazendo a remoção do corpo, que será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Conquista para perícia.
AF

























Estradas e pontes foram interditadas no sul e no extremo sul da Bahia, devido a estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a região desde sexta-feira (21). De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), foram registradas cinco ocorrências em rodovias baianas e quatro delas já foram liberadas.





