TEBET PREVÊ VOLTA DO ‘IMPOSTO DO PECADO’ DEFENDIDO POR PAULO GUEDES
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, visitou a Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 4, para esclarecer dúvidas relacionadas à reforma tributária junto ao grupo de trabalho da casa. A ministra apontou algumas soluções que a reforma trará, por exemplo, à tributação sobre o consumo no país. A ministra apontou que é possível gerar novos incentivos fiscais para empresas sustentáveis — um “tributo verde” — em contrapartida da criação do “imposto do pecado”, como fora apelidado anteriormente pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, a sobretaxação de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos com alta adição de açúcares, como refrigerantes.
A ministra também disse que sua pasta está analisando a eficiência das políticas públicas do país e não descartou “possíveis extinções de políticas públicas que forem totalmente ineficientes e não forem fundamentais para o Brasil”, disse. Em contrapartida, ela citou como exemplos positivos políticas que “ninguém mais contesta”, como o “Bolsa Família” e o “Minha Casa, Minha Vida” para ressaltar que qualquer extinção de programa deve ser analisada criteriosamente antes de ser colocada em pauta. “Nós temos três grandes reformas para fazer no Brasil. A primeira é sobre o consumo. A segunda é sobre a renda e o patrimônio. E a terceira é sobre o trabalho”, registrou.
RK

























