Mais de 2 mil fazendeiros de todas as regiões da Bahia se reuniram ontem na Assembleia Legislativa para pressionar o governo do estado a garantir a segurança no campo e tranquilidade para quem produz alimentos e gera emprego e renda na Bahia. Para atingir esse objetivo, eles manifestaram apoio à CPI que pretende investigar a origem do financiamento das invasões do MST a terras produtivas, que vêm ocorrendo em todo o estado.
A CPI teve a adesão de 30 deputados, nove a mais que o exigido para poder ser instalada, incluindo parlamentares da base governista e o próprio presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD). Uma das lideranças da oposição, Sandro Régis (União Brasil) afirmou aos fazendeiros que nunca houve um movimento tão forte pelo fim das invasões de terras no estado.
As tensões no campo têm crescido em todo o país desde o início do terceiro governo Lula. O número de invasões nos três primeiros meses deste ano, o primeiro da atual gestão, é maior que o total registrado em 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro.
O governo Jerônimo Rodrigues (PT) deve, enfim, encaminhar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o projeto de lei com a regulamentação da Polícia Penal no estado. Esse era um pleito antigo dos agentes penitenciários baianos e deve ser atendido em até 15 dias pela gestão petista.
A criação da Polícia Penal foi aprovada pelo Congresso Nacional há mais de três anos, através da Emenda Constitucional nº 104/2019. Entretanto, a Bahia segue como o único estado que ainda não regulamentou a mudança.
A declaração de Rui foi bastante criticada na época pelo presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, que ligou a não regulamentação da Polícia Penal ao crescimento da violência no estado.
“O governador está totalmente equivocado, porque a Bahia de Rui Costa está indo na contramão dos outros estados brasileiros, sendo o único que não criou a Polícia Penal. E, talvez por isso, a Bahia continua liderando os índices de violência. Todos sabem que o crime organizado tem o cordão umbilical ligado ao sistema prisional”, contestou Reivon.
O número de pessoas desabrigadas e desalojadas no sul da Bahia passou para 8.081 e 65, respectivamente. O último boletim da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), atualizado na tarde de terça-feira (25) indica que, além das pessoas que tiveram que deixar as suas casas, outras 9.348 foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem a região. Neste momento, cinco cidades estão em situação de emergência decretado pelo órgão.
Os dados anteriores da Sudec apontavam, até segunda-feira (24), 16 pessoas desabrigadas e 5.096 desalojadas – um aumento de 75% e 37%, nesta ordem, em 24 horas. Entre as pessoas atingidas pelas precipitações de outras maneiras, o crescimento foi de 95% (eram 402, no levantamento prévio). No período, uma cidade a mais foi inserida no decreto de Situação de Emergência (SE): Itapebi.
Ontem terça-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua atuando no atendimento a população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália. A ação foi iniciada segunda (24), com a distribuição de cestas básicas, água potável e colchões feita pelas guarnições. Além disso, os bombeiros permanecem atentos a qualquer situação de emergência.
Tentar dissociar a tecnologia do ser humano é uma missão um tanto quanto complicada hoje em dia. Há especialistas que dizem que já somos seres biônicos e que o celular virou uma extensão dos nossos braços – se não está na mão, está sempre em um lugar de fácil alcance.
A evolução tecnológica experienciada nos últimos anos resultou em um mundo conectado como nunca antes, com distâncias “encurtadas” e um acesso à informação muito maior. No entanto, especialistas também apontam um lado “negativo” do desenvolvimento tecnológico.
Para eles, no Vale do Silício, coração da revolução digital, existem extremos opostos: polos de desenvolvimento massivo de tecnologia e uma população cada vez mais “desconectada” da vida real.
Por lá, já são vários os ex-funcionários das “Big Techs” que decidiram expor o que veem como “falta de regulamentação” e “falta de controle” de uma indústria “que é projetada, dia a dia, para dominar a atenção e gerar vícios”.
Em entrevista à CNN, Tristan Harris, co-fundador e diretor do Center For Humane Technology (ou Centro para uma Tecnologia mais Humana, em tradução livre) e ex- designer de Ética do Google, explica que há milhares de engeheiros das Big Techs que vão trabalhar todos os dias com um único objetivo: tentar entender como prender a atenção de uma pessoa e fazer com que ela sempre volte.
Ele contou, também, que as maiores e mais efetivas estratégias têm um único alvo muito vulnerável – a psicologia humana. “A compulsividade é projetada. Há engenheiros cujo único trabalho é entender como tomar a maior parte da atenção de alguém e fazer com que ela volte no dia seguinte”.
“Dois bilhões de pessoas usam o Facebook todos os dias. Mais de um bilhão usa o YouTube. É um perigo real, e devemos fazer com que as pessoas tenham consciência disso”, acrescentou Harris.
Tristan Harris, co-fundador do Center for Humane Technology explica que as redes sociais são projetadas para viciar os seus usuários / CNN
Sintomas reais
Dados recentes apontam que as taxas de solidão dobraram em anos recentes nos Estados Unidos, e experimentos simples conseguem indicar sintomas similares aos da abstinência quando se está longe do celular – estress, suor, entre outros.
Especialistas no estudo do cérebro humano explicam o vício em telas como “ciclos de recompensas frequentes e rápidos”, com potencial para alterar a forma como interagimos com os outros e com o ambiente.
“O cérebro interpreta toda e qualquer mensagem, curtida e comentário como uma recompensa. A dopamina surge no centro de prazer do cérebro e muda a forma como a mente trabalha”, explica o neurologista Adam Gazzaley.
“É como se fosse um looping infinito, e é muito difícil resistir. A linha da distração para o vício é muito tênue”, acrescentou.
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que estabelece o sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no estado, proibindo que pessoas transgênero se inscrevessem para participação. Segundo o parlamentar, o pilar mais importante do esporte é o genético.
Transgênero é a pessoa que tem identidade de gênero ou expressão de gênero diferente de seu sexo biológico. A proposta do deputado bolsonarista restringe a participação dos transgêneros nas equipes que correspondam ao seu sexo biológico. A federação, entidade ou clube de desporto que descumprir a medida sofreria sanções, conforme o disposto no projeto de lei.
Ao justificar a medida, o deputado afirmou que o projeto apresentado por ele não discrimina quem fez a transição de gênero ou pessoas que têm identidade de gênero ou expressão de gênero diferente de seu sexo biológico. Porém, argumentou ele, “não tem como uma mulher competir com um corpo masculino, mesmo se a aparência estiver feminina”. Para Leandro, as mulheres estão perdendo espaço no esporte para homens biológicos, sob a égide de uma suposta inclusão e falsa proteção às mulheres.
“As atletas mulheres precisam realizar testes constantes de doping para provar que, em momento algum, estão construindo os seus corpos com testosterona. Isso está sendo abandonado para ‘incluir’ exceções e modificar toda uma política justa de doping para o esporte limpo”, avaliou o bolsonarista.
Leandro de Jesus lembrou que a regra, criada em 2015 pelo Comitê Olímpico Internacional, permite que mulheres transgêneros compitam com equipes femininas, desde que controlem a quantidade de hormônio masculino no organismo.
“Ocorre que essa política está desestimulando meninas a entrar no esporte, porquanto é impossível competir em condições de igualdade com homens biológicos”, concluiu.
Um grave acidente automobilístico foi registrado na tarde desta terça (25) na BA entre os municípios de Conquista e Anagé.
O condutor identificado como sendo Caio, perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou. Ele ficou gravemente ferido, sendo socorrido por uma equipe do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital de Base.
O veículo com placa do estado de São Paulo ficou completamente destruído e já foi rebocado.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e registrou a ocorrência e solicitou o reboque do veículo.
A Capital Baiana da Pecuária e a Região se apresentam neste quarta (26), a previsão do tempo segue assim:
Itapetinga com temperatura mínima de 19º e máxima de 30º e 10mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Itororó com temperatura mínima de 22º e máxima de 29º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Maiquinique com temperatura mínima de 19º e máxima de 33º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Macarani com temperatura mínima de 22º e máxima de 35º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Itarantim com temperatura mínima de 20º e máxima de 28º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Potiraguá com temperatura mínima de 20º e máxima de 33º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
Caatiba com temperatura mínima de 23º e máxima de 34º e 02mm de chuva.
Sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade
O resultado final do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil foi publicado na edição desta terça-feira (25) no Diário Oficial do Estado(DOE). O concurso abriu 166 para perito criminal, 103 para médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico.
O resultado final pode ser conferido no portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br) e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), por meio do endereço www.idecan.org.br.
Após a homologação, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a participar do Curso de Formação de Policiais Civis. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e o interesse da administração pública.
PROVAS
Em dezembro de 2022, mais de 9 mil candidatos fizeram as provas para concorrer a uma das vagas. O exame foi composto por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.
Um aliado do presidente russo Vladimir Putin disse nesta terça-feira (25) que o mundo provavelmente está à beira de uma nova guerra mundial e que os riscos de um confronto nuclear estão aumentando.
“O mundo está doente e muito provavelmente está à beira de uma nova guerra mundial”, disse Dmitry Medvedev, vice-presidente do poderoso Conselho de Segurança de Putin, em uma conferência em Moscou.
Ele disse que essa nova guerra mundial não era inevitável, mas que os riscos de um confronto nuclear estavam crescendo e eram mais graves do que as preocupações com as mudanças climáticas.
Putin diz que o mundo enfrenta a década mais perigosa desde a Segunda Guerra Mundial. Ele apresenta a guerra na Ucrânia como uma batalha existencial contra um Ocidente agressivo e arrogante, e disse que a Rússia usará todos os meios disponíveis para se proteger contra qualquer agressor.
“Como foi o caso na Guerra Fria, atingimos o limite perigoso, possivelmente ainda mais perigoso”, disse ele. “A situação se agrava com a perda de confiança no multilateralismo.”
Os Estados Unidos e seus aliados condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia como uma apropriação imperial de terras. A Ucrânia prometeu lutar até que todas as tropas russas se retirem de seu território e disse que a retórica russa sobre a guerra nuclear tem a intenção de intimidar o Ocidente para que ele reduza a ajuda militar.
Alessandra dos Santos Silva, de 35 anos, busca respostas após um procedimento de retirada de um mioma no útero terminar na amputação de seu braço esquerdo. Em agosto de 2022, a passista da Grande Rio buscou atendimento após sofrer com dores e sangramentos. O diagnóstico apontou o mioma, que precisaria ser retirado em uma cirurgia.
O procedimento ocorreu em 3 de fevereiro, no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti (RJ). No dia seguinte, a família de Alessandra foi informada que seria necessário retirar o útero por completo.
A paciente e os acompanhantes perceberam que seus dedos estavam começando a escurecer. Em 6 de fevereiro, a necrose já havia se espalhado quando Alessandra foi transferida para o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (lecac). A família foi informada que ela corria risco de vida caso o braço não fosse amputado, e a cirurgia foi autorizada.
Alessandra teve alta em 15 de fevereiro, mas voltou ao hospital dias depois com complicações nos rins e no fígado. Após ser recusada em diversos hospitais, ela conseguiu internação e ficou em tratamento até o começo de abril.
Alessandra, que se sustenta com o trabalho de trancista, não sabe como poderá seguir com a carreira. “Eu quero que os responsáveis paguem, que o hospital se responsabilize, porque eles conseguiram acabar com a minha vida”, disse em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo. O caso é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.