sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: abr/2023

PREFEITO DE 65 ANOS CASA COM ADOLESCENTE DE 16 E NOMEIA SOGRA COMO SECRETÁRIA

O prefeito de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, Hissan Hussein Dehaini (Cidadania), casou com uma adolescente de 16 anos e nomeou a sogra com secretária de Cultura um dia após o casamento, que aconteceu no dia 12 desse mês. O registro consta no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil.

Kauane Rode Camargo é conhecida por disputar eventos de miss na cidade. Em 2022, foi eleita 2ª princesa teen. Em agosto, o idoso completa 66 anos.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, “o homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.”

Hissan se divorciou no ano passado e exerce o 2° mandato como prefeito de Araucária. Em 2020 foi reeleito com 68,49% dos votos.

Um outro fato envolvendo a união também chama atenção. Um dia após o casamento, o prefeito nomeou a sogra Marilene Rode para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo. Ela exercia, até então, o cargo de diretora-geral da pasta.

A assessoria da gestão informou que “não há nenhuma ilegalidade” no caso.

‘NOVAS INVASÕES TORNARAM A CPI DO MST INEVITÁVEL’, DIZ RICARDO SALLES.

Na semana passada, Arthur Lira recebeu integrantes da bancada ruralista para uma conversa sobre a possibilidade de abertura de uma CPI para investigar invasões de terra do MST no país.

Naquele encontro, Lira disse aos ruralistas que a investigação já tinha aval jurídico para ser aberta na Casa e apenas pediu tempo para conversar antes com o ministro petista Paulo Teixeira, buscando uma última tentativa de fazer o MST recuar em suas ações.

O movimento de Lira, na avaliação de alguns integrantes da bancada, tentava ainda aliviar a pressão do agro pela CPI. O MST, no entanto, passou o fim de semana realizando novas invasões de terras no país. Só na Bahia, mais três propriedades foram alvos do movimento. O fato deu ainda mais fôlego aos defensores da CPI. Veja o que diz Ricardo Salles:

“Se havia entendimento, por parte do presidente da Câmara, de que a coisa poderia esfriar, essas novas invasões do MST tornaram a CPI inevitável”, diz o deputado.

TERÇA (25) EM ITAPETINGA E REGIÃO VAI SER DE SOL COM ALGUMAS NUVENS. CHOVE RÁPIDO DURANTE O DIA E À NOITE

A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam neste terça (25), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 19º e máxima de 28º e 10mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 10mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 11mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 12mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 10mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 11mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 12mm de chuva.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Como diz o sábio….previsão não é precisão!

QUASE UMA TRAGÉDIA NA NOITE DESTA SEGUNDA (24)

Quase uma tragédia na noite de hoje, segunda-feira.

O motorista perdeu a direção do caminhão, que invadiu uma casa.

Graças a Deus ninguém foi atingido.

O Blog do Rodrigo Ferraz recebeu a informação que o fato aconteceu na vizinha cidade de Ituaçu.

Um vídeo mostra o momento exato do fato.

Uma multidão de pessoas acompanhou o acidente logo depois e ficaram impressionados.

Não temos informações do estado de saúde do condutor.

Imagem de Amostra do You Tube

RK

MINISTÉRIO LIBERA VACINA BIVALENTE CONTRA COVID PARA MAIORES DE 18 ANOS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (24), a ampliação da vacinação com a dose de reforço bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta etapa que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.

Procurada, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou que ainda há estoque de vacina, mas não suficiente para todo esse público. O órgão informou que ainda não recebeu um comunicado oficial do Ministério da Saúde, mas que os municípios tem a autonomia para definirem se já irão começar.

RK

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA ORIENTA FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO BOLSA PRESENÇA PARA ATUALIZAÇÃO DO CADÚNICO; SAIBA COMO FAZER

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) orienta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Presença para que façam a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A medida é necessária devido às normativas sobre averiguação e revisão cadastral, exigidas pelo governo federal e publicadas no Diário Oficial da União, no dia 12 de abril de 2023.

Caso a família esteja com os dados desatualizados há mais de dois anos e saia da base do CadÚnico, automaticamente será desabilitada do Bolsa Presença, programa do governo do Estado. “Um dos critérios para acesso ao Bolsa Presença é a inscrição no CadÚnico, identificando a condição de vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Por isso, é fundamental que as famílias fiquem atentas e façam a atualização para não se surpreenderem com a suspensão do programa, cujo crédito é realizado no dia 15 de cada mês”, afirmou o superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães.

COMO FAZER
Para atualizar o CadÚnico é necessário comparecer a um posto de cadastramento do município, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou a uma Prefeitura Bairro e apresentar a documentação exigida, como documento de identificação com foto e Número de Identificação Social (NIS).

Para acessar o Bolsa Presença, além do CadÚnico, que deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família, o responsável também tem que apresentar o número do CPF dos estudantes. A concessão ao Bolsa Presença está vinculada ainda à assiduidade nas aulas e ao cumprimento das atividades letivas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado, incluindo a participação obrigatória do estudante nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico, assim como a participação da família na vida escolar do estudante.

BOLSA PRESENÇA
O programa Bolsa Presença é um apoio financeiro, com recursos próprios do Governo da Bahia, às famílias dos estudantes em condições de vulnerabilidade social, que recebem o valor de R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo aluno matriculado, para assegurar que eles permaneçam na escola. Este ano, a previsão é que o programa atenda cerca de 373 mil famílias de 423 mil estudantes da rede estadual de ensino. Para tanto, foram destinados R$ 700 milhões de recursos próprios do executivo estadual.

RK

NOVAS IMAGENS MOSTRAM TROPA DO GSI RINDO E CONVERSANDO DURANTE INVASÃO NO PLANALTO

Novas imagens de câmeras de segurança mostram integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) rindo e conversando enquanto o Palácio do Planalto era invadido no dia 8 de janeiro.

No final de semana, o GSI divulgou outras imagens internas – além das que foram exibidas de forma exclusiva pela CNN na quarta-feira (19) – que flagraram o ataque aos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, foram disponibilizados mais de 400 arquivos de gravações.

Em um dos vídeos, é possível ver cerca de 14 membros do GSI no subsolo do Palácio do Planalto dando risadas e conversando enquanto o prédio era invadido e depredado nos andares superiores. Um deles parece estar assistindo a vídeos dos atos criminosos que estavam acontecendo no seu celular.

Veja as imagens na sequência completa explicadas por Daniela Lima no vídeo abaixo:

Imagens divulgadas pela CNN

No dia 19, a CNN divulgou, com exclusividade, imagens de 22 câmeras do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram a ação dos agentes do GSI durante a invasão ao prédio. As imagens revelam que o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República esteve no Palácio no momento da invasão. O general Gonçalves Dias aparece circulando entre os invasores.

No mesmo dia 19, Dias pediu demissão do cargo de ministro. No Congresso, também como efeito da divulgação das imagens pela CNN, a base aliada do governo passou a apoiar a instalação de uma CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro.

A íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto foi disponibilizada pela CNN em todas as suas plataformas na quinta-feira, dia 20.

Os vídeos divulgados com exclusividade pela CNN no último dia 19 foram gravados por 22 câmeras diferentes. Nessas imagens, obtidas em primeira mão pela emissora, não havia ainda o registro do momento em que o presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto para avaliar os danos provocados pelos criminosos.

*Publicado por Fernanda Pinotti

BOMBA: GOVERNO NÃO TEM DINHEIRO PARA CUMPRIR PROMESSA DE LULA NO INSS

Alvo de críticas dentro do governo por causa dos problemas recorrentes nos sistemas do INSS, Carlos Lupi se reuniu nesta segunda com Fernando Haddad para discutir algo caro ao presidente Lula: a promessa eleitoral de acabar com a fila da Previdência.

Outro dia, numa reunião com o presidente, Lupi foi cobrado diretamente sobre o tema. Nesta segunda, ele tratou de anunciar que o governo não tem dinheiro para suportar todos os benefícios de aposentados que aguardam na fila para obter o direito.

“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão, que todo ano cresce, está previsto e orçado. Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800.000 a 900.000 a mais. Então, nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, disse Lupi ao sair da conversa na Fazenda.

O Radar mostrou recentemente os dados da fila no INSS. Lupi disse nesta segunda que buscará solucionar esse problema até o fim do ano, garantindo que todos os beneficiários tenham seus processos analisados em, no máximo, 45 dias.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 67 ANOS IVO SANTIAGO COUTO O PAI DE KAIQUE “BOY” MORADOR ANTIGO DA VILA ISABEL

Faleceu na tarde de domingo (23) por volta das 15h, aos 67 anos Ivo Santiago Couto morador antigo da Vila Isabel e Trabalhador da Pedreira.

Ivo  foi trabalhar na Pedreira pela manhã, e voltou pra cada por volta das 11:30h. Começou sentir umas dores no peito e rapidamente foi encaminhado a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi atendido, passou por alguns exames, mas infelizmente sofreu uma para cardíaca e faleceu.

Ivo trabalhou por muito tempo na Azaleia e Colograf, e atualmente trabalhava na Pedreira. Ele também era muito conhecido e querido na Vila Isabel.

Ele deixa a esposa Elzenira Silva couto conhecida como ‘Zany’, o filho Kaique ‘Boy’ e o neto Lucas

O corpo a rua Belmonte nº 5 na Vila Isabel de onde saiu o cortejo fúnebre por volta das 16h em direção ao Cemitério da Vila Isabel.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

Descanse em Paz, Ivo!

ITAPETINGA: SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE RISCO DE PROLIFERAÇÃO DE CARAMUJOS AFRICANOS. AGENTES DE ENDEMIAS JÁ ESTÃO NO COMBATE

Calor, umidade e muita chuva compõem o ambiente propício para a aparição de Caramujos Africanos e exige atenção especial da vigilância epidemiológica. O molusco terrestre tropical, originário do continente africano, chegou ao Brasil como alternativa para o comércio de escargot. Como a espécie não teve aceitação no mercado alimentício, foi descartada de forma inadequada no ambiente.

O caramujo africano, que possui altas taxas de reprodutividade, é responsável pela transmissão de duas doenças: a angiostrongilíase meningoencefálica humana e a angiostrongilíase abdominal. Com sintomas de dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca, distúrbios do sistema nervoso, dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito. A contaminação pode ocorrer por meio do consumo direto do caramujo, do consumo de vegetais, frutas e hortaliças contaminados ou pela manipulação inadequada dos caramujos vivos.

“É necessário que as verduras, frutas e legumes sejam higienizados, lavando-os em água corrente e deixando de molho por 30 minutos em solução de hipoclorito de sódio a 1% (uma colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água filtrada)”, explica Márcio Ribeiro, coordenador de endemias.

O coordenador dá ainda mais algumas dicas para que a população auxilie no controle dos caramujos:

– Faça coleta com as mãos bem protegidas com luvas ou sacos plásticos;

– Coloque o molusco em um balde contendo uma das misturas a seguir: – 1litro de água sanitária para 3 litros de água ou; – 1 quilo de cal ou sal grosso juntamente com 6 litros de água.

– Deixe os caramujos imersos por um período de 24h para garantir sua morte;

– Quebre as conchas para evitar criadouro do mosquito da dengue Aedes aegypti;

– Descarte no lixo comum.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia