:: dez/2022
ZELENSKY PODE TER SUCESSO NO CAMPO DE BATALHA COM AJUDA DOS EUA, DIZ BIDEN
Em entrevista coletiva ao lado do presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quarta-feira, 21, que a questão mais importante da reunião bilateral entre os dois líderes é o apoio à defesa aérea de Kiev.
Segundo ele, a conversa girou em torno de maneiras para fortalecer a Ucrânia e proteger o país contra ataques com mísseis da Rússia.
“No próximo ano, nosso movimento avança para lutar por nossa liberdade e independência. Tenho boas notícias voltando para casa. O presidente Biden anunciou um novo pacote de apoio à defesa, de cerca de US$ 2 bilhões, e o elemento mais forte desse pacote é o sistema de defesa Patriot – algo que fortalecerá significativamente nossa defesa aérea”, disse Zelensky.
O líder ucraniano disse que proteger o espaço aéreo de seu país é fundamental para garantir a segurança do setor de energia e de infraestrutura vital para a sobrevivência da população.
“Este é um passo muito importante para criar um espaço aéreo seguro para a Ucrânia e é a única maneira de impedir que o país terrorista e seu ataque terrorista atinjam nosso setor de energia, nosso povo e nossa infraestrutura. Tivemos uma negociação muito boa sobre nossos passos estratégicos, que discutimos com o presidente Biden e o que esperamos no próximo ano e para o que estamos preparando. Isso é muito importante para todos os ucranianos”, disse ele.
Zelensky também disse que espera que o Congresso dos Estados Unidos aprove um novo pacote de ajuda de US$ 45 bilhões.
“A Rússia precisa ser responsabilizada por nós, nosso povo, pela Europa e o mundo livre”, disse Zelensky.
Na coletiva, Biden afirmou que é importante para os americanos e para o resto do mundo continuar a ouvir diretamente o presidente ucraniano, chamando o povo da Ucrânia e a liderança de Zelensky de inspiradores.
POLÍCIA APREENDE MACONHA, COCAÍNA E ECSTASY EM ENCOMENDAS DOS CORREIOS
Uma quantidade não informada de drogas foi apreendida nesta quarta-feira (21) durante a 11ª edição da Operação Correios, realizada na Região Metropolitana de Salvador por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), através da Coordenação de Narcóticos, em conjunto com o canil da Coordenação de Operações Especiais (Coe).
Foram apreendidas porções de maconha, haxixe, tabletes de cocaína e comprimidos de ecstasy, em embalagens disfarçadas com brinquedos, bombas de ar e caixas de presente durante a ação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, na BR-324, na altura de Simões Filho. Segundo a Polícia Civil, essa é a última fase da operação esse ano.
A operação usa animais para ajudar a encontrar os entorpecentes. As cadelas Jade e Laika são as responsáveis por detectar a presença das drogas através do faro.
Titular da 1ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), o delegado Yves Correia ressalta a importância desta ação, que acontece de maneira contínua. “Já conseguimos nesta ação apreender um vasto material, a maioria são drogas sintéticas e tipos maconha de alto custo. O trabalho investigativo segue para identificar os remetentes”, afirma.
A maioria das embalagens apreendidas com drogas vieram de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e tinham como destino cidades do interior do estado e a capital baiana. Todo o material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado.
VERÃO COMEÇOU ÀS 18:48H DESTA QUARTA (21)
Começa precisamente às 18h48 desta quarta-feira (21) o verão no hemisfério sul, estação que só terminará no dia 20 de março de 2023. No Brasil, o período é caracterizado pelo aumento da temperatura em todas suas regiões, com dias mais longos do que as noites; e pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a ser mais frequentes em quase todo o país. A exceção é o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste, “onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros (mm)”.
“Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas, na estação, são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas”, detalha o Inmet.
Segundo o órgão, os maiores volumes médio de chuva costumam ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a incidência fica na faixa entre 700 e 1100 mm.
“Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, acrescenta o instituto.
QUADRO CLÍNICO DE PELÉ INSPIRA CUIDADOS. ELE PASSARÁ O NATAL NO HOSPITAL COM A FAMÍLIA
Considerado um gênio do futebol em sua época, Pelé, de 82 anos, deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no final de novembro deste ano.
A chegada do ídolo do futebol e seu consequente internamento não estavam programados. Ele foi acompanhado pela esposa, Márcia Aoki, e por um cuidador após apresentar um quadro de inchaço por todo o corpo.
COMO ESTÁ A SAÚDE DO REI PELÉ HOJE (21/12)?
Um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) foram os quadros com que Pelé chegou no hospital. Esta última doença também acometeu Erasmo Carlos e o músico chegou a ficar internado por conta dela, sendo liberado depois.
Ainda foi identificada uma “insuficiência cardíaca descompensada” dentre as causas do internamento do Rei Pelé. Mas esses, infelizmente, não foram os únicos problemas detectados pela equipe médica.
A equipe notou que a quimioterapia não apresenta mais respostas para os tumores presentes em diversos órgãos do corpo do ex-jogador.
QUAL A CAUSA DO INTERNAMENTO DE PELÉ?
Desde setembro de 2021, Pelé trata um câncer localizado no cólon, região do intestino. Segundo a Folha de SP, a doença se espalhou para o pulmão e fígado. Pelé agora está recebendo cuidados paliativos, prática adotada para reduzir a dor e dar conforto ao paciente que tenha uma doença incurável.
Ainda no último domingo (4), familiares de Pelé disseram ao Fantástico (Globo) que o ex-jogador não estava internado na UTI, tranquilizando fãs.
BOLETIM MÉDICO SOBRE SAÚDE DE PELÉ
A equipe do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou um boletim médico sobre a saúde do Rei Pelé no último dia 12. Veja abaixo:
Ainda sem previsão de alta, o paciente continua apresentando melhora do estado clínico, em especial da infecção respiratória. Segue em quarto comum, consciente e com sinais vitais estáveis
MARIANE MACHADO COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DO ESPOSO NETO MARINHO, DOS FILHOS ANTÔNIO E IZABELLE E DOS PAIS ANTÔNIO E ILDA, FAMILIARES E AMIGOS
Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.

Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidade, Mariane!
ADOLESCENTE TEM DARDO CRAVADO NO PESCOÇO DURANTE TREINAMENTO DE ATLETISMO EM ESCOLA
Um adolescente sobreviveu “milagrosamente” ao ser atingido por um dardo durante treinamento estudantil de atletismo.
O acidente bizarro ocorreu no último sábado (17/12) quando Sadanand Meher, de 14 anos, praticava esportes na Agalpur High School, em Odisha (Índia). Um colega lançou o dardo “acidentalmente” na direção do adolescente. O objeto pontudo entrou por um lado do pescoço e saiu por outro.
Apesar de estar assustado, o estudante conseguiu caminhar até uma ambulância. Levado a um hospital universitário, Sadanand foi submetido a cirurgia para a retirada do dardo. A operação foi um sucesso, de acordo com reportagem do “NY Post”. O estudante não terá sequelas.
Adolescente tem dardo retirado do pescoço após acidente em escola na Índia Foto: Reprodução/Twitter
O acidente está sendo investigado.
MORRE AOS 74 ANOS O ATOR PEDRO RANGEL
O ator Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 74 anos. Ele estava internado desde 30 de outubro na Clínica São José, no Rio de Janeiro, para tratar das complicações de um quadro de doença pulmonar. A morte do artista foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.
Rangel nasceu no Rio em 1948 e iniciou sua carreira no teatro – a estreia profissional ocorreu em 1968, na peça Roda Viva, derivada da canção de mesmo nome de Chico Buarque. Em seguida, ainda no teatro, trabalhou com nomes de peso como José Celso Martinez Corrêa e Jô Soares.
Mas foi na televisão que Rangel se tornou um rosto conhecido e querido de todo o país. Ele fez sua estreia na tela em 1969, na novela Super Plá, de Bráulio Pedroso, exibida pela extinta TV Tupi. Nos anos 1970, já na GLobo, enfileirou uma série de personagens marcantes em folhetins como Saramandaia (1976), O Pulo do gato (1978) e Vale Tudo (1988). Em Pedra sobre Pedra (1992), fez história como um pioneiro personagem gay assumido nas novelas. Alguns desses tipos – como o divertido Gigi de Belíssima (2005) – fizeram grande sucesso popular.
ITAPETINGA: CÉU ABERTO E MUITO CALOR NA CAPITAL BAIANA DA PECUÁRIA NESTA QUARTA (21)
A Capital Baiana da Pecuária se apresenta nesta quarta (21), com céu aberto, sol e muito calor. Com temperatura mínima de 18º e máxima de 30º, a previsão de chuva é de 8mm.
Nos últimos 20 dias, Itapetinga e Região enfrentaram dias chuvosos, com tempo fechado, trovões e relâmpagos assustadores, e também muita angustia, pois pessoas que moram em áreas de risco e que foram afetadas pelas inundações registradas em dezembro do ano passado (2021), sofriam com a possibilidade de passar novamente pela desagradável situação.
A angústia se justificava, porque o Rio Catolé recebeu muitas águas das chuvas que caíram em Vitória da Conquista, Barra do Choça e Caatiba.
O nível do Rio Catolé subiu substancialmente e chegou a correr o risco de transbordar. Mas nos últimos 04 dias, as chuvas que caiam na região diminuíram bastante e o rio praticamente voltou ao seu estado normal.
A previsão do tempo para essa semana de Natal é de sol quente e muito calor.
COMO A MÚSICA PODE AJUDAR NOS TRATAMENTO DE CÂNCER E ANEMIA FALCIFORME?
Uma música pode criar boas memórias afetivas, mas novas descobertas de uma equipe de pesquisadores da Universidade Hospitals Cleveland Medical Center sugerem que também pode ser um santo remédio para muitos males como a doença falciforme (SCD) e o câncer. Segundo os cientistas, pacientes com essas doenças relataram sentir significativamente menos dor e ansiedade após passar pela musicoterapia, uma prática terapêutica que envolve atividades musicais em um contexto clínico de tratamento ou reabilitação de saúde e bem-estar.
Essas descobertas vêm de um estudo retrospectivo realizado entre janeiro de 2017 e julho de 2020. Durante esse período, os musicoterapeutas do UH Connor Whole Health forneceram 4.002 sessões de musicoterapia para 1.152 pacientes em 2.400 encontros no UH Seidman Cancer Center. Foi a maior investigação sobre a eficácia da musicoterapia em hematologia e oncologia já realizada até o momento. O trabalho também se baseou em toda uma história de estudos seminais de musicoterapia financiados pela Kulas Foundation, em que investigaram a eficácia da musicoterapia em cuidados paliativos, cirurgia e doença falciforme no HU.
“A programação de musicoterapia feita no Seidman Cancer Center oferece um meio único e eficaz de gerenciamento de sintomas para pacientes e familiares durante toda a jornada do câncer”, afirma Seneca Block, diretora de terapias expressivas do UH Connor Whole Health. “Em particular, os serviços de musicoterapia são totalmente integrados nas unidades de internação e ambulatório para fornecer continuidade de cuidados durante os períodos de transição do tratamento”, acrescenta, sobre o local que possui o maior programa de musicoterapia baseado no sistema de saúde dos Estados Unidos.

















A cidade de Ilhéus-Ba que fica localizada no Sul Baiano, não terá o tradicional Réveillon, festa que sempre reuniu moradores do município e milhares de turistas.





