sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: dez/2022

HOMEM É PRESO SUSPEITO DE TENTAR ENFORCAR ESPOSA COM CARREGADOR DE CELULAR POR CAUSA DE SOM ALTO

Um homem de 29 foi preso suspeito de tentar sufocar a companheira com um cabo de carregador de celular em Teixeira de Freitas. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (20), e foi motivado por uma discussão sobre o volume do som.

O nome dos envolvidos não foram divulgados. Em nota, a polícia contou que o suspeito estava bebendo com os amigos quando a mulher pediu que ele diminuísse o volume da música.

O homem ficou irritado com o pedido e deu um soco na cabeça da vítima. Logo depois, ele tentou enforcá-la.

O suspeito foi autuado em flagrante por lesão corporal, no contexto de violência doméstica, e está à disposição da Justiça.

RK

HOMEM MORRE E OUTRO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS TOMAREM BEBIDA ENVENENADA

Homem morre e outro fica em estado grave após tomarem bebida envenenada

Um homem morreu e outro ficou em estado grave depois de ingerir uma bebida supostamente envenenada no distrito de Humildes, em Feira de Santana. As vítimas tinha acabado de trabalhar quando resolveram beber e começaram a passar mal. Eles foram socorridos para uma Policlínica.

O ajudante de pedreiro Jadson Nascimento da Conceição, 35 anos, não resistiu e morreu. Já o pedreiro José Francisco Silva Santos, 40 anos, está internado em estado grave.

Segundo a Prefeitura de Feira de Santana, José está com um quadro de intoxicação aguda e aguarda regulação para um hospital especializado.

Segundo o irmão de José, Genivaldo Silva Santos, o líquido transparete que estava dentro da garrafa tinha um cheiro forte.

“Eu não sei como eles conseguiram esta bebida, nem sei da origem. Eu só sei que trouxe uma grande tragédia para a nossa família, além da família de Jadson. Meu irmão José está aqui na policlínica esperando uma regulação, está entubado, já dei entrada no Ministério Público com o termo de declaração de responsabilidade para que esta regulação possa acontecer o mais rápido possível, e que meu irmão não venha perder a vida, como aconteceu com o Jadson. Eles estavam trabalhando ontem, e depois do serviço decidiram tomar uma [bebida], e agora meu irmão está aí lutando pela vida. Não sabemos o que foi e nem os policiais suportaram o cheiro que estava dentro dela”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

RK

BOLSONARO RENOVA CONCESSÃO DA TV GLOBO, SBT, RECORD E BAND POR 15 ANOS

Falência! 5 canais são tirados do ar em meio a crise: "Decidiu-se fechar"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) renovou nesta terça-feira (20) a concessão da Globo por 15 anos. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial até esta quarta-feira (21).

Nos últimos anos, a emissora foi alvo de ataques e acusações pelo político e por seus apoiadores em diversos momentos. Ofensas como “Globolixo” foram presentes nos últimos quatro anos.

Além da emissora, Jair Bolsonaro também renovou a concessão da Record e da Band, pelo mesmo período de 15 anos. No dia 12 de dezembro, no aniversário de Silvio Santos, houve a renovação do SBT.

RK

PRF DARÁ INÍCIO À OPERAÇÃO NATAL 2022 EM TODO O BRASIL

Polícia Rodoviária Federal dará início, às 00h00min do dia 22 de dezembro, à Operação Natal 2022, que tem término previsto para as 23h59min do domingo, dia 25. Desdobramento da Operação Rodovida, que vai até o fim do Carnaval 2023, a iniciativa tem como objetivo principal a garantia da segurança viária e a consequente preservação de vidas nas rodovias e estradas federais por todo o Brasil.

O período de festividades de final de ano apresenta tradicionalmente um aumento considerável no fluxo de veículos nas estradas. Em consequência desse incremento, bem como de situações festivas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas, entre outras formas de recreação, a fiscalização de trânsito e as medidas para preservar a segurança dos usuários nas rodovias devem, também, ser potencializadas.

No sentido de otimizar e direcionar seus esforços para a obtenção de resultados cada vez mais efetivos, a PRF implementa suas decisões com base em estudos estatísticos de índices de acidentalidade por todo o país. A alocação de servidores, de equipamentos e de demais empenhos operacionais segue, portanto, uma lógica baseada no mapeamento de ocorrências nas rodovias brasileiras.

Entre as principais ações previstas na prevenção de acidentes durante a operação, destacam-se o enfrentamento à embriaguez ao volante, controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros. Além disso, estão previstas também atividades de educação para o trânsito, inclusive integradas com outras instituições, e ações de comunicação social na imprensa e mídias diversas, com informações referentes aos eventos realizados e dicas de segurança de trânsito.

Por fim, para o sucesso da Operação Natal, a PRF ressalta ainda a importância da adoção de medidas preventivas por parte dos motoristas. Tais cuidados, relacionados à conservação dos veículos e ao correto funcionamento dos itens de segurança, são fundamentais para a prevenção de acidentes e para a preservação da vida. Entre os principais itens a serem observados para uma viagem segura, a Polícia Rodoviária Federal destaca:

  1. Verificação da pressão de todos os pneus e atenção à demanda de peso que o carro terá que carregar (bagagens e passageiros). Se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem. O ideal é que os sulcos estejam com, no mínimo, 3 mm de profundidade. Isso pode ser verificado por meio do TWI (sigla para Tread Wear Indicator), um ressalto perpendicular aos sulcos do componente. Se o TWI estiver tocando o solo junto com a banda de rodagem, a vida útil chegou ao fim.

  1. Conferência do estepe. Caso haja alguma avaria, substitua-o para uso, caso necessário.

:: LEIA MAIS »

EPIDEMIA GLOBAL DE CÂNCER ENTRE PESSOAS COM MENOS DE 50 ANOS PODE ESTAR SURGINDO, DIZ PESQUISADORES

Uma nova revisão de registros de 44 países apontou que a incidência de câncer de início precoce está aumentando rapidamente para câncer colorretal e 13 outros tipos da doença.

Conforme publicou a CNN, muitos dos cânceres diagnosticados afetam o sistema digestivo, e esse aumento está acontecendo em muitos pacientes de países de média e alta rendas.

É considerado como um caso de início precoce quando um câncer atinge um adulto com menos de 50 anos. Esses casos em idades mais jovens estão se tornando mais comuns.

De acordo com a publicação, os autores da revisão afirmam que o aumento dos casos em adultos mais jovens acontece em parte por causa de testes mais sensíveis para alguns tipos, como o câncer de tireoide.

Os testes, no entanto, não explicam completamente a tendência, diz o coautor Shuji Ogino, professor de patologia da Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan.

Ogino afirma que o aumento se deve a uma mistura insalubre de fatores de risco que provavelmente estão trabalhando juntos, alguns que são conhecidos e outros que precisam ser investigados.

Ele observa que muitos desses riscos estabeleceram vínculos com o câncer, como obesidade, sedentarismo, diabetes, álcool, tabagismo, poluição ambiental e dietas ocidentais ricas em carne vermelha e açúcares adicionados, sem mencionar o trabalho por turnos e a falta de sono.

Segundo Ogino, o fato de tantos desses cânceres – oito dos 14 estudados – envolverem o sistema digestivo aponta para um grande papel da dieta e das bactérias que vivem em nosso intestino, chamadas de microbioma.

CAMINHÃO DOS CORREIOS PEGA FOGO NA BR-116

Uma carreta dos Correios pegou fogo na tarde de segunda-feira (19) em um trecho da BR-116 Norte entre Teofilândia e Araci, na região sisaleira. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo. O motorista, de 43 anos, não se feriu.

O veículo, que seguia para Fortaleza (CE), começou a expelir uma fumaça vinda do motor. Ao perceber o problema, o condutor deixou a cabine. Logo após, as chamas se espalharam pelo veículo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foi acionada para combater o incêndio. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

O prejuízo também não foi calculado. Uma perícia deve apontar as causas do ocorrido.

COMO A NOVA ONDA DE COVID-19 NA CHINA PODE AFETAR O BRASIL?

A nova onda de Covid-19 na China começa a preocupar o mundo. Em 2019, o novo coronavírus, que iniciou sua circulação no país oriental, não demorou para se espalhar pelo globo, dando origem à pandemia da Covid-19 que, mesmo com o rápido desenvolvimento de vacinas e medicamentos, já se arrasta por três anos. É fato que a vacinação amenizou e muito os efeitos do vírus, salvando milhões de vidas em todo o planeta. Continua, aliás, sendo a melhor alternativa de combate à doença, mas o risco de novas variantes, a alta transmissibilidade pela flexibilização de medidas protetivas e a falta de insumos médicos são problemas que podem causar novas ondas em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, que na última semana registou um aumento de 80% no número de casos e mortes pela doença. 

Neste momento, embora as causas ainda não estejam muito claras, a China enfrenta um novo surto provavelmente provocado pelo fim da Covid Zero – política imposta pelo governo chinês em 2020, para tentar interromper a transmissão do coronavírus entre os 1,4 bilhão de habitantes do país – que fez com que a mobilidade e as aglomerações aumentassem em diversas regiões; e a baixa cobertura vacinal de doses de reforço e entre idosos – apenas 57% da população tomou a terceira dose – que garante maior proteção contra a ômicron e suas sublinhagens. Além disso, o governo chinês resolveu não usar as vacinas bivalentes, mais eficazes contra essas novas cepas atualmente predominantes no mundo.

Além de inevitáveis problemas sanitários e econômicos, os principais pontos que merecem atenção sobre essa nova onda chinesa são o surgimento de novas variantes que escapem da proteção das vacinas disponíveis, que impedem o desenvolvimento de doença grave e mortes, e os insumos médicos e farmacêuticos produzidos e exportados pela China, já que o país detém a produção global desse tipo de produto.

Segundo a agência de notícias RFI, quase um terço da população de Pequim está sob suspeita de estar contaminada com o coronavírus, algo em torno de 22 milhões de pessoas. Na segunda-feira, 19, o governo chinês confirmou oficialmente as duas primeiras mortes por Covid-19 desde o começo de dezembro, após o fim da política de Covid Zero. Um estudo projetou mais de 1 milhão de óbitos no país e já se noticia superlotação em hospitais, necrotérios e crematórios. “É possível que 2 milhões de pessoas morram de Covid no país na nova onda”, afirmou Zhou Jiatong, chefe do Centro de Controle de Doenças de Guangxi, sul da China.

 

:: LEIA MAIS »

ITAPETINGA: SOL QUENTE E MUITO CALOR NA CAPITAL BAIANA DA PECUÁRIA NESTA TERÇA (20)

IMAGEM DA PRAÇA DA BIBLÍA NA MANHÃ DESTA TERÇA (20) ÀS 7:00H

A Capital Baiana da Pecuária se apresenta nesta terça (20), com céu aberto, sol e muito calor. Com temperatura mínima de 19º e máxima de 30º, a previsão de chuva é de 2mm.

Nos últimos 19 dias, Itapetinga e Região enfrentaram dias chuvosos, com tempo fechado, trovões e relâmpagos assustadores, e também muita angustia, pois pessoas que moram em áreas de risco e que foram afetadas pelas inundações registradas em dezembro do ano passado (2021), sofriam com a possibilidade de passar novamente pela desagradável situação.

A angústia se justificava, porque o Rio Catolé recebeu muitas águas das chuvas que caíram em Vitória da Conquista, Barra do Choça e Caatiba.

O nível do Rio Catolé subiu substancialmente e chegou a correr o risco de transbordar. Mas nos últimos 04 dias, as chuvas que caiam na região diminuíram bastante e o rio praticamente voltou ao seu estado normal.

A previsão do tempo para essa semana de Natal é de sol quente e muito calor.

REMÉDIO DO CHAMADO ‘KIT COVID’ DISPARA OUTRA VEZ

A alta recente nos casos de Covid voltou a beneficiar as vendas de ivermectina e hidroxicloroquina, remédios do chamado kit Covid, que não têm eficácia contra a doença, mas que há controvérsias.

O maior salto foi o da ivermectina, vermífugo para sarna e piolho, que disparou de um patamar de 795 mil unidades em outubro para quase 1,8 milhão em novembro, segundo dados da consultoria Iqvia, que monitora o varejo farmacêutico.

Desde o início da pandemia, a corrida pelo produto nas farmácias sempre registrou aceleração nos momentos de novas ondas da Covid. Bateu em 5,5 milhões de unidades vendidas em janeiro, na ocasião da chegada da ômicron.

Em trajetória semelhante, as vendas da hidroxicloroquina, indicada para o tratamento de malária, subiram de 89,6 mil unidades em outubro para quase 97,5 mil em novembro. Os números vinham em queda desde o último pico, em junho.

 

:: LEIA MAIS »

MULHER É PRESA POR ATUAR COMO MÉDICA SEM REGISTRO PROFISSIONAL

Após atuar como médica sem ter o registro profissional para exercer a profissão, uma mulher foi presa em flagrante nesta segunda-feira, em Salvador. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), ela prestou depoimento à polícia, teve que pagar uma fiança e foi liberada. O valor não foi detalhado. As informações são do g1.

A mulher foi presa quando se apresentou como profissional responsável pelo transporte de uma paciente que ia do município de Santo Antônio de Jesus, na região do recôncavo, para Salvador. A suposta médica usava o CRM de outra profissional de saúde devidamente inscrita no Conselho.

 

:: LEIA MAIS »

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia