sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: abr/2023

MISTÉRIO NO BANDEIRA: APÓS 12 DIAS QUE O VEÍCULO ONIX FOI INCENDIADO. NINGUÉM APARACEU PARA PRESTAR QUEIXA

Após 12 dias, ninguém compareceu a delegacia para prestar queixa, sobre o veículo Chevrolet Onix Hatch, que foi incendiado e totalmente destruído na noite de domingo (09) no Bandeira do Colônia.

Segundo as primeiras informações, elementos ainda não identificados, colocaram fogo em um veículo Onix, o qual teve perda total.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Polícia Civil em Itapetinga e Itororó, onde nos foi informado que, até às 18 desta sexta (21), ninguém tinha comparecido para prestar queixa sobre o ocorrido.
O fato aconteceu em uma estrada vicinal á 02 km do Distrito de Bandeira do Colônia que pertence ao município de Itapetinga.

Uma equipe da 21ª Coorpin foi até o local na manhã de segunda dia (10), mas não conseguiu identificar o chassi, nem a placa.

O delegado Dr. Irineu Andrade expediu uma guia, solicitando que peritos especialistas na identificação de veículos identificassem o número do chassi e assim, descobrir a procedência do Onix. Os peritos ainda não conseguiram identificar o chassi, nem a placa.
As informações sobre a ação, são desencontradas e a única informação concreta é que o veículo foi incendiado e teve perda total.
Até o momento o dono do veículo não registrou ocorrência.
A Polícia Civil investiga o caso!

CASAL DE EVANGÉLICOS É MORTO DENTRO DE CASA

Um casal foi encontrado morto dentro da própria residência no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador, na noite desta quinta-feira (20). Zoraide de Jesus, 41 anos, e Douglas Santos, 27, foram atingidos por tiros. Policiais da 18ª CIPM foram chamados ao local, constatando a ocorrência. O casal era evangélico.

Não há, até a manhã de sexta-feira (21), informações sobre a autoria e motivação do duplo homicídio. A investigação, segundo a polícia civil, será feita pela Delegacia de Homicídios. Os corpos de Zoraide e Douglas foram recolhidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador, após emissão das guias de perícia e remoção, informa o site Correio 24h

CÂNCER DE INTESTINO SE TORNA MAIS COMUM EM GRUPOS DE PESSOAS MAIS JOVENS.

câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o terceiro tipo de câncer mais comum no país e atinge homens e mulheres igualmente.

Uma pesquisa recente apontou que a doença tornou-se mais comum em jovens. Antigamente, o problema atingia especialmente os idosos.

O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. É passível de tratamento e, quando detectado precocemente, costuma ser curável.

O desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação. Dietas pobres em fibras e o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados (veja abaixo) contribuem para o surgimento da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável.

Segundo o professor Paulo Hoff, titular da disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Núcleo de Pesquisa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a prática de exercícios físico e uma boa dieta são essenciais para a prevenção.

Os motivos para a mudança no perfil dos atingidos pela doença são alvo de estudos. “Essa é uma questão de difícil resposta, nós temos um aumento constante da incidência de câncer em termos gerais. Atualmente, nós temos 700 mil novos casos de câncer no País anualmente, há 20 anos nós tínhamos metade desse número. No geral, nós observamos um aumento global nessa incidência”, explica o especialista em comunicado.

Nota-se também que as diferentes regiões brasileiras não apresentam um cenário socioeconômico igual, o que afeta a frequência do câncer e de outras doenças. “Pensar em regionalização é essencial. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, esse tipo de câncer não é tão frequente como em outros espaços do País. Quando você pensa em um projeto de prevenção, é necessário pensar em regionalização”, afirma Hoff.

Prevenção

Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal de início recente – quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação -; emagrecimento rápido e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.

As principais orientações para prevenir o câncer colorretal incluem mudanças no estilo de vida.

É recomendada prática regular de atividade física, sendo que a orientação para adultos e idosos de realizar pelo menos 150 minutos de exercícios na semana, preferencialmente distribuídos em diferentes dias e momentos, podendo envolver atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação, ciclismo etc.), de fortalecimento de músculos e ossos e de alongamentos.

Manter o peso adequado, fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação, reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar e limitar o consumo de alimentos processados também contribuem para evitar o desenvolvimento da doença.

“Quando pensamos na idade para a realização de uma prevenção ativa, temos que levar em consideração a dificuldade para a realização do exame, o seu custo e a incidência de complicações quando comparados à probabilidade desse exame apresentar um resultado positivo”, avalia o especialista.

Antigamente, a média de idade dos pacientes com câncer de cólon e reto era de 65 anos. Por esse motivo, a prevenção começava a ser realizada com indivíduos a partir dos 50 anos. Contudo, com o aumento de casos entre pessoas mais jovens, esse cenário apresentará mudanças.

“Acredito que, no Brasil, nós podemos utilizar a regionalização para que, nos locais em que essa doença aparece com maior frequência, os exames preventivos passem a ser realizados a partir dos 40 anos”, diz o professor.

Hoff comenta que alguns dos aspectos que parecem estar particularmente influenciando a ocorrência da doença são fatores que envolvem o comportamento moderno: “Obesidade, sedentarismo, dietas ricas em alimentos ultraprocessados são alguns desses agentes. As pessoas precisam começar a pensar na prevenção a longo prazo”.

BOMBEIROS SALVAM CASAL À DERIVA DENTRO DE BOLHA INFLÁVEL EM PRAIA

Duas pessoas que estavam soltas no mar dentro de bolha inflável foram resgatadas por salva-vidas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (14).

A corda que segura a bolha foi solta pelo controlador do equipamento, fazendo com que o casal fosse empurrado para o mar na altura do posto 3 de Copacabana.

O homem responsável por segurar a corda também foi resgatado do mar.

Em nota, o Corpo de Bombeiros do Rio afirmou que as vítimas receberam os primeiros-socorros na areia e foram liberadas.

Veja o vídeo:

Tocador de vídeo

SEXTA (21) EM ITAPETINGA E REGIÃO VAI SER CHUVOSO DURANTE DIA E NOITE

A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam neste sexta (21), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 19º e máxima de 28º e 10mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 36mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 28mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 30mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 29mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 28mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 30mm de chuva.

Chuvoso durante dia e noite!

Como diz o sábio….previsão não é precisão!

HOMEM É MORTO A TIROS NA PRAÇA; NO MOMENTO DO CRIME FALTAVA ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE

Um homem identificado Joselito dos Santos da Cruz, de 32 anos, vulgo Teiú, foi morto a tiros na noite de quarta-feira, 19, na Praça do Trabalhador, em Ubatã. No momento do crime, a cidade estava sem serviço de energia elétrica.

Conforme informações colhidas pelo Ubatã Notícias, moradores ouviram diversos disparos e acionaram a Polícia Militar, que esteve no local e encontrou o corpo da vítima, já sem os sinais vitais. Não há informações sobre autoria, circunstâncias e tampouco motivação do crime.

Teiú saiu há alguns meses do sistema prisional, onde cumpriu pena por homicídio. Ele foi condenado por assassinar, em 2014, em Ubatã, um treinador de cavalos conhecido como “Tuta”. A PM acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer a remoção do corpo. A Polícia Civil investigará o crime.

TRISTE: JOVEM DE 30 ANOS MORRE AO COLIDIR MOTOCICLETA QUE PILOTAVA NA TRASEIRA DE UMA CARRETA

Uma mulher de 30 anos morreu na tarde de quarta-feira (19), após bater a moto que pilotava na traseira de uma carreta em Ipirá, no centro-norte do estado. O acidente aconteceu por volta das 16h40, no KM 86 da BA-052, nas proximidades do contorno da cidade.

Railane Brendo da Silva Barreto chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. No mesmo dia, também em Ipirá, um homem de 27 anos se envolveu em outro acidente, na localidade conhecida como Olaria, na zona rural do município.

Assim como Railane, a vítima bateu na traseira de uma carreta. O veículo trafegava no mesmo sentido em marcha lenta. O homem foi levado para uma UPA e não há informações sobre o seu estado de saúde.

ITAPETINGA: MISSA DE 7º DIA EM MEMÓRIA DE MARIA ARAÚJO SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA (20) ÀS 19:30H NA IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Será realizada nesta quinta-feira (20) a partir das 19:30h na Igreja Nossa Senhora das Graças, a Missa do 7º dia em memória da amiga e já saudosa,

Maria Araújo Santana.

Os humanos desenvolveram uma infinidade de rituais para passar pelo processo de luto, e amenizar a perda de um ente querido. A missa de sétimo dia é um deles.

A família convida, os familiares e amigos para comparecerem à essa linda e honrosa homenagem.

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Sl.62,1

ITORORÓ: 8ª CIPM PARTICIPA DE PALESTRA EM ITORORÓ SOBRE RESPEITO E CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR

Na noite desta quarta-feira (19/04), foi realizada na Escola Naomar Alcântara, em Itororó, 4º Pelotão da 8ª CIPM, uma palestra com o tema “Respeito e Convivência”. Além do representante da Polícia Militar, a atividade também contou com as palestras do psicólogo Wildemberg e dos Guardas Municipais Marciano Flores e Alexandre Silva, comandante e subcomandante da GM de Itororó.  O objetivo dessa ação foi orientar e acalmar a comunidade escolar em relação à segurança nas escolas. O evento foi iniciativa da diretora Delmara Brito e de toda a coordenação da escola.

AURIA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DO ESPOSO REGINALDO, DOS FILHOS DOUGLAS E PRISCILA E DA MÃE DONA AURIA

Desejamos que este dia seja muito feliz, repleto de surpresas encantadoras e passado ao lado de quem você mais ama. Tenha um aniversário muito especial; rodeie-se de sensações positivas. E divirta-se!
Feliz Aniversário! Que seja um dia inesquecível e o início de um novo ano na sua vida cheio de felicidade e muitas realizações.
O mais importante é viver esta data com intensidade. Você é uma pessoa muito especial e merece tudo que existe de bom na vida. Parabéns por mais um ano de existência neste mundo tão deslumbrante.
Feliz Aniversário, Auria!

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia