:: abr/2023
COM MEDO DE ATAQUE, PAIS DE ALUNOS VÃO PRA FRENTE DE COLÉGIO
Pais e alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Camaçari, região Metropolitana de Salvador, viveram momentos de terror na manhã desta terça-feira (11), após ameaças de ataque ao local. A notícia é do Bahia no Ar.
De acordo com testemunhas, as pessoas se assustaram com um homem, em situação de rua, que estava com uma barra de ferro nas proximidades do colégio, e ficaram com receio de ele invadir o local. Preocupados com a situação, que foi repassada através das redes sociais, os pais dos alunos foram até a unidade escolar em busca dos seus filhos. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local.
Em nota, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que a situação foi resolvida, e que não passou de um mal-entendido.
Fonte: Varelanet
CONSELHO DE MEDICINA PROÍBE PRESCRIÇÃO DE ANABOLIZANTES PARA FINS ESTÉTICOS
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides
androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (11).
A decisão foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo para que o CFM votasse uma regulamentação sobre o uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance.
De acordo com a norma, os médicos ficam impedidos dos seguintes procedimentos:
-
utilização de qualquer formulação de testosterona em pacientes sem o diagnóstico de deficiência do hormônio, exceto em situações previstas por outras normas;
-
utilização de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade estética;
-
utilização de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade de melhora do desempenho esportivo, para atletas amadores e profissionais;
-
prescrição de hormônios divulgados como “bioidênticos”, em formulação “nano” ou nomenclaturas de cunho comercial e sem a devida comprovação científica de superioridade clínica;
-
prescrição de Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico (SARMS), para qualquer indicação, por serem produtos com a comercialização e divulgação suspensa no Brasil;
-
realização de cursos, eventos e publicidade com o objetivo de estimular e fazer apologia a possíveis benefícios de terapias androgênicas com finalidades estéticas, de ganho de massa muscular ou de melhora de performance esportiva.
Aumento de casos de complicações
Ao solicitar a discussão da proibição, as sociedades médicas afirmaram estarem preocupadas com o aumento no número de casos de complicações pelo uso indevido de hormônios, além de conteúdos publicados em redes sociais que promovem o uso desses recursos.
“Essa ação se faz necessária, por atingir não apenas a classe médica, mas por ter caráter pedagógico e de alerta ao público leigo, também amplamente atingido por informações deturpadas e inconsequentes a respeito desse assunto, mas comumente bem elaboradas e atraentes”, dizem as sociedades médicas.
A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.
GOVERNO PODE RESPONSABILIZAR REDES SOCIAIS POR INCITAÇÃO A ATAQUES EM ESCOLAS
Empresas de tecnologia e plataformas de redes sociais poderão ser responsabilizadas pela falta de monitoramento e bloqueio de mensagens e perfis que incitem ataques em escolas, anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ele se reuniu ontem com representantes da Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp), Kwai, TikTok, YouTube e Google.
Apenas no sábado, 8, e domingo, 9, a equipe do Ministério da Justiça (MJSP) rastreou 511 perfis do Twitter que faziam algum tipo de apologia à violência e discurso de ódio. Uma das tendências observadas foi a criação de contas seriadas com nomes e fotos de autores de ataques conhecidos.
Após a reunião nesta segunda-feira, 10, o ministro disse ter exigido “canais abertos, velozes e urgentes” de atendimento às denúncias policiais contra perfis suspeitos, assim como um “monitoramento autorregular” das próprias empresas sobre o conteúdo publicado. “Não basta uma posição reativa ou meramente passiva em relação às nossas solicitações”, afirmou Dino.
ADOLESCENTE DE 13 ANOS ESFAQUEIA 03 COLEGAS EM ESCOLA DE GOIÁS
Um aluno de 13 anos entrou hoje de manhã em uma escola em Santa Tereza de Goiás, na região norte do estado, e esfaqueou três colegas.
O que aconteceu
Após os ataques, o adolescente tentou atacar uma professora. Mas ela se trancou em uma sala. O autor do crime foi contido por um funcionário da escola Em seguida, foi apreendido pela Polícia Militar. Segundo a Polícia Civil, a ação estava sendo planejada pelo autor do crime.
As vítimas não tiveram ferimentos graves. Elas foram socorridas e estão em estado regular. Uma delas já recebeu alta e está em casa. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás e pela Secretaria da Educação.
O aluno não tem histórico de violência escolar. Ele já foi ouvido pela Polícia Civil.
Ataques a escolas no Brasil
Foi o quarto ataque a escolas nos últimos 15 dias no Brasil. Os outros casos ocorreram em São Paulo, Blumenau (SC) e Manaus (AM).
A Polícia Civil de Goiás diz que tem adotado uma série de medidas para coibir esse tipo de ataque. Ontem, a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 14 anos que fazia apologia a massacres em escolas.
A delegacia cumpre hoje outros quatro mandados de busca e apreensão na capital Goiânia e em Rio Quente. Não há informação sobre uma eventual relação entre esses casos e o ataque de hoje.
As forças policiais de Goiás (…) estão com máxima atenção e trabalham nas redes atrás de pessoas que possam praticar ou fomentar esse tipo de atentado
VÍTOR PEREIRA É DEMITIDO DO FLAMENGO APÓS PERDER 5 TÍTULOS SEGUIDOS
O Flamengo anunciou, nesta terça-feira (11), a demissão do técnico Vítor Pereira. Ele não suportou a derrota para o Fluminense, por 4 a 1, na segunda partida da final do Campeonato Carioca, e não é mais treinador do clube rubro-negro.
O português já vinha sendo muito criticado pela torcida por conta das consecutivas perdas de campeonato desde que chegou à Gávea, em janeiro. Ele ficou em terceiro no Mundial de Clubes, terminou como vice da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana e, agora, do Cariocão, contra o rival tricolor.
Vítor Pereira ficou no comando do Fla por apenas 20 jogos, com 11 vitórias, dois empates e sete derrotas, obtendo apenas 58% de aproveitamento. Ele substituiu Dorival Júnior, que foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores da América no ano passado.
MULHER MORRE ELETROCUTADA AO PISAR EM FIO DESENCAPADO NA COZINHA DE CASA NA BAHIA
Uma mulher de 26 anos foi eletrocutada ao pisar em um fio desencapado, na cozinha da casa em que morava, na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia.
O caso aconteceu no sábado (8). Segundo a Polícia Civil, a vítima, identificada como Cristiane Pessoa da Silva, foi socorrida e levada para a cidade de Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais, mas teve o óbito declarado em um hospital local.
O corpo de Cristiane da Silva foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis, como morte acidental.
TERÇA (11) EM ITAPETINGA E REGIÃO VAI SER DE SOL COM MUITAS NUVENS DURANTE O DIA. PERIODOS DE NUBLADO E CHUVA A QUALQUER HORA
A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam neste terça (11), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 18º e máxima de 29º e 03mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 25mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 07mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 10mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 10mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 08mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 04mm de chuva.
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e chuva a qualquer hora
Como diz o sábio….previsão não é precisão!
O COMUNICADOR DE SUCESSO EDILSON LIMA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DA ESPOSA ADREANE BRITO, DOS FILHOS EDILSON JÚNIOR, LISSA E ADRIENNE, DOS COLEGAS DO RÁDIO, FAMILIARES E TODOS OS OUVINTES.
Comunicador de sucesso, mantendo na Rádio Fascinação Am o Programa “Sertão Moderno” a mais de 37 anos, Edilson Lima é dono de um carisma sem igual. Ele nasceu na vizinha cidade de Macarani-Ba em 11 de abril de 1962. Filho de Maria Ferreira Lima e Florisvaldo Pereira dos Santos, é casado com Adreane Brito Lima desde 1991, com quem tem três filhos: Adrienne, Lissa e Edilson Júnior.
Edilson Lima, chegou a Itapetinga aos 16 anos de idade e começou a trabalhar com o seu tio Nenzinho, proprietário do “famoso” Caminhão denominado de “Trovão Azul”, que residia na rua Brumado, bairro Camacã.Lima, exerceu atividades como vendedor de picolé, auxiliar de feirante, operador de áudio, repórter e comunicador (radialista), daí vem a sua simplicidade. Convidado por seu primo, o também radialista , Jota Santos, Edilson Lima começou a trabalhar na rádio Jornal de Itapetinga no ano de 1980 , onde foi desde colaborador de discoteca a office boy.
Quando teve a oportunidade de trabalhar com as “carrapetas”, aprendeu a ser um dos mais competentes sonoplastas da emissora e posteriormente teria a oportunidade de apresentar um programa musical, graças a indicação do também colega Hernando Cardoso. Hoje criador e apresentador do Programa Sertão Moderno, de esmagadora audiência, Edilson Lima, conseguiu com sua postura ética e competência, se tornar um nome de credibilidade na imprensa local e regional.
De origem humilde, batalhador e sem nenhuma mácula em sua história de vida nessa cidade de Itapetinga, Lima, entrou também para a história do município como o primeiro vice-prefeito (Operário)a assumir um mandato. Exerceu o cargo no período de 2009 a 2012, pelo PR e atualmente está sem Partido. Destacou-se na comunidade quando presidiu uma Comissão Pró-Intermunicipal em 2002.
Edilson Lima, através da sua profissão tem dado a sua parcela de contribuição no desenvolvimento da nossa cidade, principalmente na cultura, no esporte e na economia. O radialista, acredita na força e ousadia dos homens de bem desta terra no sentido de recolocar de vez , Itapetinga no caminho do desenvolvimento.
Parabéns Lima! 11/04 – 61 anos de vida e 43 anos e 4 meses de rádio.
Feliz aniversário muitas felicidades, Lima!
K9: QUAIS OS RISCOS DA MACONHA SINTÉTICA CAUSADORA DO “EFEITO ZUMBI”?
Embora não tenha cannabis na composição, a maconha sintética tem se popularizado em algumas regiões do Brasil, como ocorre na cidade de São Paulo. A droga também pode ser chamada de spice, K2, K4 ou ainda K9. Em comum, os usuários costumam relatar o “efeito zumbi” e uma vasta gama de complicações neurológicas, além da agressividade.
No caso específico de São Paulo, os primeiros relatos da maconha sintética são ainda de antes da pandemia da covid-19, mas, nos últimos meses, os casos de internações se intensificaram. A partir dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, o UOL apurou que, durante todo o ano de 2022, foram 73 possíveis internações relacionadas com a K9. Do início deste ano até o dia 15 de março, foram registrados 102 atendimentos do tipo. Parte significativa dos usuários têm entre 12 e 17 anos.
Uma das razões por trás do crescimento do uso está o preço: a maconha sintética é tão barata quanto o crack. Com menos de 10 reais, é possível comprar a K9. Segundo a International Police Association (IPA) Brasil, o produto pode ser encontrado por até cinco reais.
Nos Estados Unidos, os primeiros registros da maconha sintética são de 2008 e, desde então, autoridades acompanham casos e estudam as consequências da droga, taxada como altamente viciante. Até onde se sabe, as primeiras notificações envolvendo a substância foram confirmadas na Europa, por volta do ano de 2005.
Por que maconha sintética?
/i539101.jpeg)
Na verdade, a K9 não leva em sua composição a cannabis, ou maconha, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. O nome é uma referência ao fato do composto ilícito atuar nos mesmos receptores das células cerebrais que o tetrahidrocanabinol (THC), o principal ingrediente ativo da erva. No entanto, o sintético é muito mais poderoso.
“Os canabinoides sintéticos [THC] podem afetar o cérebro de maneiras diferentes e imprevisíveis em comparação com a maconha [natural]”, reforça o CDC.
O que tem na droga K9?
É preciso pontuar que a composição da maconha sintética varia de acordo com a produção do traficante responsável. Por exemplo, no caso da cannabis natural, é esperado que ela tenha pelo menos fragmentos da planta original, mas, na K9, os componentes podem ser um mistério. A única pseudo-certeza é de que deve conter moléculas sintéticas de THC associadas com outros químicos.
“Não há padrões para fabricar, embalar ou vender produtos químicos canabinoides sintéticos. Isso significa que duas embalagens de um produto de [uma mesma] ‘marca’ podem conter produtos químicos completamente diferentes”, explica o CDC. Além disso, outras drogas e produtos tóxicos podem estar misturados.
Isso é possível porque todos os produtos químicos da fórmula são misturados com um solvente, formando um líquido. Posteriormente, a solução será borrifada em uma base, como temperos (spice), ervas diversas, cigarros, papéis coloridos ou ainda folha sulfite. Assim, o tipo de uso depende do formato (apresentação da substância), podendo ser fumada ou colocada embaixo da língua.
Quais são os sintomas do uso da maconha sintética?
/i523109.jpeg)
Segundo o CDC, a droga K9 pode gerar uma variedade de sintomas entre os usuários, desencadeando problemas neurológicos e psiquiátricos. Dependendo da pessoa, os efeitos podem ser opostos, como agitação ou extrema sonolência (“efeito zumbi”). Eventualmente, também pode levar o usuário a óbito, já que altera a frequência cardíaca.
A seguir, confira os principais sinais e sintomas associados ao uso da maconha sintética:
-
Confusão mental;
-
Agitação e agressividade;
-
Sonolência;
-
Tontura;
-
Náuseas e vômitos;
-
Convulsões;
-
Alucinações, delírios e psicose;
-
Problemas respiratórios;
-
Problemas gastrointestinais;
-
Comportamento violento;
-
Pensamentos suicidas;
-
Aceleração do ritmo respiratório;
-
Dor no peito;
-
Acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame;
-
Rabdomiólise (destruição das fibras musculares);
-
Insuficiência renal.
Vale pontuar que quem usa maconha sintética pode desenvolver dependência física e psicológica em relação ao composto. Embora o uso da droga seja observado há mais de 15 anos, ainda são desconhecidos os efeitos a longo prazo do uso de THC sintético presente nessas composições.
Cabe ressaltar que a maconha sinético não é um problema isolado no Brasil. Para além da K9, as autoridades brasileiras aprenderam, pela primeira vez, fentanil que seria usado na produção de drogas. O composto foi encontrado em uma cidade do Espírito Santo em fevereiro deste ano. Esse opioide com potentes efeitos analgésicos é uma das principais causas de overdose nos EUA.
PESQUISA CONFIRMA PREJUÍZOS DE MEMÓRIA EM INFECTADOS POR COVID-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) descobriram que a proteína Spike do SARS-CoV-2, quando injetada no cérebro de camundongos, induz alterações de memória. Essas mudanças ocorrem de forma tardia, em torno de 20 a 30 dias após a infecção, tal como acontece com seres humanos infectados pelo vírus da covid-19.
“Imita bem o que acontece na doença. Quando isso ocorre, a gente está na frente de um bom modelo experimental”, disse nesta segunda-feira (10) à Agência Brasil a neurocientista Claudia Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, uma das líderes da pesquisa. O artigo foi publicado no periódico internacional Cell Report.
Pesquisas clínicas com pacientes que tiveram covid-19 mostraram que, depois que passa a fase aguda da doença, eles têm um prejuízo da memória que aparece meses depois. Segundo Claudia Figueiredo, o experimento mostrou que não era necessário ter o vírus replicado nos camundongos, mas bastava a proteína estar disponível no cérebro para causar prejuízo de memória.
RK
























