sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

:: dez/2022

AL-BA APROVA AUMENTA DE 44% NO SALÁRIO DO GOVERNADOR NA BAHIA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta terça-feira (13/12) aumento salarial para o governador da Bahia. Jerônimo Rodrigues, eleito para governar a Bahia a partir de primeiro de janeiro de 2023, receberá salário de R$ 34,9 mil.

Hoje o salário do governador Rui Costa é de R$ 23,5 mil. Os salários do vice-governador e de secretários estaduais vão ser fixados pelo Executivo estadual. Hoje o valor é R$ 20 mil.

TEREMOS MAIS ARCO-ÍRIS NO FUTURO. POR QUE ISSO É UM BOM SINAL?

Certa manhã, alguns anos atrás, em casa no Vale Mānoa, em Oahu (Havaí, EUA), a cientista Kimberly Carlson olhou pela janela e viu um arco-íris tão nítido e vibrante que ficou sem palavras. Mas tal cena não é uma surpresa, pois o Havaí é, provavelmente, o melhor lugar do mundo para ver arco-íris. Mānoa possui as condições ideais para arco-íris magníficos: pancadas de chuva frequentes e sol.

Mas Carlson, agora professora de ciências ambientais na Universidade de Nova York, percebeu que não tinha a resposta a uma pergunta simples: as mudanças climáticas afetariam os lindos arco-íris do Havaí – e do resto do mundo? Ela fez a pergunta a outros cientistas climáticos e os intrigou de tal forma que convocaram uma turma de alunos para investigar. As descobertas foram publicadas em novembro.

“As mudanças climáticas afetam os arco-íris – agora sabemos que isso é fato”, diz Carlson, principal autora do artigo. O estudo utilizou modelos de computador para simular condições futuras propícias à formação de arco-íris. À medida que os principais padrões climáticos se transformam devido às mudanças climáticas, diversas partes do mundo, especialmente lugares mais próximos dos polos, como o Alasca ou a Sibéria, terão mais chuvas. Isso possivelmente acrescentará, até o fim do século, mais dias repletos de arco-íris.

“Mas também há um outro lado”, ela adverte. Prevê-se que o Mediterrâneo, o sul da África e até mesmo partes da América do Sul tropical fiquem mais secos no futuro e possam perder, até 2100, boa parte dos dias nos quais ocorrem arco-íris.

E embora avistar arco-íris possa criar momentos de alegria como o vivenciado por Carlson, em Mānoa, céus mais coloridos são, na verdade, um sinal de grandes problemas em todo o mundo.

Condições para o surgimento de arco-íris
“Os arco-íris são como ervas daninhas. Eles aparecem onde podem, pequenos ou grandes, brilhantes ou bem fraquinhos”, diz Raymond Lee Jr., especialista em óptica e meteorologia da Academia Naval dos Estados Unidos, em Annapolis, estado de Maryland. Isso ocorre porque as condições básicas necessárias para sua formação são comuns e regidas por uma física relativamente direta.

Lee comenta que “o principal fator para avistar qualquer segmento do arco-íris natural é a combinação de sol e chuva”.

Primeiro, é preciso ter gotas de chuva — quanto maiores, melhor, de acordo com Lee. As gotas menores refletem e refratam a luz solar de forma que as ondas de luz resultantes interferem umas nas outras, diminuindo o brilho dos arcos.

Depois, é necessário haver luz solar direta atravessando a atmosfera a um ângulo inferior a 42 graus a partir do olho do observador, o que ocorre pela manhã ou à tarde, na maior parte do mundo. Por fim, deve haver uma chuva fraca e o céu não pode estar carregado de nuvens.

Carlson e seus colegas descobriram que era possível procurar essas condições exatas em modelos climáticos, por mais efêmeros que fossem, e compará-los com observações reais de arco-íris para confirmar se os modelos estavam prevendo o surgimento de arco-íris com precisão.

Eles vasculharam o Flickr, um site de compartilhamento de fotos, em busca de imagens marcadas como “arco-íris”, em qualquer lugar do mundo, durante um período de 10 anos. Em seguida, compararam as fotos com os lugares que, de acordo com os modelos climáticos, teriam as condições certas para a formação de arco-íris: a quantidade ideal de chuva, sem a presença de nuvens suspensas, nas horas certas do dia e na época certa do ano. Os modelos, em sua maioria, corresponderam às observações, o que significa que poderiam ser utilizados para prever a ocorrência de arco-íris no futuro.

 

:: LEIA MAIS »

AMIGO DE CASAL DE MORTO DIZ QUE CRIME FOI POR “INVEJA”

Um amigo do casal de rifeiros assassinado em Barra do Jacuípe, município de Camaçari, afirmou acreditar que o crime tenha sido motivado por “inveja”.

Num vídeo publicado no Instagram, Jean Helio se disse triste com a morte de Rodrigo da Silva Santos, de 33 anos, e Hynara Santa Rosa da Silva, 39, e afirmou que as mídias estão destruindo a imagem dos dois.

“Uma família foi destruída por causa de inveja”, disse sem citar nomes.

Na sequência, Jean questiona a colegas que também vendem rifas o motivo pelo qual se calaram acerca do caso, sobretudo diante de comentários negativos em diversas publicações.

De acordo com o amigo das vítimas, por causa da ampla repercussão, muitos se aproveitaram para ganhar‘engajamento nas redes sociais.

Rodrigo e Hynara foram mortos a tiros a tiros no domingo (11) e enterrados na segunda-feira (12).

A Delegacia de Monte Gordo e o DHPP investigam o caso.

Veja o vídeo:

 

ITAPETINGA: SEPULTAMENTO DE DONA ERNESTINA DE JESUS SERÁ ÀS 10H DESTA QUARTA (14)

O corpo da querida Dona Ernestina, está sendo velado na Av. Flamengo nº 60 em frente a Praça João Felix Neto no bairro Otávio Camões.

De onde sairá o cortejo fúnebre por volta das 10h desta quarta (14), em direção ao Cemitério Parque da Eternidade na Nova Itapetinga.

Dona Ernestina que era muito conhecida e querida no bairro Otávio Camões, deixa uma legado muito bonito. Uma matriarca que amou todos os filhos sempre de maneira especial, e que sempre os tiveram ao seu lado retribuindo todo amor e carinho que receberam durante a estada dela entre nós.

“Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Descanse em Paz, Dona Ernestina!

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE AOS 51 ANOS NILCÉLIA SOUZA SANTOS SERVIDORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Faleceu no fim da tarde desta terça (13), por volta das 17h no Hospital de Base em Vitória da Conquista, aos 51 anos, Nilcélia Souza Santos.

Nilcélia vinha enfrentando problemas de saúde, foi internada na UTI do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira onde passou 22 dias. Como precisava de UTI com Oncologista, ele foi transferida e passou mais 31 dias lutando pela vida. Infelizmente ela acabou não resistindo e veio a óbito.

Ela era servidora pública municipal, lotada na Secretaria de Educação, onde era muito querida por todos.

Nilcélia deixa 2 filhos menores de idade: Rafael e Guilherme. Deixa também os Irmãos: Nilton Razec e Danilo ex-funcionário da Azaléia.

O corpo será velado no Cerimonial Pax Perfeição.

“Disse-lhe Jesus: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Descanse em Paz, Célia!

RECÉM-NASCIDO É ABANDONADO EM MATAGAL. A MÃE FOI PRESA EM FLAGRANTE

Um recém-nascido foi encontrado nesta segunda-feira (12), em um saco plástico, com a placenta e o cordão umbilical, no município de Milagres. Segundo o g1, a mãe da criança foi presa em flagrante na madrugada desta terça-feira (13) e alegou diversas justificativas para o abandono.

De acordo com Thiago Costa, delegado da região, a mulher, de 26 anos, foi localizada após a polícia conseguir encontrar o cunhado da acusada, mototaxista que também ajudou na fuga para outro município. “A gente conseguiu localizá-la durante a madrugada. Ela empreendeu fuga para a cidade de Nova Itarana, que fica a poucos quilômetros de Milagres, e a gente contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal”, disse o delegado.

O bebê, de sexo masculino, foi encontrado por uma pessoa que passava no local e escutaram o choro. “Ele ouviu o choro forte no matagal, chamou outros moradores e levou a criança para o hospital com vida”, disse. O delegado também afirma que a criança estava suja de fezes e tinha queimaduras no corpo devido à exposição ao sol.

Segundo a mulher, ela não sabia que estava grávida até o momento que sentiu fortes dores.”Ela disse primeiro que fez isso porque não tinha condições financeiras e estruturais de cuidar do filho. Mas depois disse que estava com muito medo do pai, que não sabia que ela estava grávida e que não ia aceitar. Ela também está negando que sabia que estava grávida. Essa parte eu não acredito, mas ela disse que só foi saber no dia, que sentiu fortes dores e percebeu o sangramento em casa”, informou.

:: LEIA MAIS »

RIFEIRA QUE FOI MORTA COM O COMPANHEIRO, JÁ FOI CONDENADA POR ESTELIONATO

Hynara Santa Rosa da Silva, vendedora de rifas morta a tiros com o companheiro, Rodrigo da Silva Santos, em Barra do Jacuípe, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi condenada a oito meses de reclusão e sete dias-multa por estelionato, em dezembro de 2019. As informações são do g1.

A mulher foi presa no dia 19 de janeiro de 2016 após utilizar documento falso para realizar um saque em uma agência bancária no bairro da Pituba, em Salvador. Segundo a sentença a qual o g1 teve acesso, a rifeira sacou R$ 4.500 da conta da vítima, que era cliente do banco, depois de desbloquear um cartão magnético da conta corrente.

Depois de realizar o saque, Hynara se encontrou com um comparsa, que a esperava do lado de fora da agência. O homem não foi identificado. Na ocasião, a vendedora de rifas informou a uma funcionária do banco que voltaria para realizar uma transferência, via TED, no valor de R$ 25 mil, a partir da conta da vítima.

Com a ação suspeita, o sistema de segurança do banco acionou a vítima por meio de uma mensagem SMS. A mulher esteve no local, e a fraude foi constatada.

A Polícia Militar fez a prisão em flagrante de Hynara quando ela retornou à agência bancária para fazer a transferência. Na delegacia, a rifeira confessou o crime. O cartão magnético e o documento de identificação falsificado foram apreendidos na ocasião. O valor da vítima não foi recuperado.

As informações publicadas pelo g1 foram confirmadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

:: LEIA MAIS »

NAS ÚLTIMAS 120 HORAS A BAHIA REGISTROU 7.693 CASOS DE COVID-19 E 20 MORTES PELA DOENÇA

A Bahia registrou, nas últimas 120 horas (5 dias), 7.693 casos de Covid-19 e 20 mortes pela doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na segunda-feira (12). Além disso, 8.627 casos estão ativos.
O último boletim foi publicado pelo órgão na quarta-feira (7), devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Nos dados atualizados nesta segunda, dos 1.740.405 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.700.840 são considerados recuperados e 30.938 morreram. A Sesab alerta que estes dados ainda podem sofrer alterações.

Os dados mostram ainda os índices da ocupação de leitos exclusivos para pacientes com a doença. No estado, a taxa geral de ocupação é de 71%, e em Salvador de 81%.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira contabiliza ainda 2.064.271 casos descartados e 367.255 em investigação. Na Bahia, 70.388 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda.

Todos os detalhes sobre o boletim epidemiológico podem ser conferidos no site da Sesab ou pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do órgão

PM PRENDE CASAL COM SUBMETRALHADORA E DINAMITE EM IBICUÍ.

Na tarde de Domingo (11/12) uma guarnição da PM no município de Ibicuí recebeu uma denúncia anônima informando o paradeiro dos envolvidos no tiroteio ocorrido no Distrito de Ibitupã (Ibicuí) na noite anterior, onde estariam escondidos em uma pousada da cidade.

Ao chegar ao local, um dos presos pulou a janela de seu quarto e saiu em fuga, sendo posteriormente capturado, e sua companheira se entregou espontaneamente.

Ao iniciar os trabalhos de abordagem, foram encontrados: 1 Metralhadora 9mm com carregador alongado municiado, 7 Bananas de Dinamite e Drogas. Após a abordagem, o casal e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Itapetinga-Ba.

DANIELLE COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E RECEBE FELICITAÇÕES DOS PAIS GUTEMBERG E ROSEMEIRE, DO IRMÃO JÚNIOR, FAMILIARES E AMIGOS

Queremos no dia que lhe pertence, lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam, e hoje nós nos lembramos de você.
Afinal você sabe conquistar o bem querer de todos que convivem com você, e aniversário é uma comemoração que não pode e nem deve passar em branco; devemos pedir a Deus toda paz, serenidade e tranquilidade, para viver cada instante com alegria e vigor.
Desejamos a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil, mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, que tenho certeza que ainda irá conseguir!
Sorria e acredite que chegará ao final de sua caminhada com a certeza do dever cumprido.
Feliz aniversário e muitas felicidades, Danielle.

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia